Logo Zoom
Logo Zoom

Beamforming é uma tecnologia que, ao menos conceitualmente, existe há décadas. Contudo, apenas recentemente passou a ser usada em roteadores. Está sendo usada não só para Wi-Fi, mas também para redes 5G.

Combinada com a tecnologia MU-MIMO, o beamforming promete melhorar o sinal, evitar interferências e aumentar a cobertura da sua rede. Neste guia, você vai descobrir mais sobre beamforming, o que é, e quais são os melhores roteadores com essa tecnologia. Confira!

  • Descubra o que é roteador Mesh e veja as melhores opções!
  • Para melhorar a sua rede Wi-Fi, descubra mais sobre o que é e quais os melhores modelos de roteador Gigabit!

O que é beamforming?

Com a nova tecnologia, você pode estar se perguntando o que beamforming é, sobretudo se precisa de um roteador novo. E aqui você vai descobrir!

De maneira simplificada, beamforming é uma técnica que foca um sinal sem fio em apenas um dispositivo em vez de espalhar em todas as direções. O resultado é bastante previsível: uma conexão mais rápida e estável!

Isso não muito fácil de se fazer, já que por natureza, as redes eletromagnéticas irradiam em todas as direções, a menos que bloqueadas por algo físico. Para que um sinal com beamforming seja possível, várias antenas próximas umas das outras emitem o mesmo sinal  em intervalos de tempo levemente diferentes.

Com isso, essas ondas geram interferência umas nas outras e o resultado é que o sinal vai em apenas uma direção. Essa aplicação não é uma novidade; ela existe desde a Segunda Guerra Mundial, mas o uso em roteadores comerciais é relativamente novo.

Na verdade, desde 2008 já está presente, mas com padrões diferentes para cada fabricante. Ou seja, era improvável que um roteador com beamforming fosse compatível com um adaptador de outra marca. Desde 2016, tudo se tornou padronizado e resultou em compatibilidade e acessibilidade.

A tecnologia Beamforming permite que o roteador direcione a conexão aos dispositivos conectados (Fonte: Tp-Link)

Benefícios e limitações do beamforming

Como mencionado, a tecnologia consegue focar o sinal sem fio apenas nos dispositivos conectados. Isso aumenta a qualidade da conexão, assim como a velocidade de transmissão de dados e redução em erros. Os principais benefícios do beamforming são:

  • Melhoria da cobertura de Wi-Fi e redução de áreas sem cobertura
  • Conexão mais estável para transmissões de voz e de vídeo
  • Conexão mais rápida, tanto em download e upload
  • Menos interferência

Beamforming tem dois principais limites: começando, ele requer muito mais processamento, o que faz com que a energia necessária possa negar as vantagens. Contudo, para uso doméstico, ele vale muito a pena. Além  disso, o  quanto mais longe você estiver do roteador, menor serão os benefícios.

Beamforming e MIMO

O beamforming é inteiramente dependente da tecnologia chamada MIMO (Multiple Input, Multiple Output). Ela evia e recebe dados usando diversas antenas, resultando em maior transferência de dados simultânea.

Com isso, a informação transmitida alcança a antena receptora diversas vezes, em vários ângulos. Ou seja, o poder de captação de sinal vai ser maior, dando uma conexão melhor.

Também é graças ao MIMO que o beamforming consegue direcionar a conexão apenas aos dispositivos conectados em vez de emitir o sinal em área.

Roteadores com beamforming

Para quem deseja um aconexão Wi-Fi melhor, mais estável e confiável, um roteador com essa tecnologia é imprescindível. Aqui, vamos listar alguns dos melhores para que você possa escolher com mais facilidade!

Um bom exemplo de modelo com beamforming é o roteador TP-Link AC1200!

Roteador Wireless Tenda AC6

O primeiro é o modelo AC6 da Tenda, um bom roteador com beamforming a um preço mais acessível. Conta com quatro antenas externas, garantindo melhor cobertura.

Além disso, oferece gerenciamento web remoto e firewall. Chega a até 867Mbps de velocidade na rede 5GHz e 300Mbps na rede 2,4GHz ao mesmo tempo.

Descubra outros modelos de roteador Tenda!

Archer AX10

Em seguida, temos um modelo bem mais avançado: o Archer AX10 da TP-Link faz uso da tecnologia Wi-Fi 6, permitindo conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo sem comprometer o desempenho. Tem quatro antenas externas que garantem melhor conexão.

Oferece serviço VPN, firewwall e controle parental incluso, além de três núcleos de processamento que melhoram a performance. Quando se fala de velocidade, chega a até 300Mbps em 2,4GHz e 1.201Mbps em 5GHz.

Sem dúvidas, um dos melhores modelos de roteador dual-band.

TP-Link Archer C5400

Por fim, temos o TP-Link Archer C5400, de longe o modelo mais avançado da lista, mesmo usando a tecnologia Wi-Fi 5. Ele conta com 8 antenas externas, que garantem cobertura inigualável.

Permite a criação de uma rede para convidados, que aumenta a sua segurança, além de oferecer controle parental, servidor VPN e segurança avançada. Conta com três bandas: uma 2,4GHz de 1.000Mbps e duas 5GHz de 2.167Mbps.

Confira outros modelos de roteador TP-Link!