GeForce RTX 2060 Super vs AMD RX 5700: qual é a melhor placa de vídeo?

Os dois modelos estão na categoria intermediária, mas entregam alto desempenho, rodando jogos no ultra em Quad HD (4K)

GeForce RTX 2060 Super vs AMD RX 5700: qual é a melhor placa de vídeo?
Ricardo BergherEditor(a)

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Quer ter uma placa de vídeo para rodar jogos mais pesados com os gráficos no ultra, muitos quadros por segundo e em Quad HD? Ou você precisa de uma GPU para trabalhar com edição de vídeos complexos? Existem boas opções de compra para usuários exigentes, entre elas o modelo da Nvidia, a GeForce RTX 2060 Super, e de sua concorrente, a AMD Radeon RX 5700. Ambas apresentam uma performance semelhante, mas com diferença no preço.

A Radeon RX 5700 da AMD foi lançada em 2019 e veio para competir com as placas de vídeo de alto desempenho da concorrente Nvidia. O produto foi lançado com um preço mais baixo que os do modelo GeForce e desempenho semelhante. Enquanto a GeForce RTX 2060 Super é uma versão atualizada e otimizada da RTX 2060. O modelo Super da GeForce também foi lançado em 2019.

Vamos dissecar para você as características e a performance de cada placa, para que no fim, você consiga descobrir qual delas se enquadra melhor no seu perfil. Confira abaixo a ficha técnica dos dois modelos:

Leia também: RTX 2080 e 2070 Super para notebooks: o que esperar das GPUs da Nvidia

a partir de:R$ 3.373,90

a partir de:R$ 2.500,00

Marca
Galax
PowerColor
Modelo
26ISL6HP39SS
G00319000G
Linha
GeForce
Radeon
Série
RTX
RX
Versão
2060 Super
5700
Fabricante do Chipset Gráfico
NVIDIA
ATI
Velocidade de Clock
1.665 MHz
1.465 MHz
Memória de Vídeo
8 GB
8 GB
Modelo da Memória
GDDR6
GDDR6
Interface de Memória
256 Bits
256 Bits
Interface
PCI Express
PCI Express
Portas
Display Port, HDMI, DVI
Display Port, HDMI
Recursos
DirectX12, OpenGL 4.6, HDCP, Suporte a Realidade Virtual, (VR), Multi Monitores
Multi Monitores, Suporte a Realidade Virtual, (VR), DirectX12, OpenGL 4,5, OpenCL
Ofertas
Ver preçosVer preços

Desempenho gráfico: RTX 2060 Super tem suporte à Ray Tracing

As duas placas de vídeo possuem a mesma memória de 8 GB em GDDR6 conectadas ao processador gráfico por uma interface de 256 bits. A RX 5700 possui a nova arquitetura da AMD, RDNA, que a fabricante promete entregar melhor controle de temperatura e desempenho.

A RTX 2060 Super possui a arquitetura NVIDIA Turing, que tem como características um maior número de cores e mais velocidade de processamento gráfico. A fabricante afirma que o desempenho da nova arquitetura supera em até seis vezes as placas com a NVIDIA Pascal Série 10.

A GeForce possui Ray Tracing, tecnologia que utiliza núcleos direcionadas para renderização de raios luminosos em situações específicas e em tempo real, não utilizando o desempenho geral da GPU para otimizar gráficos.

Nesses casos, a RTX 2060 S entrega uma performance superior devido ao recurso extra. Para o uso em jogos, seja em 1080p ou 1440p, as GPUs apresentam performances semelhantes, sendo o modelo da Nvidia superior em alguns jogos e o da AMD em outros, como atestado pelo site UserBenchmark.

Quando o assunto é FPS (quadros por segundo), a RTX 2060 Super consegue alcançar taxas mais elevadas com boa estabilidade. Embora a RX 5700 não fique muito atrás, porque consegue ultrapassar a RTX 2060 Super em alguns títulos e com boa estabilidade também. Segundo a comparação do User Benchmark, a placa da AMD entrega uma melhor definição em gráficos multi textura do que a RTX 2060 Super. Vale lembrar que as placas já rodam jogos em 4K, mas com FPS mais baixo (menos de 60).

RTX 2060 Super leva a melhor em diversos pontos. (Foto: Divulgação/Nvidia)
RTX 2060 Super leva a melhor em diversos pontos. (Foto: Divulgação/Nvidia)

Desempenho em renderização: Nvidia leva a melhor na edição de vídeos

Quem procura uma placa de vídeo para trabalhar com edição de vídeos ou com o pacote Adobe, vai encontrar ótimos resultados nos dois modelos. Ambas possuem especificações superiores ao que essas atividades exigem de processamento gráfico. Uma placa de alto desempenho vai interferir mais para quem trabalha com modelagem e edição em 3D. Nesses casos, o modelo da Nvidia vai se comportar melhor que o da AMD.

Custo-benefício: RTX 2060 Super é um pouco mais cara, mas vale mais a pena

Por uma pequena margem de diferença, a GeForce RTX 2060 Super se mostra superior à Radeon RX 5700 e tem a vantagem de possuir a tecnologia de Ray Tracing, entregando uma renderização melhor do jogo em tempo real. Ainda que a RX 5700 da AMD seja uma excelente placa e possa ser encontrada mais barata do que a RTX 2060 Super, vale a pena investir um pouco a mais na GeForce.

Além de atualmente a diferença de preço entre as placas ser pequena, a tecnologia extra de Ray Tracing presente no modelo da Nvidia faz com que a placa acompanhe por mais tempo as evoluções nos jogos, evitando trocas prematuras de GPUs por desatualização.

Fontes: PCMag, UserBenchmark, Nvidia, AMD, The Verge

Confira outras ofertas da GeForce RTX 2060 Super no Zoom:

Confira outras ofertas da Radeon 5700 no Zoom:

Leia também: