Logo Zoom
Logo Zoom

Será que nos dias de hoje faz sentido investir em um scanner HP? Já faz algum tempo que esse dispositivo foi incorporado nas impressoras multifuncionais e, por isso, é cada vez menos frequente ver um scanner isoladamente em diferentes ambientes, como nos escritório, por exemplo.

Mas, embora muita gente nem mesmo imagine como é esse periférico (um salve para a galera dos anos 2000 para cá), ele é fundamental em muitos casos. E isso até mesmo justifica o motivo dele ter sido incluído nas próprias multifuncionais.

Entretanto, se você acha que não precisa de um aparelho cheio de funções e quer sim investir em um scanner da HP, é hora da verdade: a gente vai te contar se vale ou não vale a pena tomar essa decisão de compra!

Scanner HP: conhecendo o periférico

O scanner HP permite digitalizar documentos e imagens de forma simples (Foto: Shutterstock)

O scanner HP, assim como de outras marcas, tem como maior função digitalizar documentos ou realizar a transmissão de informações para o notebook ou PC – simples assim! Portanto, estamos falando de um equipamento digitalizador.

Para cumprir com esse requisito, o dispositivo realiza uma espécie de varredura dos arquivos, sejam eles fotos ou documentos. Tudo ocorre por meio de pequenos impulsos elétricos – e, eles captam justamente os reflexos. É necessário apenas que esse periférico de entrada esteja devidamente conectado a um PC ou um notebook.

Mas, e o custo-benefício?

Bom, você já sabe como o scanner HP funciona e que, nos dias atuais, esse periférico foi integrado a impressoras multifuncionais. Isso automaticamente nos leva a refletir sobre o custo-benefício envolvido – comprar o equipamento em si ou um que tenha mais de uma função?

A resposta já está implícita, não é mesmo? De fato, faz muito mais sentido investir em uma impressora multifuncional da marca do que em um scanner isoladamente. Primeiro, porque você irá investir em um dispositivo capaz de imprimir, realizar cópias e ainda digitalizar documentos por um valor bem mais interessante. E, como o mercado entendeu isso prontamente, os valores de uma multifuncional são infinitamente mais vantajosos.

Impressoras multifuncionais e suas vantagens!

Como a gente tá te sinalizou que a impressora HP com scanner é muito mais interessante, vamos exemplificar alguns modelos, como por exemplo, HP Deskjet Ink Advantage 2774 / 2776 que é de uso doméstico e é uma das mais básicas da marca. Ela pode ser conectada via USB e Wi-Fi e atende uma baixa demanda de impressões – portanto, é uma opção para quem está de olho na scanner e que poderá levar como extras outros recursos.

Além disso, temos a HP Deskjet Ink Advantage 6476, que apresenta tecnologia jato de tinta e traz entre seus recursos a scanner, copiadora, fax e, claro, impressão. Ela também permite conexão via Wi-Fi e é compatível com aplicativo HP Smart (Android e iOS).

Agora, se você quer ir além do scanner, a HP dispõe de outros periféricos com recursos mais completos, principalmente no quesito demanda de impressões elevadas. Esse é o caso da HP 416 e as impressões com tanque de tinta  HP Smart Tank 517 e HP Smart Tank 514.

Quero um scanner mesmo, e aí?

Embora menos usual, optar por um scanner HP pode fazer sentido para alguns profissionais (Foto: Shutterstock)

Se você considera que apenas um scanner HP é suficiente para suas necessidades, não tem problema! Logicamente, a gente entende que é importante deixar claro que optar por uma multifuncional é muito mais vantajoso. Ainda assim há boas opções disponíveis no mercado.

Outro ponto importante é que esse periférico pode atender a demandas especificas, como é o caso de profissionais de criação e fotógrafos. Além disso, pessoas que queiram digitalizar com alta resolução fotos antigas poderão tirar proveito de um scanner!

Se você se reconhece dentro de alguns dos cenários acima, vale conferir a nossa seleção com os melhores scanners de mesa ou portáteis para comprar!