Zoom indica em Geladeira

Aprenda a organizar sua geladeira

Confira algumas dicas para organizar melhor o espaço da sua geladeira.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

É muito comum abrir a geladeira e se deparar com aquela enorme quantidade de comida de diferentes tipos totalmente misturada, potes empilhados e até panelas com sobras e sacolas de verduras acabam precisando dividir o espaço.

Se você se identifica com isso, certamente deve achar que não tem espaço suficiente e precisa de uma geladeira grande, não é? Mas talvez o que falta é organização.

Arrumar o refrigerador, colocando os alimentos cada um em seu compartimento específico não influencia somente na ampliação do espaço interior, como também favorece a conservação de tudo o que é guardado ali. Se os alimentos que você compra costumam estragar com facilidade, ou um odor nada agradável anda tomando conta do refrigerador, é bom ficar de olho na maneira como você está guardando os produtos.

Saiba como escolher sua próxima geladeira

Para quem vai comprar uma geladeira, observe os diversos modelos que podem variar na quantidade e no tipo de compartimentos removíveis, como gavetas, prateleiras, porta-garrafa etc. E se até hoje você não deu muita importância para esses "detalhes", saiba que além de tornar o armazenamento mais fácil, em cada um desses espaços há diferentes temperaturas. Portanto, colocar um alimento ou condimento no local errado pode comprometer sua qualidade.

Na gaveta superior da geladeira devem ser colocados alimentos perecíveis e frios, como iogurtes, queijos, manteigas e patês. Estes devem ser acomodados em potes fechados com tampa ou em papel filme. Na prateleira localizada logo abaixo da gaveta superior podem ser colocadas sobras de alimentos, devidamente armazenadas em potes bem fechados, e também queijos e frios em geral, caso o refrigerador não possua uma gaveta superior.

Nesse espaço também devem ser colocados os ovos, pois ao contrário do que muita gente sempre acreditou, os ovos não devem ser colocados na porta sob o risco de estragarem. A dica para quem comprar uma geladeira com porta-ovos é destacá-lo e colocar os ovos nas prateleiras internas. Na prateleira do meio devem ser acomodados alimentos enlatados, nunca em suas embalagens originais, que podem oxidar e contaminar o produto, mas sim em potes fechados. Nessa prateleira também podem ser armazenadas caixas ou sacos de leite e sobremesas.

Se você tem uma geladeira com prateleira removível pode facilitar ainda mais, quando uma embalagem não cabe na vertical, por exemplo. Se você não costuma manter a geladeira cheia demais, no entanto, considere a possibilidade de eliminar uma das prateleiras e obter espaço mais amplo. Na prateleira que fica logo acima da gaveta de verduras devem ser colocadas as frutas, guardadas em caixas ou vasilhas, caso sejam macias, ou dentro de sacos plásticos quando tiverem casco resistente.

Você pode armazenar os legumes e verduras na gaveta inferior da geladeira. Mantenha-os sempre em sacos plásticos com um furo para a circulação do ar. No caso de folhas, é importante lavá-las antes de guardá-las, lembrando que verduras estragam facilmente e, portanto, devem ser consumidas no período de uma semana. Existem, também, geladeiras com controle de bactérias. Além de eliminarem aquele odor desagradável do interior do refrigerador, ainda conservam com qualidade os alimentos.

Ofertas de geladeiras Frost Free

Com todos esses compartimentos e recursos fica mais fácil manter a organização em dia. Caso você também não queira trabalho quando o assunto é degelo, vale a pena investir em uma geladeira Frost Free, já que, com um refrigerador com essa tecnologia, não será preciso descongelar nunca.

Uma geladeira com dispenser conta com outro compartimento que pode ser bem útil. Além de economizar energia, já que não será preciso abrir a porta para pegar água gelada, você não vai precisar mais colocar garrafas d'água no interior da geladeira. Conclusão: vai ganhar espaço para colocar outras garrafas, como de sucos e refrigerantes, ou mesmo outros tipos de potes.

Por fim, na porta da geladeira devem ficar as garrafas e latas de refrigerante, caixas de suco, potes de molhos e temperos como ketchup, maionese e mostarda, além de geleias ou conservas, como azeitonas, palmitos etc. Lembre-se sempre de limpar a geladeira periodicamente com água e sabão neutro, principalmente naquele período entre compras do mês, deixando-a limpinha e preparada para receber novamente uma grande quantidade de alimentos.

Todas essas dicas são essenciais para você não ter complicação na hora de armazenar os alimentos. Na hora da compra, verifique todos os compartimentos presentes no refrigerador e também as suas funcionalidades. Assim você garante uma boa conservação dos alimentos de toda a família e fica preparado para organizar sua geladeira.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira