Entenda antes de comprar em Home Theater

Conheça os canais de áudio de seu Home Theater

Muita qualidade de som para seus filmes! Saiba a importância dos canais de áudio para seu Home Theater.

Canais do Home Theater
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Os modelos de Home Theater e suas características são tão diversas que às vezes fica até difícil de escolher qual é o mais adequado. Uma das questões que causam mais dúvidas são os canais de áudio, ou seja, quais são as caixas acústicas ideais para seu ambiente.

Você vai encontrar com maior frequência os sistemas 2.1, 7.1 e, principalmente, caixas acústicas com 5.1 canais. Mas, afinal, o que são esses números e qual modelo é indicado para cada objetivo? Para você entender tudo sobre as caixas acústicas, confira a seguir nossas dicas:

Entenda os números das caixas acústicas do Home Theater

Os números se referem à quantidade de caixas de som e como o áudio é distribuído entre elas. Então, no caso do Home Theater 2.1, significa que o aparelho vem com dois alto-falantes comuns (semelhantes àqueles de um Micro System e que geram os sons agudos e médios) e uma outra caixa de som subwoofer (justamente o “.1”), responsável por emitir as frequências mais graves e que dão mais peso ao som. Os sistemas de Home Theater 5.1 e 7.1 seguem o mesmo esquema, um subwoofer para graves e as outras caixas para as demais frequências.

E quantas caixas acústicas seu Home Theater precisa?

Quanto mais caixas acústicas para seu Home Theater, mais realista será a experiência sonora ao ver um filme ou show. Por exemplo, se você está assistindo a um DVD de um filme como Star Wars, quando uma nave está viajando e atravessa a tela, é possível perceber o som progressivamente passar das caixas de som traseiras para as frontais, oferecendo a sensação de que a nave realmente passou pelo espectador. O resultado fica muito próximo do som que escutamos nos cinemas, como se estivéssemos “dentro” do filme. Com uma TV grande e esses sistemas de som, você vai transformar a sua casa em uma verdadeira sala de projeção.

Preços | Home Theater 5.1 Canais

O Home Theater 5.1 é o mais popular, e no qual o subwoofer e uma das caixas acústicas ficam na parte dianteira, no centro, e os outros quatro alto-falantes são distribuídos nas laterais. Já no Home Theater 7.1, as duas caixas a mais ficam na traseira e são chamadas de surround back direito e surround back esquerdo. Os dois alto-falantes adicionais são do tipo mono, e dão um efeito a mais ao som.

A quantidade de caixas acústicas só tem efeito se o filme ou o vídeo foram gravados com a mesma quantidade de canais. Ou seja, se é um Home Theater com caixas acústicas 5.1, ele vai oferecer todos os efeitos de filmes gravados com esses canais.

Sendo assim, o sistema 7.1 é indicado para quem tem Home Theater com Blu-Ray ou HD DVD, já que DVDs tradicionais não vêm com a opção para sete canais. Então, se você tiver apenas DVDs, é melhor comprar um Home Theater com sistema 5.1, para aproveitar todos os seus conteúdos. Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos para você comparar preços e faça a melhor escolha!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em home theater