Zoom indica em Home Theater

Como ligar o seu Home Theater no PC

Você também quer aproveitar o Home Theater no PC? Então saiba como conectá-lo no computador.

Home Theater para PC
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você quer aproveitar seus jogos de computador ou mesmo conferir seus DVDs ou Blu-Rays com qualidade de som superior, uma ótima opção é usar seu Home Theater. Mas, afinal, você sabe como ligar o Home Theater no PC?

Compare preços de Home Theaters

A primeira providência a ser tomada é descobrir quais as conexões estão disponíveis na placa de som do computador. As entradas podem ser: analógica (aquelas usadas em fones de ouvido tradicionais), digital (cabo coaxial RCA-RCA ou com cabo de fibra ótica) e ainda a HDMI, assim você também aproveita o Home Theater para PC, e sem complicação.

Caso seu notebook ou PC tenha saída HDMI, e seu Home Theater tenha entrada HDMI, seus problemas acabam por aqui: basta conectar o computador (com um cabo apropriado) e pronto, já é possível saber como ligar o Home Theater no PC. Caso contrário, fique atento às explicações a seguir.

Ligando o Home Theater no PC ou notebook

Para usar o Home Theater no PC, observe essas especificações: se sua placa for onboard (que já vem acoplada à placa-mãe) e vier apenas com conexões padrão, você precisará desabilitá-la. Após se livrar da placa onboard é preciso comprar uma placa de som offboard e instalá-la. Várias versões do Windows já vêm com o Plug and Play, que faz a instalação do driver automaticamente. Caso contrário, há o CD de instalação.

Agora é hora de fazer as conexões e usar o Home Theater no PC. A maioria das placas vem com saídas analógicas de áudio macho P2. No entanto, o padrão do Home Theater (assim como no Micro System) são os cabos macho RCA (aqueles vermelhos e pretos ou brancos).

Então para fazer a conexão, e enfim saber como ligar o Home Theater no PC, é preciso comprar um adaptador P2-RCA, disponível em qualquer loja de eletrônicos, e que virá com um conector macho P2 para ligar no PC e dois machos RCA para ligar na entrada do Home Theater (podem estar como Auxiliar, Tape In ou Line-In), seguindo o padrão de cores.

Como ter qualidade de som com o seu computador?

As placas podem usar o sistema de 2.1 canais (duas caixas de som e um subwoofer). No entanto, as atualizações dos drives já disponibilizam programas nos quais você pode configurar as caixas de som para funcionarem como 5.1 ou até 7.1, mais usadas nos Home Theaters.

É bom lembrar que será apenas uma simulação de som tridimensional ao usar o Home Theater para PC. Algumas placas de som vêm com opção para 5.1 canais de som. Essas placas possuem três conectores fêmeas, além dos três já existentes. Então é só usar os cabos P2-RCA.

Algumas placas já possuem saídas RCA, então será preciso apenas conectar o cabo RCA, que normalmente já vem com o Home Theater. As placas de som mais modernas possuem conectores de fibra ótica. É preciso conferir se o Home Theater também possui o mesmo conector. A maioria dos aparelhos tem o conector e já vem, inclusive, com o cabo necessário para fazer a ligação. Sendo assim, com todas essas dicas, fica fácil você curtir seu Home Theater para PC também.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em home theater