AMD Ryzen 4000: o que esperar dos processadores de notebook em 2020
A AMD já se prepara para o lançamento da linha de processadores Ryzen 4000 em 2020. Contudo, desta vez a versão para notebook do chip chegará ao público antes da edição para computadores de mesa. O carro-chefe dessa nova linha será o Ryzen 7 4800U, que vem com oito núcleos, dezesseis threads, e velocidade de clock que pode variar entre 1,8 GHz e 4,2 GHz. A data de lançamento e o preço ainda não foram divulgados pela fabricante. O Zoom reuniu as princip

A AMD já se prepara para o lançamento da linha de processadores Ryzen 4000 em 2020. Contudo, desta vez a versão para notebook do chip chegará ao público antes da edição para computadores de mesa. O carro-chefe dessa nova linha será o Ryzen 7 4800U, que vem com oito núcleos, dezesseis threads, e velocidade de clock que pode variar entre 1,8 GHz e 4,2 GHz. A data de lançamento e o preço ainda não foram divulgados pela fabricante.
O Zoom reuniu as principais informações sobre a linha de processadores. Confira, a seguir, os detalhes da arquitetura, a performance e o desempenho gráfico dos novos Ryzen 4000. Além disso, explicaremos a nomenclatura dos chips e como diferenciá-los.
Leia também: MacBook Pro 2020 pode ter processador Ryzen, aponta rumor
AMD promete mais performance em processadores Ryzen 4000
O grande destaque da nova linha de processadores da AMD é o ganho de performance em comparação com gerações anteriores. Em relação à concorrência, a AMD promete uma performance superior aos processadores de décima geração da Intel, seu principal concorrente. A arquitetura dos chips ainda será a Zen 2, que também foi usada nos Ryzen 3000. Contudo, a fabricante usará a litografia de 7nm pela primeira vez.
A vantagem da litografia de 7nm é a possibilidade de ter baterias com maior autonomia, pois o sistema de refrigeração do notebook é mais compacto. Já o Zen 2 é o nome dado à segunda geração de arquitetura de processadores da AMD e fez grande sucesso quando foi lançado em 2019.

Mais desempenho gráfico na placa de vídeo integrada Vega
A AMD também apresentou a nova placa de vídeo integrada Vega com tecnologia SmartShift, que desloca dinamicamente o poder em seu sistema para aumentar o desempenho para a tarefa a ser realizada.
Nesse sentido, uma das principais melhorias da nova série AMD Ryzen 4000 para notebooks será na GPU integrada. A empresa promete um aumento de até 28% em relação ao modelo Ice Lake da Intel quando se trata de desempenho gráfico.

AMD Ryzen 4000: novos processadores são divididos em três categorias
Os novos processadores AMD Ryzen 4000 serão divididos em três categorias: U-Series, H-Series e Pro-Series. A U-Series será focada em notebooks ultrafinos, a H-Series é mais voltada para o público gamer e a Pro-Series para profissionais que precisam utilizar uma capacidade de processamento maior, como designers 3D.
U-Series
Os processadores da U-Series abrangem modelos de quatro núcleos e quatro threads até oito núcleos e dezesseis threads na versão mais avançada. Além disso, essa série vem com um TDP configurável que varia entre 12W e 25W.
Será a primeira vez em que oito núcleos e 16 threads se comprimem em dispositivos finos e leves, o que traz um grande avanço para a categoria dos notebooks. Além disso, os novos chips vêm com o mecanismo gráfico Navi de 7nm redesenhado que, segundo a empresa, aumenta o desempenho de energia.
Com oito núcleos, dezesseis threads, uma base de 1,8 GHz e uma velocidade de clock de 4,2 GHz, o modelo Ryzen 7 4800U é o mais avançado dessa categoria e promete uma performance eficiente e muito além da geração anterior da AMD.
Veja abaixo um resumo das principais características dos modelos de processadores da U-Series da AMD Ryzen 4000:
H-Series
A H-Series da AMD Ryzen 4000 possui uma faixa configurável de TDP que se estende de 35W a 45W, com um consumo de energia nominal de 45W e pico de 54W. Assim, essa categoria tem apenas dois modelos, sendo que o Ryzen 7 4800H vem com oito núcleos e 16 threads que operam em uma base de 2,9 GHz e um aumento de 4,2 GHz. Essas configurações fazem com que a H-Series seja mais voltada para rodar games de alta performance, por exemplo.
Veja abaixo um resumo das principais características dos modelos de processadores da H-Series da AMD Ryzen 4000:
Gostou da novidade? Dê um Zoom e compare os melhores preços de processadores Ryzen!
Leia também: