Intel UHD Graphics 620 é boa? Análise da placa de vídeo integrada
Análise de ficha técnica da placa de vídeo integrada Intel UD Graphics 620 com informações sobre a especificação técnica, desempenho em jogos e preço.
A Intel UHD Graphics 620 é uma placa de vídeo integrada que acompanha os processadores Intel Core i3, i5 e i7 a partir da oitava geração. Presente em muitos notebooks, a GPU é uma alternativa para quem procura um dispositivo com placa de vídeo, mas não tem dinheiro para investir nos modelos com placa dedicada.
Para o usuário que não precisa de máximo desempenho, a Intel UHD Graphics 620 vai atender para rodar jogos leves e indies, editar vídeos não muito pesados e navegar na internet. Para saber se GPU da Intel se adequa ao seu perfil, vem com a gente!
Ficha técnica da Intel UHD Graphics 620
- Lançamento: 09/2017
- Linha: UHD
- Série: Graphics
- Modelo: 620
- Fabricante: Intel
- Velocidade do clock: 300 - 1150MHz
- Memória de vídeo (VRAM): não especificado pela fabricante
- Módulo da memória: DDR3 e DDR4
- Interface da memória: 64/128 bits
- Interface da placa: Integrada ao processador
- Portas: eDP/DP/HDMI/DVI
- Recursos: DirectX 12, Open GL 4.5, Intel Clear Video HD e Intel InTru Tecnologia 3D.
A Intel UHD Graphics 620 é uma placa de vídeo que trabalha em conjunto com o processador, portanto, suas configurações mudam conforme o modelo. A memória de vídeo, VRAM, é compartilhada com a memória RAM do notebook. Então os valores podem variar, já que a informação não é divulgada pela fabricante.
A velocidade base de clock é de 300MHz e o boost clock alcança 1050MHz. O módulo da memória pode ser DDR3 ou DDR4 e a interface de memória pode ser de 64 ou 128 bits.
Desempenho em jogos
A Intel UHD Graphics 620 tem um desempenho limitado para jogos, mas ainda assim é capaz de rodar títulos famosos. Jogos competitivos como CS:GO, Fortnite, PUBG tem média de FPS em torno de 30 quadros por segundo, enquanto League of Legends chega aos 50 FPS de média, segundo o site UserBenchmark.
A performance é melhor com a resolução em HD (1280 x 720 pixels) e alguns jogos podem rodar com os gráficos no médio. Em Full HD (1920 x 1080 pixels), dificilmente as configurações gráficas poderão sair do mínimo.
Desempenho em renderização
A placa pode ser utilizada para trabalho, mas apenas para edição de vídeos leves. Segundo o site UserBenchmark, a média de frames por segundo em renderização múltipla fica na casa dos sete, valor considerado baixo e que não garante muita velocidade na renderização.
Por ser compartilhada, a memória de vídeo fica comprometida e a GPU não é recomendada para modelagens 3D ou softwares pesados da área de engenharia e arquitetura.
Preço
A vantagem de uma placa de vídeo integrada está no seu preço e com a Intel UHD Graphics 620 não é diferente. É possível encontrar modelos de notebook com processadores Intel com a GPU integrada por menos de R$ 4.000,00.
Porém, a performance da placa é reduzida e, dependendo do uso, pode ser insuficiente. Nesse caso, vale a pena guardar um pouco mais de dinheiro para comprar um modelo com placa de vídeo dedicada que é mais potente.
A Intel UHD Graphics 620, enquanto placa de vídeo integrada ao processador, atende às expectativas. Ela roda jogos, mesmo que não seja com a qualidade gráfica no máximo, e tem melhor performance em HD (1280 x 720 pixels).
Para trabalhar, não é um modelo recomendado, já que a memória RAM compartilhada não é suficiente para edição de vídeo pesados, modelagem 3D e softwares de arquitetura e engenharia.
Para quem não pode gastar mais, mas ainda assim quer um notebook com placa de vídeo para um uso casual, a Intel UHD Graphics 620 vai entregar a possibilidade de rodar jogos sem gastar muito dinheiro. Contudo, se o seu objetivo é um pouco mais de robustez e performance, vale guardar mais um pouco de dinheiro e adquirir um modelo com placa de vídeo dedicada que garante mais desempenho.