Black Friday
Logo Zoom
Logo Zoom

Você já pode ter se perguntado como somar no Excel, se utiliza o programa no seu dia a dia. Essa função básica facilita a vida de quem precisa organizar as informações nas tabelas.

Mas saiba que a fórmula para somar no Excel possui diversas variações, utilizadas para somar diferentes formatos de números. Desde horas até porcentagem são possíveis de serem somadas com uma fórmula fácil e simples.

E, caso você não tenha o Excel ativado no seu PC, poderá comprar uma licença de forma rápida. Aqui no Zoom nós separamos as melhores ofertas do Microsoft 365 Personal, o Microsoft Office 2019 Professional 32/64 bits e a opção de 6 licenças do Microsoft 365 Home 2019 com 1TB de armazenamento para cada. Veja abaixo:

Como fazer soma no Excel

Confira como fazer soma no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Se você utiliza o Excel para organizar suas informações, principalmente números, entender como somar no Excel é muito útil.

Imagine que você tenha uma sequência de informações, como as despesas do cartão de crédito e precisa ter uma visão geral da soma. Com uma fórmula simples, é possível, ao invés de somar número por número.

Para isso você deve selecionar a célula no final da coluna ou da linha com as informações que você deseja somar.

Selecione a célula no final da sequência de informações, como no exemplo (Foto/Hugo Iwaasa)

Na guia Página Inicial, ao lado direito, você poderá encontrar o botão que irá fazer a soma. Clique sobre o símbolo que aparece na imagem abaixo

Clique sobre o botão para inserir a fórmula de soma no Excel (Foto/Hugo Iwaasa)

Ao clicar sobre o botão, será inserida a fórmula de soma no Excel. A fórmula irá reconhecer automaticamente o intervalo dos números.

A fórmula para somar no Excel irá ser inserida reconhecendo o intervalo (Foto/Hugo Iwaasa)

Aperte o botão de Enter e pronto! O Excel já terá feito a soma automaticamente para você!

A soma estará pronta após apertar o Enter com a fórmula (Foto/Hugo Iwaasa)

Mas se você não quiser selecionar o botão de auto-soma, na guia Página Inicial, é possível inserir o comando de soma manualmente.

Para somar, digite em uma célula em branco =SOMA(). Dentro dos parenteses, você deverá inserir as células que serão somadas. Caso seja um intervalo sem interrupções, você inserir a primeira e a última célula, separando pelo sinal de dois pontos, “:”.

Como exemplo, podemos usar a fórmula =SOMA(A2:A5), que é o intervalo do exemplo anterior.

Como somar horas no Excel

Veja como somar horas no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A lógica para somar horas no Excel é muito parecida com o exemplo anterior, mas temos que formatar as células para que elas reconheçam as informações como horas e minutos, ao invés de números decimais.

O Excel entende como hora e minutos o formato “00:00” onde antes dos dois pontos são as horas, no formato de 24 horas, e os minutos após os dois pontos.

Com esse entendimento, caso você queira somar as horas você pode somar com a fórmula “=célula 1 + célula 2” e obter o resultado.

Para somar até 24 horas no Excel

Vamos ao exemplo. Suponha que você queira somar quantas horas e minutos são necessários para concluir duas tarefas. A primeira tarefa levará 6 horas e 45 minutos e a segunda 9 horas e 30 minutos.

No Excel, você irá inserir as informações, no formato que passamos acima.

Separe as tarefas em duas células diferentes (Foto/Hugo Iwaasa)

Na coluna que deseja somar, você irá digitar =SOMA(B2+B3), assim como no caso anterior.

O Excel já irá reconhecer e somar, dando o resultado no formato 24 horas.

O resultado é apresentado automaticamente (Foto/Hugo Iwaasa)

Para somar mais de 24 horas no Excel

Mas e se as somas das atividades ultrapassarem 24 horas? Há uma configuração extra que você deverá fazer para que o Excel entenda os números.

O processo para fazer a soma é igual ao anterior, mas, na célula que for apresentado o resultado, é necessário configurar a formatação. Veja como fazer:

Passo 1. Na guia Página Inicial, no grupo Células, escolha a opção Formatar e escolha Formatar Células.

A opção é a última do menu suspenso (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 2. Na opção Formatar Células, selecione Personalizado. Na caixa Tipo, digite [h]:mm;@ e escolha OK.

Essa formatação irá permitir que o resultado ultrapasse as 24 horas, mas entendendo se tratar de horas e minutos.

É necessário configurar a exibição da célula de resultado (Foto/Hugo Iwaasa)

Como somar porcentagem no Excel

Veja como somar porcentagem no Excel (Foto: Reprodução/Shutterstock)

A fórmula para somar no Excel quando falamos em porcentagem é a mesma dos exemplos anteriores. Aqui, também é necessário configurar as células para que reconheçam que as informações são porcentagens.

Passo 1. Para formatar a células para entender os números como porcentagens, na guia Página Inicial, no grupo Células, escolha a opção Formatar e escolha Formatar Células.

Acesse as opções de formatação da célula (Foto/Hugo Iwaasa)

Passo 2. Na janela que for aberta, selecione Porcentagem em categorias.

Dica: É importante lembrar que, para o Excel reconhecer o número como porcentagem, é necessário separar as casas decimais com “,”, como por exemplo, 46,78 que irá se tornar 46,78% após a formatação da célula.

Selecione a opção Porcentagem para formatar corretamente as células (Foto/Hugo Iwassa)

Passo 3. Para fazer a soma de porcentagem no Excel, basta inserir o comando “=SOMA(células a serem somadas)”. No exemplo, o comando fica =SOMA(B2:B3).

O comando para soma é o =SOMA(intervalo das células) (Foto/Hugo Iwaasa)

Como usar a fórmula SOMASE no Excel

A fórmula SOMASE é muito útil para somar intervalos baseados em uma única condição. Um exemplo é saber o total de vendas feitas em determinada região do Brasil.

A estrutura da fórmula é simples e muito fácil de ser feita. Vamos explicar para você:

=SOMASE(intervalo da condição; condição; intervalo da soma)

No exemplo que citamos acima, vamos imaginar que queremos saber as vendas na região SUDESTE. O primeiro ponto é o intervalo da condição, ou seja, a coluna que indica a condição a ser filtrada, no nosso caso, a região do país.

A condição é o segundo critério e vai depender de qual dado você deseja filtrar. No nosso caso, Sudeste. A última condição é o intervalo da soma, ou seja, as células que deverão ser consideradas no cálculo.

Na fórmula do exemplo, temos: =SOMASE(a2:a11;Sudeste;C2:C11)

A fórmula SOMASE é muito útil no dia a dia (Foto/Hugo Iwaasa)

Como usar a fórmula SOMASES no Excel

A fórmula SOMASES é semelhante ao SOMASE do exemplo anterior, mas abrange mais de uma condição.

Usando o exemplo anterior, imagine que além do Sudeste, também queremos saber somente as vendas de Carne. A estrutura da fórmula é semelhante, sendo:

=SOMASES(intervalo da soma, intervalo da condição 1; condição 1; intervalo da condição 2; condição 2; ...)

Assim, o intervalo da soma muda de posição, ficando logo após o primeiro parentese. O intervalo da condição 1 são as células que indicam a região.  A condição 1 é o termo que queremos filtrar.

O mesmo vale para o intervalo da condição 2 e a condição 2 de fato, onde iremos filtrar a “Carne”.

Na nossa fórmula, temos: =SOMASES(C2:C11;A2:A11;"Sudeste";B2:B11;"Carne")

Como resultado, temos todas as vendas de Carne da região Sudeste. O SOMASES não possui limite de condições, então para obter resultados com diversos filtros, a fórmula é muito útil.

O SOMASES não possui limite de condições em sua fórmula (Foto/Hugo Iwaasa)

Se você tem dúvidas sobre como instalar o pacote Office, como fazer gráfico no Excel, ou como fazer tabela no Word, pode clicar nos links que temos artigos dedicados para te ajudar!

Leia mais sobre
Publicidade