Uma pessoa segurando um mouse ergonômico cinza

Melhor mouse ergonômico em 2021: 9 modelos confortáveis

O mouse ergonômico é um periférico focado em elevar a produtividade e ajuda a prevenir lesões por esforço repetitivo

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Quando o assunto é mouse ergonômico, não há como negar: as dúvidas são constantes. Por ser um modelo diferente do que grande parte de nós está habituado a usar, é comum não saber exatamente qual modelo é melhor ou até mesmo qual pode atender nossos objetivos. Soma-se a isso uma vasta gama de formatos e até mesmo tamanhos para esse tipo de periférico.

Mas, o que é importante para fazer a escolha certa? Recomendamos que você priorize um modelo que simplesmente “encaixe em sua mão”. O mais importante é que o mouse permita o conforto ideal para o usuário. Além disso, vale mencionar que os modelos podem apresentar características diferentes como peso, orientação da mão predominante e ainda recursos extras.

Nada mais justo do que entender sobre esse tipo de mouse indo direto ao ponto, não é mesmo? Por isso, selecionamos nove modelos com diferentes propostas, valores e até mesmo recursos para te ajudar a encontrar o melhor para sua rotina. Você também pode conferir outros conteúdos voltados para a escolha desse periférico tão importante – tem mouse para todos os gostos e bolsos!

Mouse ergonômico Logitech M575

O modelo Logitech M575 é um mouse ergonômico mais simples, porém, garante uma boa dose de conforto, além de dispor de trackball (uma espécie de esfera que permite movimentar o cursor) bastante precisa. Por isso, podemos considerar como um dos modelos dessa lista com melhor custo-benefício. Vale mencionar que o modelo foi lançado ainda no começo de 2021 e tem recebido excelentes avaliações no mercado.

O modelo é indicado para quem não possui muito espaço na mesa, principalmente porque a trackball evita que o usuário precise movimentar muito o pulso. Além disso, ele tem um design arrojado, 2.000 DPI e conectividade por receptor USB e Bluetooth. Esse mouse ergonômico é um modelo aprimorado do Logitech 570, de que falaremos mais adiante!

Microsoft Sculpt Ergonomic

Aqui, o grande diferencial é, sem dúvidas o formato desse mouse ergonômico. Ele possui um formato esférico, diferente de outros modelos da mesma categoria. Além disso, esse periférico compõe um conjunto Microsoft Sculpt Ergonomic Desktop que acompanha um teclado (convencional), teclado numérico e o mouse.

Ele é ainda composto por botões direito e esquerdo e um com o logo da fabricante que tem como finalidade realizar determinados comandos no sistema operacional Windows. Por fim, ele possui receptor USB, quatro botões programáveis e sua alimentação é por meio de duas pilhas AA.

Logitech M570

Mouse ergonômico Logitech sem fio cinza com trackball azul
O mouse ergonômico Logitech M570 é uma versão anterior do M575 (Fonte: Logitech)

Lá no início, no primeiro modelo desta lista, indicamos o mouse ergonômico M575, que é justamente a versão “melhorada” desse aqui: o M570. Ele também tem um design capaz de se encaixar perfeitamente em nossa mão de maneira natural e muito confortável.

Assim como o modelo que citamos anteriormente, ele é sem fio, dispõe de trackball, conectividade por receptor USB e Bluetooth e cinco botões personalizáveis.

Mouse ergonômico Logitech MX Vertical

Quer mais ergonomia ainda? Então a pedida é apostar no mouse ergonômico Logitech MX Vertical. Esse modelo combina justamente um design baseado e dados científicos somado a um desempenho interessante. Isso porque com ele o usuário mantém a posição natural do aperto de mão, bem como quatro botões personalizáveis.

Essa pegada é um diferencial, pois minimiza eventuais dores musculares e ajuda a manter uma boa postura mesmo depois de horas de uso. Além disso, ele permite elevar a velocidade e a precisão do cursor, somando a um sensor de 4.000 DPI. Por fim, sua bateria recarregável tem autonomia de até quatro meses e uma recarga de apenas um minuto é suficiente para até três horas de uso.

O maior porém é que ele não é muito adaptável para pessoas canhotas, como avaliamos no review do Logitech MX Vertical.

Logitech MX ERGO

Mouse ergonômico Logitech MX ERGO cinza no fundo branco
O mouse ergonômico Logitech MX Ergo conta possui trackball e bateria com boa autonomia (Fonte: Logitech)

O mouse ergonômico Logitech MX ERGO apresenta recursos extras bem interessantes, além de posicionamento dos botões que ajudam a confirmar um ótimo desempenho. Por focar justamente em ergonomia, ele dispõe de trackball em sua lateral esquerda, bem como um formato bem confortável que se ajusta às mãos.

Vale ainda mencionar sua bateria de 500mAh, que permite uma autonomia de cerca de quatro meses segundo o fabricante. Outro diferencial é a sua roda de rolagem, que permite inclinação para o lado e botões para ajuste de DPIs. Sua inclinação pode chegar a 20 graus, o que reduz substancialmente o esforço muscular se comparado aos modelos convencionais.

Mouse ergonômico com fio Razer Basilisk V2

Homem apoiando mouse ergonômico Logitech em uma mesa
O mouse ergonômico com fio da Razer garante boa performance para gamers (Fonte: Razer)

Com 11 botões programáveis, esse mouse ergonômico com fio da Razer é indicado para gamers que querem elevar sua performance de jogo. Isso permite mapear macros e demais funções secundárias sem maiores complicações.

Além disso, o modelo entrega um seletor em sua base inferior para ajuste do scroll. Isso faz com que os movimentos fiquem mais suaves ou, se preferir, mais tátil. Seu cabo também é bem flexível, com capacidade para diminuir o arrasto e manter os movimentos ágeis e fluídos. Por fim, ele possui 20.000 DPI, iluminação RGB e memória integrada para até cinco perfis.

Mouse Logitech MX Master 3

Outra boa opção para quem não abre mão de conforto é o mouse ergonômico MX Master 3 da Logitech. Ele contribui também com o aumento da produtividade, uma vez que dispõe de uma maior precisão e agilidade. Um dos motivos para essas características é a tecnologia exclusiva de rolagem eletromagnética MagSpeed, que permite não apenas boa performance como também um dispositivo silencioso.

Outro destaque fica por conta de seu sistema Flow, que basicamente garante que o periférico seja multiuso. É possível transferir arquivos e textos com velocidade para outros dispositivos, incluindo Windows e Mac. Por fim, ele entrega 4.000 DPI, sete botões programáveis, bateria recarregável de 5.000mAh e conexão por receptor USB e Bluetooth.

Mouse Razer Pro Click

Mouse ergonômico sem fio na cor branca em destaque
O Razer Pro Click é um mouse ergonômico idealizado em parceria com a Humanscale (Fonte: Razer)

Já o Razer Pro Click é um mouse ergonômico desenvolvido em parceria com a Humanscale, que é uma das maiores entidades especializadas em ergonomia do mundo. Essa união resultou em um periférico totalmente baseado em uma pesquisa voltada para fatores humanos. Por isso, ele confere bastante conforto, já que dispõe de um suporte mais amplo que se adapta à palma da mão.

Esse diferencial evita que o pulso precise permanecer apoiado na mesa, o que alivia a tensão e contribui para uma postura saudável. O modelo ainda entrega 16.000 DPI, proporcionando muito mais precisão mesmo em movimentos suaves. Por fim, sua bateria possui, segundo o fabricante, autonomia de 400 horas. Esse mouse ergonômico possui oito botões programáveis e a possibilidade de ser usado com ou sem fio.

Mouse Vertical Anker

Mão segurando o mouse ergonômico vertical preto em um fundo branco
O mouse ergonômico vertical Anker garante conforto mesmo depois de horas de uso. (Foto: Anker)

O modelo da Anker é um mouse ergonômico vertical e, por isso, o formato pode parecer um pouco estranho para algumas pessoas! Para ficar mais claro, a sensação é de estar olhando um mouse em pé, por exemplo. Essa proposta é muito recomendada para quem precisa usar o computador por longas horas, principalmente porque o formato vertical evita dores nas mãos e nos pulsos.

Ele dispõe de cinco botões e a barra de rolagem, além de um botão para ligar de desligar na parte inferior. Vale mencionar que esse modelo depende de duas pilhas do tipo AA para funcionar. Já sua conectividade é por meio de USB e nem mesmo é preciso instalar qualquer software para sua ativação. Por fim, o modelo entrega 1.600 DPI.

Observação: O mouse vertical é uma boa escolha para quem prioriza a ergonomia, entretanto, é válido destacar que é necessário um período de adaptação para esse formato. Por isso, não ignore essa “curva de aprendizagem” se você quer apostar nessa proposta de modelo!

Já que você conferiu toda a nossa lista com modelos de mouses ergonômicos, que tal investir em outros acessórios?

  • Para tirar o máximo de proveito do seu novo periférico, encontre também o melhor mouse pad para sua rotina!