Zoom indica em Geladeira

Para utilizar melhor seu freezer

Dicas para você organizar seus alimentos no freezer e não ter complicação na hora de preparar as receitas.

por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Dicas para congelar alimentos no freezerOs famosos alimentos "quebra-galho" podem ser ótimos em uma emergência, mas quando falamos em refeições congeladas, nossa intenção é dar dicas bem práticas para que você congele a própria comida e, assim, passe menos tempo cozinhando durante a semana.

Outra vantagem de congelar suas refeições em um freezer, compartimento também presente nas geladeiras duplex, é a possibilidade de escolher o dia em que você tem mais tempo disponível – e vontade de preparar a comida.

 

Veja como congelar as refeições e deixar sua geladeira organizada

- Antes de encher o freezer com potinhos de refeições recém-preparadas, faça uma limpeza geral para evitar a proliferação de bactérias. Depois disso, preste a atenção no tipo de embalagem indicada para cada alimento.

- Vale lembrar que nessas horas o tamanho do freezer da geladeira influencia muito no preparo das porções. O ideal é que ele tenha capacidade para atender a você e sua família sem ficar abarrotado.

- Para quem precisa de uma geladeira e de um freezer com bom espaço, uma geladeira Side by Side pode ser a solução. Esse modelo de refrigerador é indicado para quem precisa armazenar uma boa quantidade de congelados.

- No caso de carnes vermelhas, cubra-as com papel filme ou acomode-as em potes plásticos bem fechados. É importante que cada embalagem contenha a porção específica para um dia de refeição, pois, dessa forma, você evita descongelar um mesmo prato várias vezes até acabar.

Geladeira Duplex, Side by Side ou Freezer?

- Se você preparou bifes, embale-os separadamente para que depois consiga separá-los com mais facilidade. As carnes brancas também podem ser congeladas da mesma forma, lembrando que mesmo que você possua a função de descongelar no micro-ondas, a comida fica mais saborosa se você deixar fora do freezer algumas horas antes de aquecer.

- Uma dica valiosa para carnes: não passe a comida congelada diretamente do freezer para a pia, o melhor é deixar na geladeira por cerca de um dia antes de expor às temperaturas mais altas.

- No caso de legumes, é necessário seguir o processo de branqueamento antes de levá-los para o freezer. Primeiramente, cozinhe-os no vapor e em seguida mergulhe-os em uma vasilha com água gelada, para interromper o cozimento. Depois de escorrer totalmente a água do recipiente, embale o legume em um saco plástico bem fechado e leve ao congelador.

- Para congelar massas, você deve cozinhá-las al dente, para que não fique mole quando você reaquecê-la com o molho. Em seguida, deve-se congelar apenas uma parte do molho separadamente.

- Alimentos como pepino, rabanete, tomate, batatas, queijos, iogurtes e folhas como agrião e alface não devem ser congelados. A dica, nesses casos, é preparar pequenas porções e conservar em potinhos na geladeira. Assim você vai consumindo durante a semana.

Com todas essas dicas, fica mais fácil manter a organização do seu freezer e também conservar seus alimentos com qualidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em geladeira