Mulher caucasiana jovem penteando o cabelo depois de aplicar queratina nos fios

Melhor queratina para o cabelo: 5 opções para recuperar os fios

Confira a seleção e encontre a queratina que atenda as necessidades dos seus cabelos

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Não precisa ser expert no assunto para saber que a queratina é um dos produtos queridinhos do cronograma capilar. Formada por aminoácidos que representam 90% dos fios, a proteína é a grande responsável pela integridade das madeixas. Dentro da rotina de cuidados, ela atua preenchendo as falhas nos fios causadas por agentes externos, como o uso de chapinha e secador. Justamente por isso, a queratina é capaz de garantir elasticidade, força e resistência aos cabelos.

Mas, ainda que ofereça tantos benefícios, é preciso saber escolher e usar a queratina para cabelo. Para quem está interessado em utilizá-la, é fundamental conhecer as diferenças opções da categoria e, então, decidir a melhor para você. Se esse for o seu caso, nós podemos ajudar: confira, a seguir, cinco sugestões desse produto poderoso para turbinar o seu cronograma!

Além da queratina, também é importante investir em tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução para cuidar dos fios. Nesse caso, vale conferir o cronograma capilar da Skala, que oferece um bom custo-benefício.

Mulher negra sorridente aplicando queratina líquida nos seus cabelos cacheados em casa
A queratina pode trazer uma série de benefícios para saúde dos seus fios. Veja algumas opções e escolha a sua (Foto: Shutterstock)

O que é e para que serve a queratina?

A queratina nada mais é do que uma proteína presente no nosso corpo e formada por cerca de 20 aminoácidos. Sim, isso mesmo, v-i-n-t-e! Juntos, eles atuam na recuperação dos fios através do fechamento das cutículas capilares, tratando os danos das madeixas. Funcionando como uma capa protetora que impede a perda de água dos fios, a queratina também protege o cabelo contra futuras agressões. Todo o processo de recuperação da fibra capilar ocorre de dentro par fora, o que permite um resultado imediato.

Por esse motivo, a queratina para cabelo costuma ser recomendada para fios extremamente danificados ou quimicamente tratados. Isso porque esses tipos de fios costumam apresentar danos na cutícula capilar que favorecem a quebra capilar, o ressecamento e frizz. Ou seja: a queratina é uma solução para recuperar a elasticidade e resistência dos fios, sem precisar mudar o visual ou cortas as madeixas.

As melhores opções de queratina para cabelo

Depois de descobrir para que serve a queratina, chegou o momento de garantir todos esses benefícios para o seu cabelo. Para facilitar a sua decisão, reunimos em um só lugar as melhores opções de queratina do mercado. No ranking abaixo, é possível encontrar sugestões de produtos líquidos e em cápsulas. Dá só uma olhada:

1. Queratina Phyto Keratin

Buscando uma santa ajuda para recuperar os fios? A carga de queratina Phyto Keratin, da marca Wide Care, pode ser a solução. Desenvolvida para fios com sinais extremos de danos, como o emborrachamento e a porosidade, ela promete recuperar a fibra capilar sem gastar muito. Além da queratina, o produto conta com outros aminoácidos e extrato de amora, o que justifica o alto nível de reparação dos fios.

Um diferencial desse produto é a sua base multifuncional. Na prática, isso permite utilizar essa carga de queratina em diferentes tipos de tratamento, como hidratação, cauterização e finalização. No mercado, é possível encontrar esse produto por menos de R$ 30 - sendo uma boa opção para quem está montando o seu cronograma capilar.

Prós dessa queratina para cabelo:

  • Preço acessível
  • Conta com uma fórmula 100% natural
  • Base multifuncional que permite utilizar a queratina que diferentes tratamentos
  • Possui proteção térmica

Contras dessa queratina para cabelo:

  • De acordo com algumas consumidores, o aroma dessa queratina para cabelo é forte demais. Por isso, vale estar atento a isso caso seja um problema para você.
  • A sua textura é considerada um pouco densa

2. Queratina FarmaSite

Para quem deseja uma maneira mais prática de incluir esse cuidado na sua rotina, a nossa sugestão é a queratina da FarmaSite. Composto por 60 cápsulas, o produto promete tratar, fortalecer e recuperar os fios em até dois meses. Além de prevenir a queda e quebra capilar, esse tipo de queratina também ajuda a fortalecer as unhas.

Prós dessa queratina para cabelo:

  • Recupera e trata os fios
  • Ajuda a fortalecer as unhas
  • Garante um tratamento mais prático para quem não é adepto ao uso de cremes e máscaras de hidratação

Contras dessa queratina para cabelo:

  • Não apresenta o melhor custo-benefício, já que a queratina em cápsulas tende a durar menos do que a líquida

3. Queratina Hidrolisada Forever Liss

Outra sugestão de queratina boa e barata é a Hidrolisada Banho de Verniz da marca Forever Liss. Pensada pra cabelos cabelos danificados, quebradiços e ressecados, ela também conta com D’ Pantenol e óleo de coco. Essa combinação é a grande responsável por recuperar a estrutura dos fios, deixando-os mais sedosos e macios.

Além disso, essa queratina para cabelo é capaz de repor a massa capilar, conferindo mais elasticidade e força para os fios. Diferente das outras sugestões de nossa lista, o produto não conta com substâncias como o sulfato, o petrolato e os parabenos - sendo liberado para técnica Low Poo.

Prós dessa queratina para cabelo:

  • Aumenta a elasticidade dos fios
  • Recompõe a massa capilar
  • Evite quebra e ressecamento dos cabelos
  • Possui fórmula liberada para a técnica de Low Poo

Contras dessa queratina para cabelo:

  • Segundo a avaliação de algumas consumidoras, o produto pode apresentar um cheiro forte de coco - o que deve ser considerado antes da compra

Que tal potencializar o seu cronograma capilar? Dê uma olhada nas melhores opções de creme de hidratação!

4. Queratina Líquida Novex Max

A Novex Max é outra opção de queratina por um bom custo-benefício. Recomendada para todos os tipos de cabelos, ela é desenvolvida com a mais avançada tecnologia para fortalecer as madeixas. Sua fórmula contém queratina hidrolisada que penetra profundamente nos fios, reparando a fibra capilar por dentro e por fora.

Uma boa vantagem dessa queratina é a sua aplicação. Para utilizá-lo, basta aplicar a queratina nos fios ainda úmidos e deixar agir por cerca de 15 minutos. Depois disso, é preciso enxaguar e finalizar com o tratamento de sua preferência ou com condicionador. No entanto, vale ressaltar que a sua embalagem é um pouco menor do que a dos produtos anteriores, tendo apenas 250ml.

Prós dessa queratina para cabelo:

  • Recomendado para todos os tipos de cabelos - incluindo coloridos e platinados
  • Promove a reconstrução capilar
  • Possui textura leve e fluída, sendo facilmente absorvida pelos fios

Contras dessa queratina para cabelo:

  • Não é liberado para técnica Low Poo
  • Embalagem de apenas 250ml

5. Queratina Condicionador Vizcaya

Por último, mas não menos importante temos a queratina em forma de condicionador da marca Vizcaya. Prático e potente, o produto é capaz de reconstruir os fios através do selamento das cutículas capilares. A sua fórmula possui água termal calmante em sua fórmula, assim como pantenol e ceramidas, que são ideais para aumentar a resistência à quebra e reduzir as pontas duplas.Além disso, essa queratina para cabelo conserva a hidratação e nutrição dos cabelos, além de dar brilho e maciez. A sua composição é não testada em animais e livre de sulfatos e parabenos.

Prós dessa queratina para cabelo:

  • Fórmula 100% vegana
  • Garante cabelos visivelmente reparados, com brilho e maciez
  • Possui proteção UV

Contras dessa queratina para cabelo:

  • Apresenta um custo elevado para o tamanho da sua embalagem