Logo Zoom
Logo Zoom

Muitas pessoas desconhecem a real diferença entre cidades mapeadas e cidades navegáveis ao usar o GPS. E ter dúvidas sobre cada tipo de cidade pode impossibilitar a escolha ideal do navegador GPS, o produto que vai atender melhor às suas necessidades.

Pode-se dizer que a diferença entre as cidades é simples, mas essa compreensão é essencial para que suas expectativas sejam atendidas pelo aparelho escolhido. Isso, principalmente, porque quando se está perdido, é ao navegador GPS que se recorre. Então, as diretrizes que estarão disponíveis em cada produto precisam estar claras.

Cidade navegável ou mapeada para seu GPS?

As cidades mapeadas apresentam somente um mapa do ambiente, um mapa simples, semelhante ao que você encontraria no Google Maps, por exemplo. Eles não apresentam coordenadas ou direções específicas. Portanto, é possível que você não encontre todas as informações necessárias para alcançar o local desejado, bem como não irá encontrar indicações de rotas mais curtas, restaurantes ou hospitais. O número de cidades mapeadas muitas vezes é maior que o de cidades navegáveis, principalmente em modelos de GPS baratos.

Já as cidades navegáveis, além de mapeadas, possuem pontos de interesse (restaurantes, hotéis), marcações, radares e atualizações. São altamente completas e as chances de não se obter a informação (ou localização) desejada são mínimas. Normalmente, um GPS com cálculo de rotas possui um bom número de cidades navegáveis, já que esse recurso só é possível nesse tipo de mapa.

Além disso, muitas cidades navegáveis têm a opção de visualização do mapa em 3D. No GPS em 3D você enxerga o mapa com profundidade e perspectiva, como se visualizasse na mesma altura, vendo o relevo da rua e a altura dos prédios.

Fique atento às especificações do produto quando escolher o seu próximo GPS. Essa informação normalmente fica em destaque nas descrições e faça a melhor escolha!