Pessoa usando luva amarela limpando uma geladeira branca com flanela verde

Como tirar ferrugem da geladeira?

Descubra como tirar ferrugem de geladeira e confira dicas de como reformar seu eletro

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você mora em um lugar com alta umidade do ar, é normal surgir aquela dúvida: como tirar ferrugem de geladeira? Com o tempo e o uso, os eletrodomésticos vão se deteriorando e a cozinha perde aquela “cara de nova”. Mas nós vamos te ajudar a lidar com isso! Aqui, você verá dicas de como tirar ferrugem de geladeira e ainda encontrará algumas soluções alternativas para o problema. Por exemplo, vamos ensinar como envelopar geladeira e dar um toque colorido à sua cozinha. Também vamos responder se aço inox enferruja para você decidir se vale a pena trocar seu eletro por um desse material. Então, pega a caneta e o papel e vem conferir como tirar ferrugem de geladeira!

Veja também como descongelar geladeira rapidamente!

Geladeira inverse verde claro no meio de uma cozinha de tons claros; mesa de jantar à esquerda e cachorro à direita do eletro.
Descubra como você pode deixar a sua geladeira com cara de nova depois da ferrugem! (Foto: Shutterstock)

Como tirar ferrugem da geladeira

Para eliminar a ferrugem superficial de imediato, o ideal é esfregar as áreas afetadas da geladeira com uma lixa fina. Se o aparelho não estiver muito comprometido, isso será suficiente. Caso exista uma quantidade maior de ferrugem, passe uma escova de arame (manual ou elétrica) pela superfície enferrujada para retirar todas as crostas soltas.

Depois disso, é necessário aplicar um neutralizador de ferrugem como base para pintar geladeira. Esse líquido vai transformar os resíduos enferrujados numa camada negra. Assim, você pode passar uma demão de tinta para ferrugem como "sub-capa" e o acabamento que você preferir.

Agora, se a sua geladeira enferrujou em uma parte em que a superfície metálica já está pintada, é preciso retirar totalmente a tinta antes de remover a ferrugem. Se você deixar alguma ferrugem escondida por baixo da tinta, ela vai se alastrar e a pintura vai craquelar com rapidez.

Com isso, você já sabe como tirar ferrugem de geladeira. Mas, em alguns casos, você vai precisar um pouco mais que isso para deixar sua cozinha como se fosse nova. Entenda, abaixo, o que você pode fazer para reformar seu eletrodoméstico.

Precisa de uma geladeira duplex Frost Free barata? Conheça esses 5 modelos!

Como reformar uma geladeira enferrujada

Depois de se livrar da ferrugem, é bem provável que você precise colocar em prática algum truque para reformar geladeira. Por isso, vamos te mostrar dois passo a passo possíveis: o de envelopar e o de pintar o aparelho.

Geladeira duplex amarela à extrema direita da imagem ao lado de uma bancada de cozinha com armários brancos, pia e cooktop
Envelopar ou pintar a geladeira são opções de ter um aparelho colorido em casa (Foto: Shutterstock)

Veja como envelopar a geladeira pode te ajudar

Envelopar geladeira pode dar uma cara nova para o seu eletrodoméstico e para a cozinha. Essa é a solução, inclusive, para quem quer ter uma geladeira colorida, que nenhuma marca fabrica tradicionalmente.

A técnica de envelopamento é muito mais simples do que parece. Basta você ter um adesivo para envelopar, como o Contact, e alguns acessórios, como tesoura, estilete, fita métrica, esponja e um pano seco. Confira, a seguir, o passo a passo e entenda como envelopar a geladeira:

  • Passo 1: antes de tudo, tire as medidas da sua geladeira para que não falte adesivo na hora da aplicação. Você pode comprar o adesivo em rolo ou já com as medidas exatas;
  • Passo 2: antes de começar a aplicação, é necessário limpar o aparelho. Use um pano macio com detergente para retirar sujeira, poeira e gordura da superfície. Finalize com um pano seco para que a geladeira não esteja úmida na instalação
  • Passo 3: se houver necessidade, corte o adesivo nas medidas da geladeira com uma tesoura ou estilete;
  • Passo 4: na hora de aplicar, o ideal é fazer aos poucos, de cima para baixo. Retire a proteção de uma área pequena do adesivo e, com ajuda de uma espátula, deixe a aplicação bem lisinha, sem bolhas de ar. Nesse momento, o ideal é não ter pressa;
  • Passo 5: depois, é só repetir o passo a passo em todas as partes da geladeira e fazer o acabamento de pegadores e painéis com a ajuda de um estilete.

Para quem precisa de dicas de organização na cozinha, veja os alimentos que você não deve guardar na geladeira!

Pintar a geladeira é outra alternativa

Se você preferir, pintar a geladeira também é uma opção fácil e prática de reformar o eletro. Mas, como mencionamos, antes de passar a tinta, é importante ver direitinho como tirar ferrugem da geladeira. Assim, ela não se espalha novamente pelo aparelho. Confira o passo a passo abaixo:

  • Passo 1: antes de tudo, retire toda a ferrugem solta do seu eletrodoméstico;
  • Passo 2: aplique o neutralizador de ferrugem e espere secar;
  • Passo 3: na hora de aplicar a tinta esmalte da cor de sua preferência, comece pelas laterais e não faça uma camada muito grossa. Além disso, siga um único sentido durante a pintura para não deixar marcas;
  • Passo 4: depois de finalizar todos os lados e o topo, espere secar e, então, aplique uma nova camada de tinta na geladeira para finalizar.

Você também pode pintar geladeira enferrujada com spray. O método é mais prático, mas pede mais cuidados para não sujar ou manchar outros ambientes da casa. Nesse caso, também é necessário usar máscara e óculos de proteção.

Precisa de uma geladeira Frost Free pequena? Confira alguns modelos!

Como evitar a ferrugem na geladeira

Melhor do que ter que descobrir como tirar ferrugem de geladeira, é evitar que o aparelho enferruje. Para isso, temos que entender o que causa o problema. Entre os fatores mais comuns estão: gordura, umidade, arranhões que tenham tirado a tinta e maresia. Portanto, faça a limpeza do seu eletro com frequência e evite deixar os pés do aparelho molhados após lavar o ambiente.

Saiba como limpar a geladeira para evitar a ferrugem

Se a sua geladeira fica em algum lugar em que pode enferrujar com maior facilidade, o ideal é limpar o eletrodoméstico com álcool puro sempre que possível.

Caso haja necessidade, pinte o lugar que pode enferrujar com uma tinta especial para metal e, depois, passe uma demão de tinta de esmalte. A tinta protege o metal do contato com o ar e a água, substâncias que fazem a geladeira enferrujar.

Aço inox enferruja? Compre uma geladeira de inox e evite preocupações

Em busca de uma solução para este problema, muita gente se pergunta se aço inox enferruja. E a resposta é não! Os eletros feitos com este material são protegidos por um revestimento que evita a formação de ferrugem. Ou seja, se você mora em um local que tenha mais probabilidade de dar ferrugem, vale a pena considerar comprar uma geladeira inox.

Confira aqui alguns modelos para você começar sua pesquisa:

E, claro, é bom manter sua geladeira inox sempre limpa. Por isso, veja este tutorial para aprender como limpar geladeira de inox!

Procurando uma geladeira nova? Confira os melhores modelos de geladeira de 1 porta! Também temos lista com os melhores modelos de geladeira 2 portas!