Um pequeno SSD M.2 à esquerda em comparação com um HD antigo e grande à direita

SSD 512GB: conheça os melhores e veja notebooks com o armazenamento

Saiba se um SSD 512GB é o suficiente para você e confira tanto opções para instalar no seu PC quanto modelos de notebook SSD 512GB

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 7 min. de leitura.

Compartilhe:

O espaço de armazenamento do seu dispositivo é o que determina quantos softwares e arquivos você pode ter e usar. Para algumas pessoas, quanto mais espaço, melhor. Mas, para outras, a velocidade para abrir os programas é a prioridade. Esse é um dos principais atrativos de um SSD 512GB.

SSD é sigla para Solid State Drive (“Unidade de Estado Sólido”), um tipo de armazenamento que se diferencia do tradicional HD por causa da sua velocidade. Ele é capaz de abrir arquivos e programas com a agilidade, um atributo muito valorizado nos computadores atuais. Para saber mais, veja nosso artigo sobre o que é SSD.

Infelizmente, o SSD também é mais caro do que o HD, principalmente em versões com mais espaço. Se você está buscando um SSD para seu computador ou notebook com um pouco mais de espaço, o SSD 512GB pode ser a opção certa para você. Veja vantagens do SSD 512GB, modelos de SSD com essa capacidade e opções de notebook SSD 512GB.

SSD 512GB é suficiente?

Um SSD da Samsung no meio de um fundo escuro
O SSD é uma evolução do HD e é indispensável em computadores e notebooks de alto desempenho (Foto: Shutterstock/Andrey Solovev)

O SSD é uma tecnologia mais nova que usa memória flash e corrente elétrica para gravar as informações, diferente do HD que usa elementos mecânicos. É por causa disso que o SSD consegue ser 20 vezes mais rápido que o HD.

Essa velocidade torna o SSD a melhor escolha para fãs de jogos e profissionais que usam programas pesados. Isso justamente porque são softwares mais pesados que costumam ter um tempo de carregamento maior. O SSD compensa e faz com que seu trabalho ou sua diversão sejam bem mais tranquilos. Você pode conferir bons modelos com tamanhos diferentes no artigo de melhores SSDs.

Por ainda ser uma tecnologia mais moderna, ela é mais cara. No cenário ideal, todos os computadores já usariam SSD com espaço de 1TB para armazenar tudo com velocidade e espaço de sobra. Mas um SSD com esta capacidade é mais caro e não é para todos. Se você tem orçamento de sobra para investir, então aposte em um dos melhores modelos de SSD 1TB.

Se não for seu caso, o SSD 512GB é uma alternativa para aproveitar as vantagens desse dispositivo de armazenamento gastando um pouco menos. A capacidade do SSD 512GB já atende bem várias pessoas, como as que não tem muitos arquivos guardados ou que preferem usar a nuvem para isso. Assim, o SSD 512GB pode ser usado majoritariamente para o sistema e os aplicativos.

Mas o SSD 512GB sozinho pode não dar conta de tudo. Profissionais que trabalham com imagem, vídeo e modelagem, que se beneficiam da velocidade do SSD, podem ter dificuldade de espaço por ter uma biblioteca de arquivos extensa. Fãs de jogos de última geração também podem sentir falta de um espaço eventualmente por causa do tamanho dos arquivos dos jogos atuais.

Então o SSD 512GB é inútil nesses casos? Não necessariamente. Uma boa ideia é ter um HD junto ao seu SSD 512GB. Você pode ter um HD maior para colocar os arquivos e programas mais leves. Assim o SSD 512GB pode ser usado exclusivamente para o sistema e softwares pesados. Você pode optar por um HD interno ou por um HD externo, como pode ver nas sugestões abaixo.

Melhores modelos de SSD 512GB

SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB

O SSD Adata XPG Gammix S11 Pro 512GB é um bom SSD M.2 512GB, com a tecnologia mais recente do mercado. Ele usa interface PCIe Gen3x4 e seu tempo de leitura sequencial é de até 3.500MB/s, enquanto a gravação sequencial máxima chega a 3.000MB/s. Graças a tecnologias internas como o 3D NAND Flash e LDPC ECC, este SSD 512GB é capaz de rodar a altas velocidades sem comprometer a integridade dos arquivos.

Esse SSD da Adata é um SSD NVMe 512GB, o que significa que precisa de uma placa-mãe com suporte para NVMe. O modelo S11 tem um dissipador de calor ao seu redor que reduz sua temperatura. Segundo a fabricante, a temperatura chega no máximo a 70º. O SSD tem garantia de fabricante de cinco anos.

Adata XPG SX8200 Pro

O Adata XPG SX8200 Pro é outro modelo de SSD 512GB M.2 com a agilidade e modernidade dos discos M.2. Se quiser mais opções com essa tecnologia, veja a lista completa de melhor SSD M.2.

A interface PCIe Gen3x4 do Adata XPG SX8200 Pro permite uma velocidade de leitura sequencial de até 3.500MB/s e de gravação de até 3.000MB/s.

O SSD 512GB Adata XPG SX8200 Pro tem qualificação NVMe 1.3 que ajuda na sua capacidade de multitarefa. Para reduzir o calor, ele usa o dissipador Cool XPG embutido. A proteção de Dados E2E e Engine RAID e o LDPC ECC protegem os seus dados de serem corrompidos. Ele vem com garantia de cinco anos.

SSD 512GB Samsung 860 Pro

SSD 512GB Samsung 860 Pro com foto do SSD e informações na caixa
O SSD 512GB Samsung 860 Pro é uma opção de SSD 512GB com SATA III (Foto: Divulgação/Samsung)

Nem todo SSD 512GB usa conexão NVMe. O SSD 512GB Samsung 860 Pro é uma boa opção de modelo com padrão SATA III. Enquanto o NVMe é mais novo, o SATA III é mais tradicional e é mais comum em computadores antigos.

A leitura sequencial do SSD 512GB Samsung 860 Pro é de 560MB/s e a gravação sequencial é de 530 MB/s. Vale lembrar que, mesmo sendo mais lento do que um NVMe, ele ainda é mais rápido do que um HD normal, que não chega a 500MB/s. Para compensar, ele usa tecnologias de máxima resistência, tem cinco anos de garantia pela fabricante e usa o aplicativo de gestão Samsung Magician.

Confira ofertas para o SSD 512GBSamsung 860 Pro no site!

SSD Samsung 970 PRO

O SSD Samsung 970 PRO é uma opção de SSD 512GB M.2 NVMe da Samsung. Ele promete entregar o máximo do desempenho de um SSD 512GB usando a interface PCIe Gen 3x4 NVMe alinhada com a tecnologia V-NAND e o controlador Phoenix. Com isso a velocidade de leitura chega em 3.500MB/s e a de gravação em 2.700 MB/s.

Para limitar o calor, o SSD Samsung 970 PRO usa o Dynamic Thermal Guard para monitorar a temperatura e ajustar o dissipador de calor para manter no nível adequado. Assim como outros modelos da Samsung, esse SSD 512GB pode ser gerenciado com o aplicativo Samsung Magician.

Notebook SSD 512GB: veja 5 opções

Para quem está buscando um notebook que já possui um SSD instalado, independentemente do tamanho do armazenamento, nós temos um artigo com 7 modelos de notebook com SSD que você pode conferir. Caso esteja procurando especificamente por um notebook SSD 512GB, confira abaixo cinco sugestões.

Notebook Acer Aspire 5 A514-53-339S

O notebook Acer Aspire 5 A514-53-339S é um modelo básico e útil para tarefas do dia a dia como navegar na internet e trabalhar. O processador Intel Core i3 1005G1 é de uma geração recente, bom para ter mais desempenho mesmo que em uma linha mais simples. A tela de 14 polegadas o torna um notebook fácil de carregar.

A placa de vídeo é integrada, então não é tão adequada para jogar. Já a memória RAM de 8GB significa menos travamentos, o que combina perfeitamente com um notebook SSD 512GB. Caso o SSD 512GB não seja o bastante, o notebook Acer Aspire 5 tem um slot que suporta a instalação de um HD SATA IIIde até 2TB.

Notebook Samsung Book NP550XDA-KF3BR

O Samsung Book NP550XDA-KF3BR é um notebook SSD 512GB com mais capacidade de processamento graças ao seu processador Intel Core i5 1135G7. A tela tem 15,6 polegadas e é Full HD, então ela é interessante para assistir vídeos. Para edição de imagem, o tamanho cabe bem, mas o painel TN pode deixar a desejar para os mais meticulosos por ter cores mais lavadas.

A placa de vídeo continua sendo integrada. Só que ela é uma Intel Iris Xe Graphics G7 (Tiger Lake 80 EUs), levemente superior. Com isso, esse notebook SSD 512GB até vai conseguir rodar alguns jogos menos exigentes, mas não é recomendado usá-lo como notebook gamer. Para completar, esse notebook tem 8GB de RAM e um slot SATA vazio para expandir o armazenamento.

Notebook Samsung Galaxy Book S NP767XCM-K02BR

Para profissionais que querem um notebook de qualidade para trabalhar, uma sugestão é o Galaxy Book S. Ele é bem fino e tem 13,3 polegadas, sendo excelente para carregar. Mesmo a tela sendo pequena, ela é Full HD e usa painel IPS, que não distorce cor, então é boa para edição de imagem. E mais: é um notebook touchscreen então a tela tem recurso de toque para facilitar seu uso.

O Galaxy Book S tem um processador Intel Core i5 L16G7 e uma placa de vídeo integrada UHD Graphics G7 (Lakefield GT2 64 EUs). Como é um notebook mais portátil, o SSD 512GB é soldado e não tem slot extra. Se quiser mais memória, opte por um HD externo. Vale um alerta em relação às entradas: ele não tem entrada USB-A, somente USB-C, então você pode precisar de adaptadores.

Notebook Gamer Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0005BR

Se seu objetivo ao comprar um notebook SSD 512GB é jogar, o Notebook Gamer Lenovo IdeaPad 3i Gaming é uma boa opção para você. Ele tem um poderoso processador Intel Core i7 10750H e uma placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650, além dos 8GB de RAM. Com isso, ele é um notebook SSD 512GB ótimo para jogar até os lançamentos do mercado de games, mesmo que não na qualidade máxima.

A tela é Full HD com 15,6 polegadas e painel IPS. Ou seja, é boa para ver as cenas dos jogos em detalhes e ainda pode usar para edições de imagem e vídeo. Além do SSD 512GB que já vem com ele, o Notebook Gamer Lenovo IdeaPad 3i Gaming tem mais dois slots vazios para armazenamento. Um deles é um M.2 para adicionar outro SSD e o outro é um SATA para HD ou SSD.

Notebook Gamer Acer Aspire Nitro 5 AN515-44-R8HN

O Acer Aspire Nitro 5 é um notebook SSD 512GB feito para o público gamer. Ele tem alta capacidade para jogos graças ao processador AMD Ryzen 7 4800H, à placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650 Ti e aos 8GB de RAM.

A tela Full HD de 15,6 polegadas e painel IPS é ótima para usar com jogos e com softwares de imagem. Para o armazenamento, ele tem um SSD 512GB no slot M.2 e ainda tem um slot M.2 vazio para SSD e um SATA vazio para HD ou SSD. Ou seja, espaço de sobra para expandir a aproveitar a potência deste notebook.