Jovem mulher vestida com roupão de banho usando modelador de cachos de frente para o espelho do banheiro

Babyliss grosso, fino, miracurl: como escolher o melhor modelador de cachos?

Pensando em comprar um modelador de cachos? Veja dicas para acertar na escolha do babyliss grosso, fino, miracrul ou triondas!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Não dá para negar que o modelador de cachos virou uma febre. Seja o babyliss grosso, fino ou miracurl, o aparelho está sempre entre as principais opções na hora inovar no visual. E não é para menos, certo? Dos cachos retrôs às famosas beach waves, ele possui todas as funcionalidades necessárias para aderir diferentes tendências capilares.

No mercado, Taiff, Gama Italy e Mondial são algumas das marcas que oferecem excelentes produtos. Mas, antes de optar por um babyliss profissional ou de uso doméstico, é preciso saber que cada cabelo é único. Justamente por isso, é preciso escolher o modelo que se encaixa às suas necessidades. Confira, a seguir, dicas certeiras de como escolher o modelador de cachos - incluindo sugestões de babyliss 32mm, 25mm e 19mm para comprar.

Ainda não sabe como cachear o cabelo? Veja o nosso artigo e fique por dentro do universo dos cachos!

Jovem olhando para seu reflexo no espelho enquanto usa um modelador de cachos
Ondular e cachear os fios pode ser mais fácil com o uso de um modelador de cachos. Saiba como escolhê-lo! (Foto: Reprodução)

Vale a pena comprar um modelador de cachos?

Ainda que o modelador de cachos seja um item requisitado, é normal que surjam dúvidas sobre a necessidade do acessório. No caso de quem sabe fazer cachos com chapinha, por exemplo, é comum que o babyliss seja descartado. No entanto, é importante ressaltar que esses produtos possuem fontes de calor bem diferentes.

Diferente da prancha, o modelador de cachos conta com tubos aquecidos feitos especialmente para modelar as ondas. Isso significa que é possível finalizar os fios sem danificá-los. Além disso, o formato reto da prancha costuma deformar as mechas e tornar necessário a repetição dos momentos - danificando ainda mais os cabelos. Por isso, se o objetivo são cachos, não exite: compre um babyliss grosso ou fino.

Babyliss grosso, fino, miracurl: os tipos de modelador de cachos

Antes de decidir comprar um modelador de cachos, é importante entender como funciona os diferentes tipos de modelo. De maneira geral, o produto é dividido em três categorias: babyliss grosso, médio e fino. Dentre essas opções, existem uma variação de tamanhos que deve ser considerada para garantir uma boa escolha. Veja abaixo:

1) Babyliss fino

Medindo 1/2 polegada ou 13mm, o babyliss fino garante mais definição para os cachos. As donas de cabelos crespos, por exemplo, podem apostar nesse modelo sem medo - já que o aparelho é capaz de finalizar os fios mais finos. Outras que podem se beneficiar por esse modelador de cachos são aquelas que estão no período de transição. Isso porque o cilindro estreito permite aproximar o aparelho da raiz, deixando a finalização mais uniforme. Uma boa opção é o Modelador Cerâmica Taiff Curves. Além de permitir cachos perfeitos, ele traz um redução da eletricidade estática, resultando em fios hidratados, sedosos e sem frizz.

2) Babyliss médio

O babyliss médio é o modelo mais conhecido entre os consumidores. No mercado, ele pode ser encontrar com medidas entre 1 polegada e 3/4 de uma polegada - equivalendo a números que vão de 19 a 25mm. Diferente do modelador de cachos anterior, esse permite um efeito mais suave e parecido com um cabelo ondulado natural. Justamente por isso, ele é o match perfeito para cabelos médios e longos. Nesse caso, a nossa sugestão é o Modelador Turmalina Ion Cerâmico. Leve, compacto e ergonômico, ele permite finalizar os fios em pouco tempo.

3) Babyliss grosso

Com medidas que vão desde 32 a 38mm, o babyliss gross é ideal para quem deseja adicionar leves ondas e dar adeus ao efeito "liso chapado". O diâmetro tipo de modelador de cachos também é a escolha certa para quem possui cabelos muitos finos - já que cria um aspecto volumoso. Além disso, o babyliss 32mm permite aderir os penteados retrôs e dignos de tapetes vermelhos. Com o Modelador Babyliss Pro Nano Titanium, por exemplo, traz uma tecnologia Nano Titanium que garante o look sem prejudicar a saúde capilar.

Além destes tipos de modelador de cachos, existem outros dois modelos que também são bastante procurados: o miracurl e o triondas. O primeiro é bastante recomendado para quem não possui prática na finalização dos fios. Isso porque o acessório já faz todos os movimentos necessários para a ondular ou cachear as madeixas. Tudo o que você precisa é escolher o tipo de cacho, o nível da temperatura e a direção desejada para os cabelos. Para quem deseja investir, o MiraCurl Steam Tech tende a ser a opção mais procurada.

Já o modelador de cachos dito como triondas, é feito para garantir ondas bem delineadas, no melhor estilo retrô. Geralmente, eles possuem o diâmetro largo e podem ser considerados um babyliss 32mm. O Cacheador Modelador Cachos Triondas Ondulador, por exemplo, traz 3 rolos modeladores que permitem ondas definidas e deslumbrantes.

Como escolher um babyliss grosso ou fino?

Se você está decidida a comprar um modelador de cachos, saiba que alguns fatores podem garantir uma boa compra. Seja em um babyliss grosso ou fino, existem funcionalidades importantes que podem interferir diretamente no desempenho do produto. Para que não haja dúvidas, reunimos quatro fatores que devem ser observados em um modelador de cachos. Veja só:

Formato do modelador de cachos

O formato do modelador de cachos pode fazer toda a diferença na finalização dos fios. Isso porque a estrutura do produto pode influenciar no tipo de cacho. Os modelos com barra reta, por exemplo, são ideias para quem deseja ondas simples, abertas ou fechadas e em diferentes tamanhos. Por outro lado, quem deseja investir em ondas retrôs e delineadas, o ideal é optar pelo modelo triondas. Sendo assim, é importante estar atento a esse fator no momento da escolha.

Temperatura do babyliss

Outro ponto importante que deve ser analisado é a temperatura. Afinal, cada tipo de cabelo suporta um nível de calor diferente e qualquer erro pode prejudicar não só o penteado, como a saúde dos fios. Na maioria das vezes, o modelador de cachos apresenta opção de regulagem de calor - o que facilita todo o processo. Ainda assim, é importante saber a temperatura máxima para o seu tipo de cabelo:

  • Cabelos frágeis ou quimicamente tratados: 150°C
  • Cabelos finos: 180ºC
  • Cabelos grossos e volumosos: 200°C

Tecnologia de revestimento do produto

Assim como a chapinha, o modelador de cachos também apresenta tecnologias que oferecem benefícios que vão além da finalização. Alguns modelos podem, inclusive, evitar que os fios sofram danos causados pela alta temperatura do produto. Nesse caso, existem quatro tipos de tecnologia de revestimento encontradas nos modeladores de cachos:

  • Cerâmica: ainda que ajude a reduzir os frizz, esse tipo de revestimento apresenta um nível baixo de proteção quando comparado com os outros;
  • Nano Silver: essa tecnologia emite partículas de prata que protegem os fios, eliminando fungos e bactérias e deixando o cabelo mais limpo;
  • Titânio: embora seja a tecnologia mais difícil de encontrar, ela é uma das mais poderosas quando o assunto é finalizar os fios sem deixá-los quebradiços;
  • Turmalina: é a mais indicada para cabelos danificados e frágeis, já que preserva a umidade dos fios.

Tipo de cacho desejado

De nada adianta um modelador de cachos potente se ele não corresponder às suas expectativas. Por isso, vale considerar o tipo de cacho desejado antes de comprar o produto. Se você busca um babyliss que seja coringa, o ideal é optar por um modelo médio com formato em tubo, como o modelador Taiff Fox 3. Por outro lado, se o objetivo são cachos naturais e abertos, o truque é apostar em um babyliss com espiral. Com uma proteção de plástico em formato espiral em volta do tubo aquecido, o Modelador Gama Italy Spirale é a nossa sugestão para cachos mais padronizados.

Agora que você já sabe como escolher um modelador de cachos, que tal conferir as melhores opções de babyliss do mercado? Veja a nossa lista!