Mulher fazendo pilates na sala de estar

Pilates emagrece? Descubra se a prática ajuda na perda de peso

Se você tem dúvida sobre os resultados da prática do pilates, chegou ao lugar certo! Confira nossa matéria para descobrir

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 3 min. de leitura.

Compartilhe:

Será que o pilates emagrece? Você provavelmente já ouviu falar sobre essa prática - uma técnica de construção muscular criada pelo alemão Joseph Pilates, em meados da década de 1920 que faz muito sucesso nos dias de hoje. A atividade precisa ser praticada no solo ou com equipamentos exclusivos, com o objetivo principal de controlar a conexão do corpo com a mente.

O pilates é considerado uma das práticas de atividade física mais democráticas na atualidade, pois não tem restrição de idade e nem de condicionamento físico. Dessa forma, crianças, jovens, adultos e até mesmo pessoas de idade conseguem se exercitar sem qualquer dificuldade. Para aqueles que buscam um gasto calórico através da prática, uma dúvida pode acabar sendo recorrente, afinal, o pilates emagrece ou não? Para responder essa pergunta, confira nesta matéria a resposta e descubra os benefícios desta atividade que veio para ficar de vez.

Afinal, fazer pilates emagrece?

Mulher fazendo pilates em cima de tapete azul
O pilates é uma ótima alternativa pra quem busca flexibilidade e saúde

A resposta curta é: sim, o pilates emagrece! O pilates á uma prática de atividade física que trabalha com todo o corpo e que tem como finalidade alongar e tonificar os músculos. Como consequência, ele ajuda a combater dores, melhorar a postura, aumentar a sua força e, até mesmo, emagrecer.

Apesar da perda calórica não ser o principal objetivo da atividade, quando o pilates passa a ser combinado com um estilo de vida saudável, com a prática de outras atividades físicas e com uma dieta equilibrada, você pode alcançar uma perda calórica satisfatória, perdendo as gordurinhas localizadas.

Assim, o pilates emagrece, porque ele estimula todo o organismo a funcionar de forma eficiente, acelerando o metabolismo do corpo, favorecendo a formação de músculos, que aumentam o gasto calórico do corpo.

Como emagrecer com o pilates?

Mulher fazendo pilates usando roupa azul
O pilates ativa fisicamente diversas áreas do corpo humano 

Não existe uma fórmula mágica para a perda calórica, mas para ela acontecer precisa envolver: um estilo de vida saudável, alinhado com uma dieta equilibrada e a prática de alguma atividade física.

Através do pilates, você pode conseguir emagrecer. Para isso, o seu personal trainer ou educador físico precisa te passar um método com um grande repertório de exercícios que envolvam os vários sistemas corporais ao mesmo tempo, como o musculoesquelético, cardiovascular, respiratório e hormonal. Vale lembrar que o gasto energético é modificado pela intensidade e pela quantidade de vezes que você pratica a atividade por semana.

Agora que você já conhece mais sobre o que é o pilates e dos seus benefícios, que tal começar a praticá-lo dentro de casa? Confira algumas opções de produtos e todos os seus prós e contras.

Confira algumas ofertas para começar a sua prática de pilates em casa:

Bola Suíça de Pilates da Live Up

Para quem deseja começar a praticar o pilates em casa, a Bola Suíça de Pilates da Live Up é uma excelente opção. A bola possui 65 cm de diâmetro e suporta um peso de até 200kg, com total conforto e segurança. O fabricante recomenda que pessoas de estatura de 1,70-1,87m utilizem o equipamento.

Esse produto é utilizado para a prática de pilates, yoga e de abdominais nos treinos. Ele melhora a postura e o equilíbrio do seu corpo. Apesar das inúmeras vantagens, o produto não possui tecnologia antiestouro.

Prós:

· Aguenta até 200kg

· Produto bem avaliado

· Boa durabilidade

Contras:

· Não indicado para pessoas com estatura baixa

· Não possui tecnologia antiestouro

Colchonete Espuma Academia Treino Abdominal - Acte Sports

Veja as melhores ofertas desse colchonete aqui

Se você está buscando comprar equipamentos para a sua prática de exercício, como o yoga e o pilates, o colchonete Espuma Academia Treino Abdominal - Acte Sports é uma boa opção. O equipamento é feito com material de espuma de PVC de 3 cm de espessura, revestido em Bagum lavável e impermeável.

Ele possui 60 cm de largura e 100 cm de profundidade e suporta pessoas com até 50 kg, o que pode ser um fator negativo se você tiver o peso superior a esse. O material é compacto, dobrável e, por isso, pode ser carregado com facilidade para qualquer lugar.

Prós:

· Compacto e dobrável

· Material impermeável

· Resistente à água e ao suor

Contras:

· Indicado para pessoas com até 50kg

Leia mais: Melhor tapete para yoga: 6 opções para iniciantes e praticantes

Antes de comprar qualquer objeto, vale a pena ler com calma todos os pontos positivos e negativos mencionados neste texto.

Leia mais:

Musculação emagrece? Veja como o exercício pode ajudar no emagrecimento