Tapetes de yoga coloridos e enrolados um em cima do outro

Tapete de yoga: como escolher o melhor?

Existem critérios que ajudam na escolha do tapete de yoga ideal para cada pessoa. Confira quais são eles!

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Basta uma rápida pesquisa sobre tapete de yoga para perceber que não faltam opções para os mais diferentes gostos! Eles podem confeccionados em materiais como EVA, TPE ou BU, costumam ser divididos entre diferentes espessuras, e ainda variam bastante de preço entre si. Então, afinal de contas, como escolher o melhor tapete de yoga?

Antes de decidir entre o melhor custo-benefício, é importante ter alguns critérios em mente. E a boa notícia é que tomar uma decisão pode ser mais simples do que parece! Para garantir que nenhum detalhe fique de fora, convidamos a professora de yoga Maria Clara (@varandayoga). Com ela, montamos uma lista do que considerar ao escolher o tapete de yoga ideal. Veja só!

Aproveitando, que tal ver as nossas dicas de melhores tapetes de yoga do mercado? Confira clicando neste link!

Como escolher o tapete de yoga ideal?

Mulher desenrolando um tapete de yoga roxo no chão

Apesar de existirem várias marcas e modelos no mercado, a verdade é que o melhor tapete de yoga não é apenas um. Segundo Maria Clara, a escolha pelo item é sempre uma decisão pessoal de cada aluno, mas que deve ser feita seguindo algumas considerações.

"Com a prática de yoga alcançando cada vez mais pessoas, tivemos evolução também dos tipos de tapete que encontramos no mercado. Se isso te causa dúvida na hora de escolher, a dica é levar em conta tópicos de acordo com a rotina, prática e preferência", explica a professora.

Isso quer dizer que, embora os diferentes tipos de tapete de yoga possam confundir a cabeça no primeiro momento, toda essa variedade é um bom sinal. Justamente por conta do número amplo de opções, fica mais fácil escolher o mais indicado para o seu caso. E sobre a escolha, tudo vai depender do seu momento atual, de como você pretende praticar a yoga e do atenderia melhor a essas necessidades.

Está começando na prática? Separamos algumas posições de yoga para começar a fazer a atividade em casa!

Então, como escolher o melhor tapete de yoga? Veja 7 critérios importantes

Para deixar ainda mais claro, que tal uma lista completa com os critérios mais importantes? Se você ainda não tem esse item - ou está em busca de um novo - a gente te lembra o que é preciso ter em mente ao escolher o melhor tapete de yoga:

1. Local para prática da yoga

No dia a dia, você realiza sua prática em casa ou precisa se locomover até um estúdio? Segundo Maria Clara, essa é uma das primeiras perguntas a se fazer ao pesquisar pelo tapete de yoga. Isso porque existem modelos mais confortáveis quem planeja transportar o item com frequência - assim como opções mais robustas para quem pretende deixá-lo sempre no mesmo cômodo.

"No mercado, existem opções desde tapetes que pesam menos de 1kg, até tapetes que pesam 4kg. Estar atento a esse ponto é importante para que você não escolha um tapete inadequado para sua rotina", reforça a professora.

2. Estilo de yoga escolhido

Sabia que cada um dos estilos de yoga se adapta melhor a um modelo de tapete? Por exemplo, se você pratica uma atividade mais leve como Hatha Yoga, Yin Yoga e Yoga Restaurativa, não é necessário um colchonete tão aderente. De acordo com Maria Clara, nesse caso, o mais importante é que ele seja confortável.

"Por outro lado, se você prefere práticas mais intensas como Vinyasa Yoga, Rocket Yoga, Ashtanga Yoga, é importante prestar atenção em características como aderência e espessura do tapete", detalha.
Mulher fazendo yoga em casa com o notebook

3. Material do tapete de yoga

E por falar em características, o material escolhido para confeccção do tapete também precisa ser levado em consideração. Maria Clara destaca que, nesse critério, é importante priorizar escolhas mais ecológicas, que não causem danos a nossa saúde ou ao meio ambiente. Dentre essas alternativos temos:

- Tapete de yoga TPE: esse material vem ganhando cada vez mais espaço justamente por ser produzido de forma mais sustentável. Além disso, vale destacar que essa opção de tapete é mais confortável e aderente do que os de PVC, por exemplo.

"O tapete de TPE é ideal para práticas mais leves e moderadas. Atualmente, uns dos tapetes com melhor custo-benefício do mercado", sinaliza a professora.

Clique aqui e confira ofertas de tapete de yoga TPE!

- Tapete de yoga EVA: pouco aderentes tanto ao solo quanto às mãos, os tapetes de EVA podem deixar a desejar em conforto. No entanto, se você é um iniciante e pretende ficar nas posições mais simples da yoga por um tempo, ele pode ser uma opção mais barata e justa.

Prefere o tapete de yoga EVA? Veja neste link algumas opções!

- Tapete de yoga PU ou Borracha Natural: por outro lado, se o que você procura é aderência máxima, a dica da professora é optar por tapetes que possuem células abertas - ou seja, que absorvem a umidade.

"Com materiais como PU e Borracha Natural você tem a certeza de que não vai escorregar durante a yoga, mesmo quando estiver transpirando muito", explica.

Ficou interessado no tapete de yoga PU? Aproveite ofertas aqui!

Mulher fazendo yoga na sala

4. Espessura do tapete de yoga

O tapete de yoga pode ter a espessura de 2mm até 10mm. Na prática, os tapetes mais finos são também mais estáveis, já tapetes mais grossos são mais confortáveis. Quanto maior for a espessura, menor será o incômodo nas articulações ao apoiar os joelhos n colchonete durante alguma postura, por exemplo.

"O mais comum é um tapete entre 4mm e 6mm, garantindo o melhor equilíbrio entre conforto e estabilidade. Caso, ainda assim, você sinta incomodo nas articulações, é possível optar por mini tapetes ou pads para apoiar sem perder a estabilidade nas outras posturas", conta a professora.

5. Tamanho e textura do tapete de yoga

Ninguém gosta de ficar 'escorregando' ou indo para fora do tapete toda hora, não é? Para evitar esse problema, verifique largura e comprimento antes de fazer sua compra.

"A largura padrão é de 61cm, mas temos no mercado tapetes com 68cm de largura, o que é ótimo para termos espaço. Já o comprimento ideal é próximo de 180-190cm", detalha Maria Clara.

Já sobre textura, no geral, os tapetes de yoga possuem uma superfície macia e confortável. De todo jeito, não se esqueça de observar se o colchonete escolhido tem algum tipo de relevo. Tudo para se certificar de que que ele não irá trazer incômodo durante a prática.

6. Peso do tapete de yoga

Lembra que falamos sobre os tapetes de yoga variarem bastante de peso? Nesse caso, é importante saber que as opções de materiais mais leves são PVC e TPE. Assim, se você pretende transportar muito o seu tapete, eles são ideias para a rotina.

Já os tapetes com maior aderência são também os mais pesados, como os de borracha natural. Nesse caso, a dica da professora Maria Clara é ter uma bolsa para facilitar o transporte de um lugar para o outro.

Mulher enrolando o tapete de yoga rosa

7. Custo-benefício do tapete de yoga

Por último, mas não menos importante, entram os preços. Na prática, eles podem variar bastante, sendo os tapetes mais acessíveis de EVA (entre 50-70 reais), em seguida os de PVC (entre 90-150 reais), os de TPE (entre 190 até 400 reais) e os de PU e Borracha Natural (entre 350-700 reais). O melhor custo-benefício, nesse caso, vai depender do que você procura

"O mercado hoje oferece uma variedade grande de preço. Minha dica é: opte por escolher tanto um tapete que esteja alinhado com a sua prática e rotina, mas também de uma marca que apresente valores semelhantes aos seus", aconselha Maria Clara.

E caso você escolha continuar evoluindo na sua prática, a professora destaca que você pode adquirir os conhecidos 'yoga props'. Eles são acessórios que ajudam a evoluir em algumas posturas, ou até mesmo a dar um pouco mais de conforto durante o exercício.

"Neste grupo temos os bloquinhos, os cintos, as faixas, as rodas, os mini tapetes, etc. Tudo para que você possa aproveitar ao máximo os benefícios da prática de yoga", explica.

Que tal conferir algumas ofertas de bloco de yoga, por exemplo? Clique aqui e veja opções!