Logo Zoom
Logo Zoom

A RTX 3070 Ti foi uma das novidades da Nvidia durante o segundo semestre de 2021. Ela até tem algumas evoluções em relação à sua “irmã mais velha”, a RTX 3070, mas a diferença não é muito grande.

Entre as características, a que mais chama a atenção é a moderna arquitetura Ampère, que vem sendo usada nas GPUs mais recentes da Nvidia. Ela apresenta uma performance até 50% maior do que a arquitetura Turing, mesmo com um consumo bem menor de energia.

Outra evolução é o padrão GDDR6X para a memória VRAM. Esse padrão é uma evolução do GDDR6 padrão, com 30% mais desempenho.

Se todos esses termos parecem difíceis para você, eles significam que a RTX 3070 Ti tem tecnologias atuais e modernas. O modelo oferece alto desempenho, alta velocidade e excelente capacidade de melhorar o processamento gráfico, sendo capaz até de rodar games em 1440p e 4K.

Agradou? Você pode procurar as melhores ofertas da RTX 3070 Ti no catálogo ou olhar as vitrines abaixo que selecionamos. De qualquer forma, continua lendo que vamos juntos analisar em detalhes a placa de vídeo.

Especificações técnicas da RTX 3070 Ti

A RTX 3070 Ti pode chegar a 1.770MHz no seu modo turbo (Foto: Shutterstock)

A placa de vídeo RTX 3070 Ti tem 8GB de memória RAM no padrão GDDR6X. Como já explicamos, esse é um padrão moderno e que oferece excelentes velocidades. A memória opera em 19Gbps (gigabits por segundo).

Por falar em velocidades, essa GPU tem um clock básico de 1.575MHz. No entanto é possível chegar a até 1.770MHz quando for necessário entrar no modo turbo.

Em relação aos núcleos, 6.144 núcleos CUDA, 48núcleos RT e 192 núcleos Tensor. Essa é uma característica que confere ao processador gráfico uma ótima capacidade de processamento e ajuda a explicar as velocidades que essa peça pode alcançar.

A interface de 256 bits é responsável pela comunicação com a memória RAM. Essa troca de dados é realizada a uma velocidade de 608,3GB/s (gigabytes por segundo). Excelente para quem espera encarar o games mais modernos em resoluções mais altas.

Desempenho em jogos da RTX 3070 Ti

Os parâmetros citados acima são suficientes para encarar jogos em alta resolução. Segundo a Nvidia, os Tensor Cores (especializados em AI) fornecem um aumento de velocidade aos games sem comprometer a qualidade da imagem.

Ao mesmo tempo, os 48 núcleos RT (específicos para Ray Tracing) otimizam a iluminação dos vídeos. Isso torna a experiência mais imersiva e visualmente mais bonita.

Tudo isso, somado à arquitetura Ampère que garante um alto poder de processamento, garante à RTX 3070 Ti uma performance adequada para rodar games. Você pode chegar facilmente a 1440p com o fps (frames por segundo) bem alto; ou ainda à resolução 4K, reduzindo o fps. Contudo, na comparação com a RTX 3070, ela não apresenta grandes vantagens de desempenho nos jogos.

Desempenho em renderização da RTX 3070 Ti

A RTX 3070 Ti proporciona encarar games até em 4K, além de ter ótimo desempenho em outras funções (Foto: Shutterstock)

A maioria das placas de vídeo é focada nos games. Claro, essa é uma questão comercial, uma vez que os consumidores estão bem inseridos nesse mercado. No entanto, uma boa placa de vídeo também precisa ter desempenho em renderização.

Inúmeros profissionais demandam esse desempenho. Tarefas como editar vídeos, manipular imagens em 3D e simular inteligência virtual, entre outras atividades, exigem um poder maior de processamento gráfico.

A boa notícia é que a RTX 3070 Ti tem uma excelente entrega para essas tarefas. Além do Ray Tracing que já citamos, ela também tem o recurso de inteligência artificial DLSS 2.0. Ese é o Deep Learning Supersampling, um recurso que otimiza a qualidade gráfica e corrige serrilhados nas bordas de objetos.

A tecnologia já existia em GPUs anteriores, e na prática renderiza em uma qualidade menor para depois aumentar a resolução. Por exemplo, faz uma renderização em Full HD e depois transforma a imagem em 4K, via Inteligência Artificial. Garantia de um bom ganho de tempo.

Consumo de energia da RTX 3070 TI

Esse é mais um ponto crucial da escolha da melhor placa de vídeo. Quanto melhor a eficiência energética, melhor o desempenho da placa. Outra vantagem é que um consumo reduzido da energia é aliado do desempenho, já que evita que a peça aqueça muito.

No caso da RTX 3070 Ti, ela precisa de 290 Watts para funcionar em plena capacidade. A fabricante orienta ao usuário usar uma fonte com peo menos 750 Watts.

A RTX 3070 convencional consome um pouco menos de energia, já que necessita de 220 Watts de energia para operar em sua capacidade máxima e demanda uma fonte de pelo menos 650 Watts.

Conclusão sobre RTX 3070 Ti

A RTX 3070 Ti é uma placa de vídeo que atende até usuários muito exigentes (Foto: Shutterstock)

A RTX 3070 Ti é uma placa potente com 8GB de memória e isso é necessário para tarefas mais pesadas. Além disso, ela conta com uma boa quantidade de núcleos, é capaz de rodar jogos até em 4K e apresenta uma boa velocidade para renderização.

Sempre que falamos sobre tecnologia, um bom desempenho como esse apresentado pela GPU significa um preço maior. Então, se por um lado ela apresenta uma performance que agrada tanto em jogos como em tarefas do trabalho, por outro ela também exige uma capacidade de investimento maior.

Caso o orçamento do usuário esteja mais folgado, vale a pena sim investir na RTX 3070 Ti da Nividia. Mas pense bem: se você não precisa de um poder de processamento gráfico tão alto, dá para escolher um modelo mais simples e economizar um bom dinheiro.

E, se essa não é a placa de vídeo que você procura, siga a sua pesquisa e conheça o nosso artigo com a comparação do desempenho das placas de vídeo 8GB.