Notebook Positivo é bom? Descubra se vale a pena investir
Confira a análise e descubra se o notebook Positivo é bom e vale o investimento!

Quando se fala em notebooks no Brasil, a marca Positivo é uma das primeiras que vêm à mente. Fundada em 1989, a Positivo Tecnologia tornou-se conhecida principalmente por oferecer computadores básicos a preços mais acessíveis. Mas a dúvida de muitos é: afinal, notebook Positivo é bom?
Vamos analisar e te dizer se vale a pena investir em um modelo da marca, se ela vale o custo-benefício e qual sua recepção em suporte técnico e experiência do usuário. Confira!
- Quer ver mais opções de notebook? Então confira os melhores notebooks e os melhores notebooks gamer de 2025, com opções para diversos tipos de usuário!
Pontos fortes dos notebooks Positivo
Os notebooks da Positivo são modelos básicos, para uso no trabalho ou no estudo, pensado para quem precisa de um aparelho para usar diariamente, mas não pode investir tanto dinheiro na compra.
Veja abaixo os pontos fortes e fracos desses notebooks custo-benefício da Positivo!
1. Preço acessível
O maior atrativo dos notebooks da Positivo é o preço. Seus notebooks são modelos econômicos, que geralmente custam bem menos que concorrentes de marcas como Dell, Lenovo ou Samsung, sendo uma ótima opção para quem precisa de um computador básico sem gastar muito.
2. Opções para o uso diário
Se a sua necessidade é navegar na internet, fazer trabalhos acadêmicos, usar editores de texto e planilhas ou assistir a vídeos, muitos modelos da Positivo atendem bem. A marca tem linhas que têm como objetivo serem notebooks para trabalho ou notebooks para estudantes.
3. Variedade de modelos
A Positivo oferece diversas linhas (como Motion e Duo), com configurações variadas, variando entre notebooks tradicionais, modelos conversíveis (2 em 1) e até opções para quem precisa de mais portabilidade.
O Positivo Vision R15 R516512A-15 é um dos melhores modelos da marca, com placa de vídeo AMD Ryzen 5 5500U, 16GB de armazenamento SSD, com muito espaço e incremento de velocidade, e 16GB de memória RAM, o que garante maior agilidade.
O Positivo Duo C4128B-1 é um modelo 2 em 1 da Positivo, uma prova das configurações variadas oferecidas pela marca, sendo um notebook com tela touch que pode ser usado como tablet.
Porém, ele conta com um processador bem básico e já defasado, o Intel Celeron N4020, apenas 4GB de RAM e 256GB de armazenamento eMMC, que não incrementa a velocidade do aparelho como o SSD.
- Os notebooks da Positivo são todos voltados para trabalho e estudo diários, mas há mais opções de outras marcas por aí, então confira notebooks para estudar e notebooks custo-benefício.
Pontos fracos dos notebooks Positivo
1. Desempenho limitado
Muitos modelos da Positivo vêm com processadores de entrada (como Intel Celeron, Pentium ou chips AMD mais básicos) e pouca memória RAM (geralmente 4GB), o que compromete o desempenho do Positivo em tarefas mais pesadas, como edição de vídeos, jogos ou multitarefa intensa.
2. Qualidade de construção
Embora tenha evoluído nos últimos anos, ainda é comum encontrar reclamações sobre materiais mais frágeis, telas de baixa resolução e touchpads menos precisos em alguns modelos da marca, oferecendo uma menor durabilidade.
3. Suporte técnico
O suporte da Positivo divide opiniões. Algumas pessoas relatam bom atendimento, enquanto outras enfrentam dificuldades com assistência e manutenção.
Apesar da empresa ter 99.5% das reclamações gerais no site Reclame Aqui respondidas, ainda há muitas questões não-respondidas que apontam demora no atendimento e reclamações sobre o suporte técnico.
Afinal, notebook Positivo é bom?
No geral, os notebooks da Positivo podem atender quem precisa de um aparelho com mais urgência e não pode nem precisa investir em modelos mais potentes. É uma marca indicada mais para momentos em que a grana está realmente curta e não há muito mais o que fazer.
Se você estiver com um pouco mais de dinheiro no bolso, outras marcas valem mais o custo-benefício, como Samsung e Lenovo, oferecendo modelos de notebooks para trabalho ou estudo com melhor desempenho, durabilidade e também com preço mais amigável.
Assim, o notebook Positivo é bom se você realmente não puder investir em marcas melhores, caso contrário, não vale o custo-benefício.
- Quer saber mais sobre outras marcas? Então descubra quais as melhores marcas de notebook e aproveite e dê uma olhada em notebooks bons e baratos para quem precisa economizar.
Origens e notebooks da marca Positivo

A marca Positivo foi fundada em 1989 por um grupo de empreendedores na área educacional, inicialmente sob o nome Positivo Informática, com o propósito de atender às demandas de informática de escolas parceiras, com foco na venda de computadores.
Em 2017, a empresa passou a ser a Positivo Tecnologia e se consolidou entre os brasileiros. Ela traz uma variedade de produtos tecnológicos para satisfazer as necessidades e desejos do dia a dia, ainda com os notebooks como principal objetivo, buscando tornar a tecnologia acessível.
A marca também atua como intermediária para marcas estrangeiras, sendo responsável, por exemplo, pela fabricação dos notebooks Vaio no Brasil, que são de uma marca diferente, de origem japonesa, com outro nível de qualidade e preço.
Qual notebook da Positivo é bom?
Os poucos modelos da Positivo que oferecem um processador melhor ou armazenamento SSD, por exemplo, são os melhores da marca, como o Positivo Vision R15 R516512A-15 ou o Positivo Vision R15 R516512A-15.
Quanto dura um notebook Positivo?
Não é possível dizer exatamente a durabilidade de um notebook Positivo, mas podemos apontar que há reclamações sobre uma duração menor comparado a modelos de outras marcas, o suficiente para merecer maior atenção.
Qual é a melhor marca de notebook para comprar?
As melhores marcas, conhecidas por sua qualidade, são marcas como as renomadas Samsung, Apple, Dell e Lenovo.
Qual é o notebook que dá menos defeito?
É imprevisível qual notebook dará menos defeito, mas algumas marcas que são bem recomendadas mesmo em questão de durabilidade são Apple e Samsung.