Qual a diferença entre freezer e congelador?

Saiba o que diferencia um compartimento de congelar alimentos do outro

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Se perguntar qual a diferença entre congelador e freezer é comum para quem está montando uma cozinha do zero ou reformando a de casa. A pergunta pode parecer simples, mas a capacidade, as temperaturas alcançadas e a forma como cada um desses elementos é encontrada influenciam na decisão entre um ou outro. Por isso hoje nós vamos explicar exatamente o que diferencia o freezer do congelador - assim, você vai conseguir escolher da melhor maneira. Dá uma olhada!

Quer montar uma cozinha sem gastar muito? Veja essas opções de utensílios com bom custo-benefício!

Pessoa colocando potes e alimentos dentro de um freezer
As geladeiras Frost Free costumam ter freezers ao invés de congeladores (Foto: Shutterstock)

O freezer pode ser acoplado, vertical ou horizontal

Freezer vertical branco com a tampa aberta num fundo branco
O Consul CHB53EB é um exemplo de freezer horizontal. (Imagem: Divulgação/Consul)

Na hora de identificar um freezer, uma de suas características mais determinantes é que ele só existe em um compartimento individual e separado do refrigerador. Isso significa que é possível comprar o freezer sozinho, em modelos verticais ou horizontais, ou em geladeiras de mais de uma porta. Nesse caso, ele fica acoplado ao refrigerador, mas os dois são unidades independentes.

As versões de freezers presentes numa geladeira são recomendadas para o uso doméstico e têm capacidade variável de acordo com o tamanho do eletro. Elas comportam quantidades menores de alimentos e a sua necessidade de uso deve ser levada em consideração na hora de escolher o tamanho do aparelho. Enquanto isso, diferentes modelos de freezer vertical e freezer horizontal atendem a demandas maiores, como as de quem tem diferentes tipos de comércios. Eles também são uma boa opção para quem tem a casa movimentada e costuma receber amigos e a família com frequência.

Outra diferença grande entre o freezer e o congelador é que eles têm capacidades de refrigeração bem diferentes. Na prática, isso causa um impacto relevante na hora de conservar alimentos de forma saudável e sem desperdícios. O freezer atinge, em média, temperaturas que vão até -20ºC, garantindo a conservação de diferentes tipos de alimentos com eficiência e por muito mais tempo.

Veja diferentes modelos de freezer:

O congelador está presente em geladeiras de uma porta

Geladeira aberta e cheia, com destaque para a porta do congelador, também aberta, e a gaveta logo abaixo dele
A geladeira Electrolux RE31 possui congelador na parte interna. (Imagem: Divulgação/Electrolux)

Assim como é fácil identificar o freezer, o congelador também é reconhecido sem esforço. Ele está presente em geladeiras de uma porta só e fica por dentro dela, junto do refrigerador. Em alguns casos, essas geladeira também têm uma gaveta logo abaixo do congelador para comportar a água durante o degelo.

A temperatura máxima atingida também é bem diferente da do freezer: nesse caso, a média é de -6ºC. Isso impede a conservação eficiente de alguns alimentos por muito tempo, por isso, o congelador deve receber alimentos que serão consumidos em breve e não é recomendado para quem os estoca em quantidades maiores. Além disso, as geladeiras de uma porta também costumam ter capacidade baixa e os congeladores, consequentemente, são pequenos.

Precisa de uma geladeira pequena? Confira essa lista com modelos Frost Free!

Conheça modelos de geladeira com congelador:

Para ficar mais fácil entender as diferenças e indicações de cada um, organizamos as características do congelador e do freezer:

FreezerCongelador
Temperatura máxima (em média):-20ºC-6ºC
Ideal para:Conservação de alimentos por longos períodosConservação de alimentos por períodos curtos
Disponibilidade:Em geladeiras de duas ou mais portas, em modelos verticais ou horizontaisAcoplados a geladeiras de uma porta
Indicado para: Famílias grandes, casas movimentadas e comérciosCasas com uma ou duas pessoas

Congelador x freezer: como tomar a decisão final de compra?

Para saber o que é ideal para você e sua cozinha, basta pensar sobre o seu tipo de consumo: suas compras são apenas para utilização própria ou há comércio e clientes envolvidos? Sua família é grande? Quantas refeições são feitas por dia? É comum fazer uma grande compra por mês? Respondendo essas perguntas fica bem mais fácil descobrir de que forma é melhor armazenar seus alimentos, já que o congelador costuma ser suficiente para níveis mais baixos de consumo e o freezer é indicado para quem tem uma frequência de uso maior.

Leia também: