Mulher segurando halteres na academia

Musculação emagrece? Veja como o exercício pode ajudar no emagrecimento

Saiba se a musculação emagrece e confira os melhores produtos para começar a prática em casa

Raquel CarlettoRedatora

Publicado e atualizado 6 min. de leitura.

Compartilhe:

Você provavelmente já ouviu falar sobre os benefícios da musculação - especialmente para quem busca ganhar massa magra. Porém, uma dúvida costuma ser recorrente: será que musculação emagrece? Se a sua procura é por atividades físicas que ajudem a manter um estilo de vida saudável e auxiliem no emagrecimento, a boa notícia é que os treinos com peso entram na lista de opções indicadas!

Além de fortalecer o corpo, malhar ajuda também a acelerar o metabolismo e a queima de calorias. E você não precisa necessariamente ir à academia para alcançar os resultados: com alguns pesos como anilhas, caneleiras e até elástico para musculação, é possível montar uma academia particular em casa. Ficou interessado na ideia? Convidamos o especialista Lucas Moreira, que é personal trainer, para ajudar a entender como funciona a musculação para emagrecer e quais são seus benefícios!

Saiba também o que é e para que serve a caneleira nessa matéria!

É possível perder peso fazendo treino de força: veja porque musculação emagrece

Homem segurando anilhas pretas em casa

É normal associar perda de peso a exercícios aeróbicos como corrida na esteira elétrica ou pedaladas na bicicleta ergométrica. No entanto, de acordo com Lucas, apostar na musculação para emagrecer pode oferecer resultados ainda mais satisfatórios a quem busca o emagrecimento.

"Quando fazemos apenas uma dieta, ou uma dieta acompanhada de exercícios aeróbicos, temos uma perda de peso que não é necessariamente apenas de gordura, mas também de massa muscular. Já quando adicionamos exercícios de musculação, conseguimos perder gordura e, em alguns casos, ganhar massa ao mesmo tempo", explica o especialista.

Além disso, vale destacar que a musculação pode ser uma aliada do emagrecimento por outros dois motivos:

1. Musculação emagrece porque faz o corpo queimar calorias por mais tempo

Enquanto a maioria das atividades aeróbicas proporciona queima de calorias apenas durante o exercício, a musculação vai além. Sabia que pessoas que malham gastam energia até mesmo quando não estão treinando? Isso acontece porque, após exercícios que exigem força, nosso corpo inicia um processo de reconstrução dos músculos. É justamente nesse momento que organismo gasta mais calorias, tudo a fim de recuperar as fibras musculares.

2. Depois de malhar, nosso corpo usa a gordura como fonte de energia

Outro bom motivo para considerar a musculação para emagrecer está no fato da prática acelerar a queima de gordura no corpo após o treino. Funciona mais ou menos assim: durante o exercício com peso, nosso organismo busca os carboidratos como uma fonte de energia rápida para realizar as atividades. Já no pós-treino, durante a recuperação do corpo, ele passa a usar a gordura que fica entre os músculos na busca por energia para reparar os tecidos musculares.

Quais são os benefícios da musculação para emagrecer?

Pessoa amarrando o tênis antes de começar a malhar

Ao começar a prática dos exercícios físicos com peso, seja no caso da musculação para emagrecer ou para ganhar músculo, vai ser possível notar uma série de benefícios no corpo e mente. Além da perda de peso e mais definição no corpo, o especialista reforça que malhar ajuda na prevenção e controle de doenças, melhora de resistência corporal e condicionamento físico.

"A musculação ainda contribui para o como controle da pressão arterial, da glicemia, diminuição do colesterol ruim (LDL), aumento do colesterol bom (HDL), além dos benefícios mais conhecidos, como ganho de massa e tônus muscula", lembra Lucas.

Dentre os benefícios da musculação, vale destacar também o aumento da produção de endorfina no corpo. A liberação desse hormônio, que é responsável pela sensação de bem-estar, acontece quando há um sentimento de prazer ligado à atividade física. Assim, sentir alívio e relaxamento faz parte do processo de quem escolhe malhar para emagrecer.

Agora, é sempre bom lembrar: mesmo escolhendo a musculação para emagrecer, é fundamental apostar em uma boa bem equilibrada e, de preferência, elaborada por um profissional da nutrição. Além disso, Lucas indica uma boa conversa com o profissional de educação física que te acompanha, para que o seu programa de exercícios seja montado com foco no que você espera de resultado.

Quais são os melhores exercícios de musculação para emagrecer?

Homem segurando um halter com peso na academia

Musculação emagrece, agora você já sabe. Mas, embora os treinos com peso já ajudem no emagrecimento, existem alguns exercícios indicados como mais específicos de musculação para emagrecer.

"Uma boa dica para perder peso malhando é dar preferência para os exercícios multiarticulares. São aqueles que trabalham mais de uma articulação ao mesmo tempo, como o agachamento e o supino, por exemplo. Esses exercícios geram um gasto calórico maior e ativam mais fibras do corpo", destaca Lucas.

Além deles, existem também formas interessantes de praticar a musculação pra emagrecer através do treino HIIT ou em circuito. Por serem mais intensos, eles ajudam na perda de peso. Veja aqui embaixo como funcionam!

1. O treino HIIT

Já ouviu falar no treino HIIT? A palavra vem da expressão em inglês High Intensity Interval Training, que significa treino intervalado de alta intensidade. Como o nome já sugere, a ideia do HIIT é realizar exercícios intensos com intervalos curtos de descanso entre eles. Assim, a ideia é alcançar um gasto calórico maior, o que pode ajudar quem deseja malhar para emagrecer.

Alguns dos exercícios que podem ser feito num treino HIIT são as flexões, abdominais, agachamentos e elevação pélvica. Para realizá-los em casa, a dica é ter pelo menos um elástico de musculação e alguns halteres. Eles vão ajudam a intensificar os movimentos e garantir o máximo de aproveitamento dos exercícios. Ah! Também é importante usar roupas de academia confortáveis, assim, você terá mais conforto durante a prática.

Confira aqui as ofertas de roupas de academia para malhar de forma confortável!

2. Treino em circuito

Ainda duvida que o exercício de musculação emagrece? Então, experimente realizar as atividades com peso no modelo de circuitos! Assim como no treino HIIT, o objetivo da prática em circuitos é melhorar o condicionamento do corpo, proporcionando o aumento do gasto calórico e, assim, a perda de gordura.

Neste tipo de treino, exercícios como supino, agachamento e abdominal são realizados em sequência, sem descanso entre eles. Só depois de realizar uma série seguida de cada um deles é que você pode descansar cerca de 30 segundos antes de iniciar a série seguinte. Já imaginou quantas calorias é possível perder dessa maneira?

Montar uma academia em casa pode ajudar na constância da musculação para emagrecer

Itens de musculação em casa dispostos numa sala de estar

Mudar a rotina para ter hábitos mais saudáveis nem sempre é uma tarefa fácil, não é? Mas uma boa dica para manter a regularidade na musculação para emagrecer é montar a sua própria academia em casa. Assim, fica mais difícil usar desculpas como preguiça ou falta de tempo.

E a tarefa é mais simples do que parece: com poucos itens, já é possível começar se exercitar em qualquer cômodo do seu lar, quando e como você quiser.

"Os equipamentos mais indicados para quem quer fazer musculação em casa e deseja emagrecer são os aparelhos que podem executar mais de uma função, como as estações de musculação. Outros itens bem úteis são os halteres, barras, anilhas e elásticos, que são muito versáteis, permitindo que façamos muitos exercícios diferentes", destaca o personal trainer.

Clique aqui e confira dicas do que não pode faltar para começar a malhar em casa!

Assim, se você tiver bastante espaço em casa e alguma grana para investir, pode apostar numa estação de musculação. Antes, vale a pena conferir a nossa lista com os melhores modelos do mercado, como esse abaixo:

Outra ideia é investir num kit de halteres – aí você pode escolher a carga mais adequada para o seu nível de força. Você pode conferir aqui as melhores ofertas de anilhas e escolher a melhor para você.