Máquina de lavar roupa branca com abertura frontal na frente de uma parede cor de rosa

Como usar máquina de lavar? Confira o passo a passo

Quer saber como lavar roupa na máquina? Confira essas dicas!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Saber como lavar roupa na máquina de lavar é fundamental. Afinal, esse eletrodoméstico otimiza a principal tarefa da lavanderia e se torna indispensável em muitas residências. Porém, o passo a passo de como lavar roupa na máquina não se resume a apenas jogar as peças dentro dela e ligar o aparelho. Saber como usar sua lavadora de roupas corretamente é muito importante para garantir bons resultados de lavagem, além de evitar que as peças sejam danificadas e economizar água e energia.

Pensando nisso, nós separamos esse passo a passo bem simples para que você aprenda de uma vez por todas como usar máquina de lavar. Além disso, no final desta matéria nós ainda apresentaremos bons modelos de máquina de lavar das marcas Electrolux, Brastemp, LG e Midea. Confira nossas dicas aqui embaixo!

Precisa de uma ajuda na hora de comprar sua próxima lavadora de roupas? Confira nossa seleção com alguns dos melhores modelos de máquina de lavar de 12kg.

1. Separe as roupas

Mulher dobrando e separando peças de roupa suja
O primeiro passo de como lavar roupa na máquina é separar as peças (Foto: Shutterstock)

A primeira coisa a fazer nesse processo é separar as peças em montes diferentes, que devem ser lavados separadamente. Isso vai evitar que as suas roupas saiam da máquina de lavar manchadas ou danificadas.

  • Comece dividindo por cores: separe as brancas e de cores claras, as coloridas, e por fim, as escuras e pretas.
  • Depois disso, vamos separar por tipos. Separe por lotes: toalhas de banho e rosto, jeans, lençóis e fronhas, peças íntimas, roupas leves e delicadas.

Sabia que existem algumas coisas que sua lavadora precisa evitar? Descubra no nosso artigo os tipos de roupa que você não deve colocar no eletrodoméstico!

2. Coloque as roupas na lavadora

Em seguida, é preciso inserir as roupas na máquina de lavar (Foto: Shutterstock)
Em seguida, é preciso inserir as roupas na máquina de lavar (Foto: Shutterstock)

Se você está com uma preocupação de como colocar roupa na máquina de lavar, vale ressaltar alguns pontos. É essencial verificar os bolsos a fim de retirar papéis, moedas e pequenos objetos que possam prejudicar o funcionamento da lavadora.

  • Feche zíperes e abotoe os botões. Zíper aberto pode furar ou até rasgar outras roupas durante a lavagem na máquina.
  • Coloque as peças de roupa uma a uma dentro do cesto da lavadora, sem apertar. Se a sua máquina tiver abertura superior, o ideal é colocar as peças em montinhos ao redor do agitador.

Você sabia que os símbolos na etiqueta servem para muita coisa? Confira o que as instruções nas etiquetas de roupas significam e como elas ajudam a preservar suas peças!

Respeitar a capacidade da lavadora é importante para a preservação da vida útil do aparelho. Quando sobrecarregada enquanto está lavando roupa, o eletrodoméstico faz esforço excessivo para trabalhar. Assim, ela não realiza lavagem eficiente e pode entregar roupas cheias de fiapos. Na dúvida, se a carga de roupas parecer grande para a lavadora, divida-a em duas partes.

Importante: Se você for lavar edredons e cobertores, coloque SEMPRE uma peça por vez.

Se você está tendo problemas com sua lavadora, confira nossa matéria sobre o que pode causar vazamentos na sua máquina de lavar e como solucionar o problema!

3. Abasteça o dispenser

Máquina de lavar com abertura superior e dispenser de sabão em pó aberto
O terceiro passo é procurar o dispenser da máquina e colocar os produtos adequados. (Imagem:Reprodução/Shutterstock) 

As máquinas atuais possuem compartimentos para armazenar sabão e amaciante e despejam os produtos no momento certo durante os ciclos de lavagem. Nas embalagens de sabão e amaciante você encontrará a quantidade a utilizar de cada produto, de acordo com a capacidade da lavadora.

  • Se a sua máquina de lavar tem abertura frontal, use 1/3 da quantidade recomendada pelo fabricante de sabão.
  • No processo de como lavar roupa na máquina, dê preferência para sabão líquido, pois eles dissolvem facilmente e não deixam resíduos nas roupas nem no interior da lavadora.
  • Não exagere na quantidade de amaciante. Se você está lavando roupa com amaciante em excesso, poderá encontrar manchas nas roupas e resíduos na lavadora.

Confira também nosso guia de compras com dicas preciosas para você comprar a máquina de lavar ideal para sua casa!

4. Configure a lavagem

Homem mexendo no controle manual de ciclos da máquina de lavar
Como lavar roupa na máquina: após encher os dispensers, programe a lavagem adequada (Foto: Shutterstock)

Não poderia faltar neste passo a passo a configuração da lavagem. Após ter colocado as roupas na máquina e abastecido os dispensers, chega a hora de programar sua máquina de lavar.

  • Escolha o ciclo de lavagem de acordo com o tipo de roupa a ser lavado ou intensidade de sujeira.
  • Se a sua máquina tem opção de lavar com água quente, verifique na etiqueta das roupas qual a temperatura máxima de lavagem que elas suportam.
  • Água quente é recomendada para a limpeza de roupas claras e brancas de algodão. Já roupas escuras e pretas, jeans, lã e roupas delicadas devem ser lavadas com água fria.

Conheça nossa seleção com as melhores máquinas de lavar roupa em 2022! Veja nossa lista com diferentes modelos para você escolher a melhor para sua residência!

5. Nível de água

Máquina de lavar com abertura superior e tampa aberta enchendo para lavagem
Por fim, escolha o nível de água de acordo com o volume de roupas. (Foto: Shutterstock)

Por último, a escolha do nível de água também é muito importante para o resultado final da lavagem e preservação das roupas. Por isso, para obter excelentes resultados no processo de como lavar roupa na máquina, elas precisam se movimentar livremente durante a lavagem.

  • Para máquinas com abertura superior: selecione um nível de água que cubra as roupas.
  • As máquinas com abertura frontal têm sistema que calcula automaticamente a quantidade de água de acordo com o volume de roupas no cesto.

Pronto! Agora é só apertar a tecla Inicio/Pausa (se a sua máquina tiver essa tecla) e deixar que ela faça o trabalho. Ao final do ciclo você só precisará colocar as roupas para secar no varal ou secadora. É o fim das suas dúvidas de como lavar roupa!

E não deixe de conferir como limpar sua máquina de lavar Brastemp com dicas da própria fabricante!

Confira opções de máquinas de lavar com bom custo-benefício