Zoom indica em Notebook

Qual notebook ideal para jogar?

Se você quer comprar um notebook para jogos, saiba qual configuração é a melhor para rodar seus games.

Notebook para jogos
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Se você é fanático por games, sabe que os jogos não param de evoluir. A cada geração, os gráficos ficam melhores, a jogabilidade mais complexa e as histórias ainda mais atrativas. Muitos dos jogos de hoje são, inclusive, mais longos e garantem diversão por dias e dias.

Assim como a tecnologia dos jogos muda a todo vapor, os computadores também precisam ser potentes para lidar com tanta evolução técnica, como você pode perceber em um notebook para jogos. Antigamente, apenas os desktops tinham potência suficiente para isso. Hoje, os notebooks também possuem configurações avançadas para os games mais sofisticados. Mas é preciso escolher com cuidado, para não errar na hora da compra.

Para rodar jogos, você precisa prestar atenção nos requisitos do jogo. Se sua máquina não apresenta as configurações mínimas exigidas pelo game, está na hora de você comprar um computador novo. E por que não um notebook? Aqui você vai saber como escolher um notebook para jogos e rodar os seus jogos sem complicação.

Saiba como comprar um notebook para games

A regrinha básica é: quanto mais gigabytes (GB) de memória RAM, melhor. É comum encontrar máquinas com 4 GB de memória RAM, mas, na hora de escolher um notebook para jogos, para que seus games rodem com facilidade, prefira um notebook 6GB ou um notebook 8GB de RAM.

Veja notebooks com placa dedicada

A placa de vídeo do seu notebook para jogos precisa ter memória dedicada, ou seja, uma memória exclusiva, totalmente voltada para processamento de gráficos. Escolha um notebook com placa dedicada com no mínimo 1GB de memória para processamento, pois são as melhores pedidas para jogar sem engasgar.

Mas vale lembrar que existem outros fatores importantes na configuração do notebook para games que influenciam a capacidade de rodar jogos pesados (que vão exigir mais do seu computador). Por isso, sempre compare as especificações dos jogos com o que seu equipamento possui.

E não se esqueça do processador, outro item bem importante para o seu notebook para games rodar sem complicação. Um notebook Core i7, da Intel, é uma ótima opção para você se divertir com alto desempenho.

A Intel ainda dá uma forcinha para sistemas de algumas versões de seus processadores, como Intel Core i5 e i7 para portáteis. A tecnologia Turbo Boost fornece, automaticamente, velocidade extra ao processador quando necessário. Para ser ativado, é preciso que o notebook para jogos esteja dentro de alguns limites de operação, como número de núcleos ativos, consumo estimado de corrente e energia e temperatura do processador.

Ou seja, a frequência do notebook para jogos aumenta e ele tem desempenho e eficiência otimizados até seu limite, por determinado período de tempo, que varia de acordo com sua configuração.

Buscar um notebook para jogos que tenha gráficos avançados é geralmente mais caro do que um desktop com a mesma configuração. Você também paga pela mobilidade de carregar uma máquina poderosa para qualquer lugar.

Mas, para quem quer a praticidade de se divertir em diversos lugares (ao transportar a máquina para cá e para lá), um notebook para games será uma escolha bem interessante. E, com a sua configuração mais potente, o notebook ainda será útil para outras tarefas que exigem um desempenho maior.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em notebook