Logo Zoom
Logo Zoom

A AMD já se prepara para o lançamento da linha de processadores Ryzen 4000 em 2020. Contudo, desta vez a versão para notebook do chip chegará ao público antes da edição para computadores de mesa. O carro-chefe dessa nova linha será o Ryzen 7 4800U, que vem com oito núcleos, dezesseis threads, e velocidade de clock que pode variar entre 1,8 GHz e 4,2 GHz. A data de lançamento e o preço ainda não foram divulgados pela fabricante.

O Zoom reuniu as principais informações sobre a linha de processadores. Confira, a seguir, os detalhes da arquitetura, a performance e o desempenho gráfico dos novos Ryzen 4000. Além disso, explicaremos a nomenclatura dos chips e como diferenciá-los.

Leia também: MacBook Pro 2020 pode ter processador Ryzen, aponta rumor

AMD promete mais performance em processadores Ryzen 4000

O grande destaque da nova linha de processadores da AMD é o ganho de performance em comparação com gerações anteriores. Em relação à concorrência, a AMD promete uma performance superior aos processadores de décima geração da Intel, seu principal concorrente. A arquitetura dos chips ainda será a Zen 2, que também foi usada nos Ryzen 3000. Contudo, a fabricante usará a litografia de 7nm pela primeira vez.

A vantagem da litografia de 7nm é a possibilidade de ter baterias com maior autonomia, pois o sistema de refrigeração do notebook é mais compacto. Já o Zen 2 é o nome dado à segunda geração de arquitetura de processadores da AMD e fez grande sucesso quando foi lançado em 2019.

AMD promete que a linha Ryzen 4000 será mais poderosa que os processadores Intel de 10ª geração (Foto: Divulgação/AMD)

Mais desempenho gráfico na placa de vídeo integrada Vega

A AMD também apresentou a nova placa de vídeo integrada Vega com tecnologia SmartShift, que desloca dinamicamente o poder em seu sistema para aumentar o desempenho para a tarefa a ser realizada.

Nesse sentido, uma das principais melhorias da nova série AMD Ryzen 4000 para notebooks será na GPU integrada. A empresa promete um aumento de até 28% em relação ao modelo Ice Lake da Intel quando se trata de desempenho gráfico.

Placa de vídeo integrada Vega dos Ryzen 4000 devem exibir taxas de quadro por segundos maiores em jogos. (Foto: Divulgação/AMD)

AMD Ryzen 4000: novos processadores são divididos em três categorias

Os novos processadores AMD Ryzen 4000 serão divididos em três categorias: U-Series, H-Series e Pro-Series. A U-Series será focada em notebooks ultrafinos, a H-Series é mais voltada para o público gamer e a Pro-Series para profissionais que precisam utilizar uma capacidade de processamento maior, como designers 3D.

U-Series

Os processadores da U-Series abrangem modelos de quatro núcleos e quatro threads até oito núcleos e dezesseis threads na versão mais avançada. Além disso, essa série vem com um TDP configurável que varia entre 12W e 25W.

Será a primeira vez em que oito núcleos e 16 threads se comprimem em dispositivos finos e leves, o que traz um grande avanço para a categoria dos notebooks. Além disso, os novos chips vêm com o mecanismo gráfico Navi de 7nm redesenhado que, segundo a empresa, aumenta o desempenho de energia.

Com oito núcleos, dezesseis threads, uma base de 1,8 GHz e uma velocidade de clock de 4,2 GHz, o modelo Ryzen 7 4800U é o mais avançado dessa categoria e promete uma performance eficiente e muito além da geração anterior da AMD.

Veja abaixo um resumo das principais características dos modelos de processadores da U-Series da AMD Ryzen 4000:

H-Series

A H-Series da AMD Ryzen 4000 possui uma faixa configurável de TDP que se estende de 35W a 45W, com um consumo de energia nominal de 45W e pico de 54W. Assim, essa categoria tem apenas dois modelos, sendo que o Ryzen 7 4800H vem com oito núcleos e 16 threads que operam em uma base de 2,9 GHz e um aumento de 4,2 GHz. Essas configurações fazem com que a H-Series seja mais voltada para rodar games de alta performance, por exemplo.

Veja abaixo um resumo das principais características dos modelos de processadores da H-Series da AMD Ryzen 4000:

Gostou da novidade? Dê um Zoom e compare os melhores preços de processadores Ryzen!

Leia também: