Modelo com cabelo platinado de perfil olhando para baixo

Cabelo platinado: 5 dicas e produtos indispensáveis para fios saudáveis

O cabelo platinado nunca sai de moda - mas ele requer cuidado, viu? Veja aqui as dicas para ter fios loiros saudáveis e nada amarelados!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Não há como negar que o cabelo platinado é uma tendência atemporal. Aliás, vira e mexe vemos celebridades usando e abusando do tom para os cabelos. Seja um platinado loiro ou quase totalmente branco ou acinzentado não há como negar que chegar à cor desejada requer uma série de cuidados, né? Afinal, mais do que atingir a tonalidade desejada, é primordial que os fios se mantenham saudáveis e fortes.

Por isso, se você anda cogitando entrar de cabeça no visual platinado, deve saber alguns aspectos básicos. O primeiro deles é usar e abusar de produtos de qualidade, além de contar com a ajuda de um profissional para fazer o procedimento com segurança. A boa notícia é que compilamos o máximo de dicas e informações possíveis para você dar o up desejado no visual. Confira!

Entrando agora no universo loiro? Então não deixe de ver nossa lista para achar o melhor matizador para os cabelos platinados!

Vale a pena criar um cronograma capilar para cuidar do cabelo platinado

Modelo com seu cabelo platinado e corte long bob
O cabelo platinado depende de mais cuidados, já que a técnica envolve retirar a pigmentação natural dos fios (Foto: Shutterstock)

Mais do que simplesmente aderir ao cabelo platinado, é importante saber como realizar a manutenção dos fios após o procedimento. Depois de conquistar o tom desejado, outro desafio é encontrar meios de manter os cabelos sempre saudáveis. Felizmente, isso pode ser feito em casa, já que um dos caminhos consiste em manter as madeixas hidratadas. Nesse caso, é válido até mesmo incluir em sua rotina um cronograma capilar pensado para as necessidades do seu cabelo após o procedimento.

Quer aprender a montar um cronograma capilar ideal para seus cabelos? Veja nosso artigo e saiba como!

Ter uma boa máscara de reconstrução para recuperar os fios é o segredo

Vale mencionar que o cabelo platinado é submetido à retirada do pigmento natural dos fios. Ou seja, a preocupação com a estrutura da fibra capilar deve ser sempre a maior preocupação. Isso pode ser sanado pela reposição de proteína – algo que pode ser feito justamente pela reconstrução. Nesse caso, vale adotar em sua rotina máscaras que sejam especificas para essa finalidade.

A Máscara de Reconstrução Fusion da Wella, por exemplo, é uma excelente aliada! Ela ajuda a repara os danos da descoloração e até do dia a dia, além de ajudar a proteger contra quebra. Bom, né? Além disso, ela possui agentes condicionantes que facilitam uma finalização perfeita ao cabelo - tudo com uma fragrância bem cheirosa.

Principais características do Shampoo Blondifier Gloss

  • Indicado para reconstrução capilar
  • Age na camada externa do fio com ação antioxidante
  • Pode ser encontrado em 150ml ou 500ml

Higienizar o couro cabeludo ajuda a deixar os cabelos platinados sempre impecáveis

Mulher no banho lavando o cabelo platinado com shampoo roxo
Usar produtos com pigmentação roxa no cabelo platinado ajuda a neutralizar os tons amarelados (Foto: Shutterstock)

Para limpar e também minimizar a oleosidade no cabelo platinado sem ressecar, o ideal é usar um shampoo que possa promover de forma eficiente a limpeza dos fios. Nossa sugestão para cuidar do couro cabeludo e também do comprimento do cabelo platinado é o Shampoo Blondifier Gloss, da L’Óreal Professional. Ele permite dar uma boa neutralizada nos tons amarelados e entrega um matiz mais frio. Ele possui pigmentação roxa, mas em uma quantidade suficiente para evitar que os cabelos fiquem sobrecarregados.

Um diferencial aqui é o uso de polifenóis, que ajudam a sanar o envelhecimento dos tecidos, além de uma fórmula rica em extrato de açaí. Ah! Outro ponto positivo é que a embalagem desse shampoo é bem grande, ou seja, tem um ótimo rendimento.

Principais características do Shampoo Blondifier Gloss

  • Indicado para loiros e descoloridos
  • Contribui para elevar o brilho e possui ação matizadora
  • Tamanho econômico – 1500ml

Passe longo do loiro platinado amarelo - aposte em máscaras e condicionadores com efeito matizador!

Modelo com cabelo platinado de costas segurando um shampoo
Escolher o produto certo para o cabelo platinado é primordial para manter o brilho e a cor (Foto: Shutterstock)

Já para recuperar maciez e brilho, nada como uma boa máscara de hidratação e também condicionadores. Pode ser interessante apostar em uma máscara que tenha também efeito matizador e que ajude a neutralizar os tons amarelados. Uma boa alternativa é apostar em produtos que possuam pigmentação roxa. O uso desse tipo de produto deve ser sempre guiada pelas indicações do fabricante.

Nesse caso, a sugestão é máscara capilar K Pro Special Blond Masque. O diferencial dela é sua fórmula com micro pigmentos, além de queratina hidrolisada e hma caribbean oil. Esses elementos agem para ajudar a neutralizar os tons amarelados enquanto eleva a hidratação dos fios.

Segundo o fabricante, basta aplicar de uma a duas vezes por semana, considerando o tempo de duração entre 5 e 15 minutos aproximadamente. Aqui a dica é testar, já que tudo vai depender do grau de porosidade dos seus cabelos ou até mesmo do nível de tom amarelado que se queira eliminar.

Principais características máscara K Pro Special Blond Masque

  • Indicada para cabelos loiros, descoloridos ou danificados
  • Contribui para manutenção da cor e ajuda a recuperar o brilho
  • Embalagem de 165 gramas
  • Não testado em animais

Além da máscara, o condicionador também pode ser um excelente aliado para manter o cabelo saudável e com a manutenção da cor ideal. Como o custo-benefício é sempre um toque a mais na hora de escolher nossos produtos prediletos, vale investir nesse kit da Inoar, o Absolut Speed Blond Duo. O kit é composto por um shampoo e condicionador (há a versão de 250 ml ou de 1000 ml).

O condicionador desse kit promete fornecer a hidratação para os cabelos loiros, grisalhos e brancos, corrigindo os tons amarelados. Ele ainda entrega maior disciplina para os fios, ajuda a recuperar o tom natural e ainda agrega bastante brilho!

Principais características do kit Absolut Speed Blond Duo – Inoar

  • Melhor custo-benefício
  • Permite matizar e hidratar os fios
  • Indicado para cabelos loiros, grisalhos, brancos e descoloridos
  • Não testado em animais

Xô, pontas ressecadas! O finalizador é o melhor amigo do cabelo platinado

E para finalizar, nada como um bom óleo! Ele é o melhor aliado para evitar as pontas ressecadas após o loiro platinado. A nossa sugestão é o óleo capilar Kérastase Blond Absolu Huile Cicaextreme. Sua fórmula é concentrada e ideal para cabelos loiros após o processo de descoloração. Isso porque ele age de forma a fortalecer a fibra sensibilizada e mantém maior proteção de danos, principalmente quando os fios são expostos a fontes de calor.

Ele é ainda um aliado para minimizar a aparência das pontas duplas, promove uma boa nutrição para os fios e ajuda a reduzir também o frizz.

Confira outras opções de óleos finalizadores para diferentes tipos de cabelo!

Principais características do óleo capilar Kérastase Blond Absolu Huile Cicaextreme

  • Óleo fluído e de fácil aplicação
  • Ideal para fortalecer a sensibilidade da fibra capilar
  • Protege contra a exposição de fontes de calor, como secadores e chapinhas, por exemplo.
  • Diminui as pontas duplas e o frizz