Logo Zoom
Logo Zoom

Se você está procurando uma placa de vídeo, a Radeon RX 5600 XT é uma boa opção. Seja para dar um upgrade na sua máquina ou começar um setup do zero, esse modelo garante excelente eficiência.  

Muito procurada por gamers e profissionais que precisam de uma boa placa de vídeo, a RX 5600 XT é indicada para os dois usos.

Os preços das placas de vídeo ainda estão altos, por conta da pandemia e a falta de componentes no mercado. Nós fizemos uma matéria sobre o porquê dos preços altíssimos das placas de vídeo.

Nós também temos outros artigos de análise de placa de vídeo. Você pode conferir todos os detalhes da Radeon RX 5500 XT, os detalhes da RX 570 e os detalhes da RX 580.

Listamos também os melhores modelos de placa de vídeo da AMD e os melhores modelos de placa de vídeo em 2021, caso você tenha interesse em conferir.

Agora, vamos analisar a RX 5600 XT, uma boa GPU da AMD. Vem com a gente!

Especificações técnicas da RX 5600 XT

As especificações técnicas da RX 5600 XT dão conta de muitas atividades (Foto: Divulgação/AMD)

A placa de vídeo RX 5600 XT é uma placa com 6GB de memória, sendo capaz de reproduzir games em 1080p (1920x1080p) de resolução, sem perda de desempenho.

O modelo possui 36 unidades computacionais, com um desempenho de computação de precisão de pico único de 7.19 TFLOPs, frequência de 1375Mhz, com um boost de até 1560Mhz, dando potência a versatilidade à placa.

Com conexão DisplayPort 1.4 e HDMI 4K, o modelo possui velocidade de 12Gbps da memória, com uma largura máxima de banda da memória de até 336G/s.

É necessária uma fonte de no mínimo 550W para suportar a placa, que exige 150W para funcionar corretamente.

Desempenho em jogos da RX 5600 XT

Confira o desempenho da RX 5600 XT em jogos (Foto: Divulgação/AMD)

A RX 5600 XT é uma placa muito segura para o desempenho em jogos. Ela foi projetada para suportar os games em 1080p (1920x1080p), garantindo o máximo desempenho e mais taxas de frames, além do tempo de resposta ser ultrarrápido.

A arquitetura RDNA foi desenvolvida para melhorar o desempenho, pois permite um projeto mais compacto, com desempenho mais rápido, maior eficiência e escalabilidade. Junto desta tecnologia, temos as funções de FidelityFX, Radeon Image Sharpening 3 e Integer Display Scaling 6 extraem a máxima potência da placa.

O FidelityFX utiliza tecnologias de aumento de descala de ponta para dar maiores taxas de quadro ao game, sem perder a qualidade visual. É uma resposta da AMD ao Ray Tracing da NVIDIA.

O Radeon Image Sharpening 3 é um algoritmo de nitidez que adapta o contraste das imagens em tempo real, ao mesmo tempo que restaura a clareza dos visuais que podem sofrer perda de detalhes durante a jogatina.

Já o Integer Display Scaling 6 é uma tecnologia que dimensiona as imagens na tela para que games com visuais retrô tenham mais nitidez em seus pixels, trazendo estes games para a realidade dos monitores mais avançados.

Também é destaque da placa o software responsável pela gestão e configurações. O Radeon Software Adrenalin 2020 Edition mantém os drivers da placa atualizados, dando máxima potência e otimizando os games para que tenham mais frames e qualidade da imagem.

Games como CSGO, Fortnite, Gears 5 e Red Dead Redemption 2 rodam com resolução de 1080p, com ótimas taxas de quadros por segundo, mantendo a média de pelo menos 60 quadros na qualidade máxima e resolução Full HD.

Desempenho em renderização da RX 5600 XT

Confira o desempenho da RX 5600 XT na renderização (Foto: Divulgação/AMD)

O desempenho em renderização da RX 5600 XT é muito satisfatório. Na renderização de vídeos, a placa possui o quarto melhor índice, dentre os oito modelos analisados. Ela mantém o mesmo desempenho na renderização de materiais mais pesados, como projetos de modelagem 3D, sendo também a quarta melhor opção dentre oito modelos analisados.

Os modelos analisados nessa categoria foram:

  • ASUS ROG Strix RX 5700 OC
  • Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC Overclocked
  • NVIDIA GeForce RTX 2060
  • Gigabyte RX 5600 XT
  • Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC
  • EVGA GeForce GTX 1660 Ti XC Gaming
  • MSI Radeon RX 5500 XT Gaming X 8GB
  • ASRock Phantom Gaming X RX 590 8GB

Esse bom desempenho é a soma de diversas configurações da placa, como os 64 ROPs e o bom desempenho de computação de precisão de meio pico de 14.38 TFLOPs. A interface da memória de 192 bit também ajuda na renderização de projetos.

Consumo de energia da RX 5600 XT

Veja o consumo de energia da RX 5600 XT (Foto? Divulgação/AMD)

A RX 5600 XT exige uma alimentação de 150W para funcionar perfeitamente. A recomendação da AMD é de uma fonte de pelo menos 550W, que irá suportar não apenas a GPU como os outros componentes do computador.

Dos modelos de placa de vídeo da mesma categoria da RX 5600 XT, ela teve um desempenho semelhante aos modelos mais econômicos, exigindo apenas cerca de apenas 2,9% de energia a mais em testes de uso normal.

Como parâmetro, os modelos NVIDIA GeForce RTX 2060, MSI Radeon RX 5500 XT Gaming X 8GB, Gigabyte RX 5600 XT Gaming OC e EVGA GeForce GTX 1660 Ti XC Gaming tiveram um consumo de energia de 68 unidades de consumo, enquanto a RX 5600 XT teve um consumo de 70 unidades de consumo.

Já nos testes que exigem mais potência da placa, como os jogos e renderização 3D, a placa exigiu mais energia. Comparada ao modelo mais econômico nesta categoria, a  EVGA GeForce GTX 1660 Ti XC Gaming, que teve um consumo de 209, a RX 5600 XT teve um consumo de 251, sendo 24,4% menos eficiente energeticamente.

Não é uma diferença tão alta, mas essa informação deve ser levada em conta na hora da escolha do modelo da sua placa de vídeo.

Conclusão sobre a RX 5600 XT

Confira se a RX 5600 XT vale a pena (Foto: Divulgação/AMD)

A RX 5600 XT é uma boa placa de vídeo, classificada como intermediária. Muito estável e silenciosa, os gráficos dos jogos são muito satisfatórios, com ótimas taxas de quadros por segundo.

Na renderização, o modelo também não faz feio, apresentando bom resultado. O consumo de energia é aceitável para uma placa desta categoria.

O ponto negativo desta placa é a pouca margem para overclock, sendo até inviável forçar a placa ao seu máximo para extrair o máximo de clock. Isso pode prejudicá-la no longo prazo para poucos resultados práticos.

Se você estiver procurando uma placa de 6GB de capacidade, o modelo possui um bom custo-benefício, apesar da alta de preços da categoria de placas de vídeo que vivemos.