Como secar roupa rápido? 4 dicas para diminuir o tempo de secagem

Dá uma olhada na matéria e descubra como secar roupa rápido em casa

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Dependendo do lugar onde você mora, descobrir como secar roupa rápido pode ser uma tarefa mais complicada do que o esperado. Ainda que o clima seja uma parte que não pode ser desconsiderada nessa história, existem alguns truques que podem te ajudar bastante a ter um resultado melhor e mais rápido - inclusive naqueles dias em que você precisa de uma peça específica para usar em poucas horas.

Pensando em te ajudar a decidir a maneira de secar roupa mais eficiente a ser usada na sua casa, o Zoom separou algumas dicas que podem ser muito úteis no seu dia a dia. Dá uma olhada!

1. A lavagem interfere bastante no processo de como secar roupa rápido

Na hora de comprar uma máquina de lavar roupas, não pense apenas na capacidade e nos diferentes tios de programas de lavagem que ela oferece: a centrifugação também é uma etapa muito importante que não faz parte das lavadoras semiautomáticas e tanquinhos, por exemplo. Ela age retirando boa parte do excesso de água das roupas e, consequentemente, isso facilita muito a secagem. Ou seja: se você mora num lugar em que o espaço para diferentes modelos de varal de roupa é limitado, a centrifugação pode te ajudar muito.

Com as peças mais delicadas que você prefere lavar à mão, o processo de centrifugação não é possível. Nesse caso, ao invés de torcer o tecido, use a superfície do tanque para espremer as roupas até tirar o excesso de água delas. Dessa forma, você consegue acelerar o processo de secagem e, ao mesmo tempo, não danifica as fibras do tecido.

Ainda não sabe muito bem como lavar roupa? Confira o nosso guia para iniciantes aqui!

2. Para secar roupa rápido, as peças devem ser penduradas da maneira correta

Depois de lavar e centrifugar ou torcer as peças, o momento de pendurar também interfere muito na rapidez da secagem. Por isso, o ideal para conseguir o resultado ideal para a questão de como secar roupa rápido é usar um varal de roupa com tamanho suficiente para que as peças não precisem ficar muito juntas, facilitando a circulação de ar entre elas.

Se você não tem essa opção por falta de espaço em casa, pode usar cabides do armário para te ajudar nesse momento: pendure cada peça, ainda molhada, em cada um deles e coloque para secar. Caso seja necessário, use pregadores no varal para impedir que os cabides corram. Esse método, inclusive, também é indicado para quem deseja evitar o desgaste das peças com o pregador ou para pendurar peças de roupas muito grandes, que ocupam mais espaço no varal de parede, de chão ou de teto.

Peças maiores, como roupas de cama e toalhas, devem seguir a regra do espaço: em um varal retrátil, por exemplo, use uma vareta para cada toalha ou duas (ou mais) por peça, no caso de lençóis e cobertores.

Outro detalhe importante é o posicionamento ideal do seu varal de roupas: os que são fixos devem ficar em locais arejados e que tenham luz do sol em pelo menos um momento do dia. Com os que você pode movimentar, esse controle acaba sendo mais fácil. Se você não tem quintal em casa, aposte num varal de chão na varanda ou num varal de teto perto de uma janela, para pegar o máximo de luz e vento quanto for possível.

3. Conte com a secadora para descobrir como secar roupa rápido em locais frios

Secar roupa rápido em lugares sem clima quente pode ser um grande desafio, afinal de contas, o sol mais forte ajuda muito nesse processo. Nesse caso, o ideal para você é ter uma máquina de secar roupa ou uma lava e seca, que une a lavadora e a secadora de roupas num mesmo aparelho. Nem todos os tecidos podem ser secos nesse tipo de máquina porque correm o risco de encolher, mas o eletrodoméstico pode ajudar com o restante das peças de roupa, roupas de cama e outros.

Ela também é indicada para quem não tem muito espaço de varal em casa: assim, você reduz a quantidade de peças que vão precisar ser penduradas, tornando o processo muito mas rápido.

Quer descobrir como secar roupa rápido com a ajuda de outro eletrodoméstico? Dá uma olhada nas vantagens da lava e seca aqui!

Bônus: Como secar roupa rápido em momentos de urgência

Não tem uma secadora de roupa em casa e precisa de uma peça que está suja para usar em pouco tempo? É hora da gambiarra! Nesse caso, os ventiladores e secadores de cabelo podem ajudar bastante. Um varal de chão pode ser posicionado embaixo de um ventilador de teto ou na direção do vento de modelos de mesa ou de coluna, por exemplo. O secador com jato quente deve ser usado com, no mínimo, 10cm de distância das peças e com cuidado, já que o ar quente pode encolher os tecidos mais sensíveis.

Leia Mais: