Novos processadores da Intel superam a AMD em apresentação da CES 2021
Apresentação da Intel na CES 2021 apresenta performance superior de seus processadores em relação à AMD

A Intel realizou uma apresentação na edição virtual da feira de eletrônicos CES 2021 na qual apresentou quatro novas famílias de processadores e novidades sobre seus produtos futuros. A empresa demonstrou ainda como alguns de seus novos processadores superam os da concorrente AMD em situações como edição de vídeo e em performance para games. Para completar a apresentação pudemos ver pela primeira vez a 12ª geração de processadores da empresa, que tem codinome Alder Lake.

O vice-presidente executivo da companhia, Gregory Bryant, anunciou novos processadores voltados para usuários e gamers em desktops e notebooks, assim como modelos voltados para educação e negócios. Em uma demonstração do jogo Metro Exodus com a placa de vídeo GeForce RTX 3080, foi mostrado como o novo processador Intel i7 Série S de 8 núcleos da empresa teve uma performance superior ao Ryzen 9 de 12 núcleos da AMD, com taxa de quadros superior e mais estável.
A Série H voltada para notebooks também recebeu um novo i7 de 11ª geração com quatro núcleos voltado para jogos em modelos ultra finos. O processador teve sua performance demonstrada em um gameplay de Destiny 2 em Ultra HD, 4K e na configuração High. Ele poderá ser encontrado em vários modelos de notebook ultra finos da Asus, Acer, HP, Vaio e MSI. Um novo Série H de 8 núcleos também foi anunciado para o final do ano, com promessas de performance ao nível de um desktop no notebook.

Para negócios, a empresa revelou o Intel vPro em modelos i5 e i7, mais focado em segurança e performance. Ele é até 23% mais rápido ao usar o Office 365 e 50% mais eficiente para videoconferências, além de contar com proteções contra códigos maliciosos. No campo da educação, o Intel Pentium Silver e Intel Celeron oferecem um equilíbrio entre performance e potência em notebooks para estudos, com uma melhora de 35% em relação ao modelo anterior.
O processador da Intel de 12ª geração, codinome Alder Lake apareceu apenas por um instante no final da apresentação, já rodando o sistema operacional Windows. Segundo Bryant, ele será uma revolução na arquitetura de processadores x86 ao combinar núcleos de alta performance e alta eficiência em um único produto. Ele será fabricado em uma nova versão da tecnologia de 10nm, com transistores e capacitores melhorados. Sua estimativa de lançamento é para o segundo semestre de 2021.