Mulher usando notebook com um mouse sem fio

Um mouse Bluetooth é um item prático e ideal para quem quer diminuir a quantidade de cabos em cima da mesa. Por usar a tecnologia Bluetooth, ele é um tipo de mouse sem fio. Você não precisa lutar para esconder o fio ou para ajeitá-lo quando embola ou estica demais. Além disso, é menos um cabo para carregar se usar o mouse Bluetooth junto com um notebook.

O mouse Bluetooth tem vantagens e também algumas desvantagens. Por isso, definir se vale a pena ou não depende do que é mais importante para você. Descubra o que é mouse Bluetooth, aprenda como conectar mouse Bluetooth e veja 10 bons modelos para comparar e escolher o seu.

Ah, e mais um detalhe! Para fazer melhor uso do seu mouse, não esqueça de conferir nossa lista com melhor mousepad de 2021.

O que é mouse Bluetooth?

Homem usando mouse sem fio em uma mesa com um notebook
Um mouse Bluetooth é ideal para se livrar dos cabos na mesa do computador (Foto: Shutterstock/TippaPatt)

Mouse Bluetooth é um tipo de mouse sem fio que se conecta ao computador pela tecnologia de troca de informações a curta distância do Bluetooth. Dispositivos tecnológicos podem se comunicar sem fio de várias formas, incluindo infravermelho e radiofrequência. Bluetooth é o nome da empresa que desenvolveu uma tecnologia que usa baixa radiofrequência, especificamente 2,4GHz.

O Bluetooth permite conectar dois dispositivos que usem a tecnologia. É o que possibilita você conectar dois celulares para transferir um arquivo, por exemplo. No caso do mouse Bluetooth, esse recurso conecta o mouse diretamente com o computador, notebook ou outro dispositivo em questão. Essa ligação é feita por meio das configurações dentro do próprio do dispositivo.

Então, pensa assim: por um lado o mouse Bluetooth pode dispensar o uso de um conector USB e liberar uma porta USB do seu computador. Mas, por outro, ele só funciona dessa forma se o dispositivo tiver Bluetooth. Caso contrário, você precisará usar um receptor USB direto nele.

Em geral, o mouse Bluetooth responde tão rápido quanto um mouse com fio. Mas ele pode apresentar problemas de conexão em alguns casos por depender do software. Por causa desses pequenos “poréns”, muitos dos modelos de mouse Bluetooth do mercado já vêm com as duas opções. Ou seja, pode tanto emparelhar ao dispositivo com Bluetooth ou inserir o receptor USB.

De toda forma, por não ter fio, o mouse Bluetooth funciona com bateria e ela precisa ser recarregada ou substituída de tempos em tempo, o que não acontece com mouse com fio que é carregado no computador. Esse é outro ponto negativo que é importante ter em mente ao escolher o tipo de mouse que quer comprar.

Como conectar mouse Bluetooth?

Mão em cima de um mouse Bluetooth branco e sem fio
Você pode conectar um mouse Bluetooth a dispositivos que também possuam a tecnologia (Foto: Shutterstock/sitthiphong)

O processo de como conectar mouse Bluetooth depende do tipo de conexão. No caso de usar um receptor, o processo é bem simples. Basta pegar o receptor (em alguns casos ele fica guardado em um compartimento do mouse) e inserir em uma porta USB do computador.

Na maioria dos casos o computador reconhecerá o mouse na hora e já poderá sair usando. Caso não funcione de primeira, pode ser necessário verificar as configurações na parte de “dispositivos” para fazer o reconhecimento do mouse.

Para usar o emparelhamento de Bluetooth de fato, o procedimento é diferente. Você precisará ir nas configurações e em “dispositivos” obrigatoriamente. Dentre as opções existe uma de “Bluetooth” para você adicionar periféricos e outros dispositivos usando essa tecnologia. Ligue o Bluetooth do computador e clique em adicionar dispositivo.

Ao mesmo tempo, você precisa ativar o Bluetooth do seu mouse através do botão próprio. O botão costuma ficar localizado na parte debaixo do mouse Bluetooth. Assim que ambos estiverem ligados, o seu mouse Bluetooth aparecerá na lista de dispositivos para adicionar. Neste ponto é só selecionar, seguir quaisquer instruções adicionais para configurar e então começar a usar.

Agora você sabe como conectar mouse Bluetooth. Se não fizer questão de vincular o mouse usando o emparelhamento do Bluetooth, então vale dar uma olhada na nossa lista de melhor mouse sem fio de 2021. Caso contrário, continue lendo para conhecer 10 modelos de mouse Bluetooth para você escolher o seu.

Mouse Multilaser Sem Fio Bluetooth MO254

O mouse Multilaser MO254 é um modelo barato para quem quer um mouse Bluetooth simples que dê conta do recado. Ele pode ser conectado pelo emparelhamento Bluetooth 3.0 com computadores e dispositivos Android ou iOS.

Seu design é ambidestro, o que significa que encaixa da mesma forma em ambas as mãos. Além dos botões principais, ele tem um botão para alternar o DPI entre três opções: 800, 1.200 e 1.600. Quanto maior esse número, mais sensível o mouse é ao deslizá-lo. Ele funciona com uma pilha AAA, tem recurso de economia da bateria e sinaliza quando a bateria está acabando.

Mouse Óptico Profissional Pebble M350 – Logitech

O mouse Bluetooth Logitech Pebble M350 é um modelo bem fino e excelente para transportar. Seu design é ambidestro e minimalista. O formato oval e uniforme é bem elegante e ele vem em várias opções de cor, incluindo azul ou rosa pastéis. Por causa do tamanho e da sua forma, ele é bem portátil e cabe facilmente na sua bolsa de notebook ou na mochila.

Além de poder conectá-lo pelo Bluetooth, ele também vem com receptor USB. O mouse Bluetooth Logitech Pebble M350 funciona com dispositivos com Windows, Chrome OS, macOS, iPadOS, Linux e Android. Ele usa uma pilha AA já inclusa que promete 18 meses de duração.

Mouse Óptico Notebook sem Fio MS3320W – Dell

O mouse Bluetooth MS3320W da Dell é ambidestro e usa um design minimalista no desenho dos botões, mas tem um formato mais arredondado para acomodar melhor a mão. Ele pode ser conectado pelo receptor USB ou pelo Bluetooth propriamente dito. Ele usa tecnologia Bluetooth 5.0, com maior velocidade e alcance.

Você pode usar o software Dell Peripheral Manager para gerenciar opções do mouse e verificar a bateria ou a conexão. Ele funciona com uma pilha AA que promete uma incrível durabilidade de até 36 meses de uso. Esse mouse Bluetooth Dell é compatível com Windows, Mac, Chrome, Linux e Android.

Mouse BlueTrack Notebook sem Fio Bluetooth Mobile Mouse 3600 – Microsoft

O mouse Microsoft Bluetooth Mobile Mouse 3600 tem estilo bem básico, ambidestro com os anteriores, mas tem um diferencial na sua roda de rolagem. O botão, além de girar para cima e para baixo, também se movimenta para a direita e para a esquerda. Com isso, são mais botões para usar mas sem perder a simplicidade.

Esse mouse Bluetooth se conecta exclusivamente pelo seu Bluetooth 4.0 e é compatível com Windows, Mac e Android. A Microsoft BlueTrack Technology embutida usa tanto sensor óptico quanto a laser, o que ajuda a ter mais precisão no registro dos movimentos. É um mouse que funciona com uma pilha AA com duração de até 12 meses.

Mouse Óptico sem Fio MX Anywhere 2 – Logitech

O mouse Bluetooth MX Anywhere 2 da Logitech é ótimo para quem gosta dos botões laterais mas ainda quer um mouse compacto. Ele tem um desenho quase totalmente simétrico então até pode ser um mouse ambidestro. Mas, como os botões laterais estão apenas no lado esquerdo, ele é mais indicado para destros. Ele ainda possui um botão de DPI para mudar velocidade (de 50 em 50 DPI).

O mouse Bluetooth MX Anywhere 2 pode ser conectado pelo receptor USB ou pelo Bluetooth. Você pode conectá-lo em até três dispositivos ao mesmo tempo e mudar em qual está ativo usando o botão para esta função. Um aspecto interessante dele é que ele funciona com uma bateria interna e acompanha um cabo para recarregá-la. Uma recarga completa leva três minutos e dura até 70 dias.

Mouse Óptico sem Fio USB MX Vertical – Logitech

Se conforto é o mais importante para você, talvez valha experimentar o mouse Bluetooth MX Vertical da Logitech. Ele tem um formato bem atípico com inclinação de 57º que você segura como se fosse apertar a mão de alguém. Por causa disso, ele é considerado mais ergonômico e reduz a tensão dos músculos da mão. Ele funciona com Windows, macOS, iOS e Linux.

O mouse MX Vertical pode ser conectado pelo Bluetooth ou pelo receptor USB. Ele usa bateria interna e vem com cabo USB-C para carregamento. A bateria leva em média um minuto para carregar e dura até quatro meses. Você pode conectar seu mouse Bluetooth a três dispositivos simultâneos com o botão de troca. Ele ainda vem com um botão de DPI (em acréscimos de 50 DPI) e dois botões laterais customizáveis.

Mouse Laser Notebook sem Fio Magic Mouse Touch – Apple

O Magic Mouse da Apple é um mouse Bluetooth com desenho único, ambidestro e facilmente reconhecível. O formato fino e liso é elegante e prático para carregar. Em vez de botões físicos, ele tem uma superfície Multi-Touch que permite usar gestos para navegar.

Ele é um mouse Bluetooth que usa essa tecnologia para se conectar aos dispositivos da Apple. Ele não é compatível com outros sistemas operacionais, apenas Mac (que tenha Bluetooth), OS X 10.11 ou superior e iPadOS 13.4 ou superior. Em compensação, o emparelhamento com dispositivos Apple é automático. Ele vem com cabo USB-C para carregar sua bateria que dura cerca de um mês por recarga.

Mouse Gamer Óptico sem Fio G603 – Logitech

O mouse Bluetooth Logitech G603 é uma opção interessante para quem quer um mouse gamer Bluetooth mais simples. Ele é um mouse levemente maior que os anteriores, mas ainda pequeno considerando o padrão gamer. Seu estilo também é básico, com destaque para os dois botões na lateral esquerda e o botão de DPI. Todos os botões são configuráveis.

Seu sensor ótico Hero garante mais precisão e velocidade de resposta, de até 12.000 DPI, aspectos essenciais para jogos competitivos. Por causa disso, o mouse gamer Bluetooth G603 entrou na nossa lista de melhor mouse gamer sem fio. Ele se conecta por Bluetooth ou receptor USB.

Um diferencial é seu botão de ajuste de velocidade de transmissão. No “HI” ele funciona com 1ms e no “LO” com 8ms. Enquanto a primeira opção é perfeita para jogos, a segunda é indicada para economizar bateria no dia a dia. Ele funciona com duas pilhas AA e pode ser conectado a dois aparelhos ao mesmo tempo.

Mouse Bluetooth Gamer Basilisk X Hyperspeed Razer

Dentro da categoria de mouse gamer Bluetooth, a marca referência para periféricos gamer Razer tem o Basilisk X Hyperspeed. Por ser um produto indicado para jogos, esse mouse Bluetooth usa a tecnologia Razer Hyperspeed Wireless, que promete ser 25% mais rápido que o típico mouse em fio. Ele tem um formato anatômico com apoio de polegar próximo aos seus botões laterais.

Seu sensor ótico pode chegar a 16.000 DPI e você pode configurar até cinco perfis de DPI direto no mouse, para usar a mesma velocidade em qualquer computador. Todos os botões do mouse Bluetooth Basilisk X Hyperspeed são customizáveis. Para ter toda a velocidade do Hyperspeed Wireless é necessário conectar com o receptor USB. Por outro lado, conectar pelo Bluetooth é melhor para prolongar a vida útil da bateria.

Mouse Bluetooth Gamer G903 Lightspeed Logitech

O mouse Bluetooth Gamer G903 Lightspeed Logitech é aquele cheio de botões para quem quer todo o controle dos jogos na palma da mão. E não se engane: mesmo com botões laterais, ele é um mouse simétrico e ambidestro. Os botões G4 e G5 ficam na esquerda e o G6 e G7 na direita. Os botões podem ser trocados por peças lisas com ímã se não quiser usar um dos lados.

Além disso, a roda de rolagem funciona também para a direita e para a esquerda e tem um botão que “libera” a roda, para que gire a cada “clique” ou então gire livremente. Típico de mouse gamer, o G903 tem botões de ajuste de DPI com cinco configurações que podem ir de 200 a 12.000 DPI. As configurações de DPI e de função dos botões ficam armazenadas no próprio mouse.

Ele pode ser conectado via Bluetooth, receptor USB Lightspeed da Logitech ou pelo cabo. O cabo também é o mesmo usado para carregar o mouse. Alternativamente, você pode usar o Powerplay, um mousepad especial da marca que carrega seu mouse sem usar cabos. Mas se quiser opções mais em conta de mouse pad, veja a lista de melhor mouse pad gamer. Por fim, o mouse Bluetooth G903 ainda vem com um peso de 10g à parte para quem curte mouses pesados.