Entenda antes de comprar em Secadora de Roupas

Secadora de roupas ou uma centrífuga de roupas? Veja as diferenças

Descubra qual pode ser a melhor para sua casa, entre a secadora e a centrífuga de roupas.

Secadora ou centrífuga
por Gustavo Martins - Especialista em Casa.

Vamos falar da hora de lavar e secar as roupas? Para quem quer praticidade para ter suas peças de roupas limpas, a boa pedida é uma lavadora de roupas. Mas, e para a secagem de calças, camisas, meias, edredons... você tem dúvidas se escolhe uma secadora ou uma centrífuga de roupas?

Para você não ter dúvida e escolher o eletrodoméstico certo, aqui a gente vai explicar a diferença entre centrífuga de roupas e secadora de roupas. Assim você pode saber qual produto vai oferecer mais vantagens para suas roupas.

Como funciona a secadora de roupas

Primeiro, vamos pensar no seu dia a dia. Para os dias frios ou se realmente as roupas demoram horas e horas para secar na sua área de serviço, a secadora de roupas vai ser uma aliada.

Opções de secadoras de roupas

Na secadora de roupas, os modelos disponíveis usam ar quente ou ar frio para realizar a secagem. E a secagem é rápida? É claro que aí vai depender de vários fatores, como a marca que você vai escolher e também a quantidade e o tipo das peças.

Afinal, não dá para comparar, por exemplo, a secagem de peças íntimas (que são tecidos mais delicados e secam mais rapidamente) com a secagem de um edredom. Mas o tempo de secagem pode variar, em média, de 30 minutos a 3 horas - de acordo com cada programa de secagem que você for escolher.

Depois que saem da secadora, as roupas já estão secas, prontas para serem passadas. Ah, e aqui vai uma dica, então vale ficar de olho nesta informação na hora da compra: algumas secadoras de roupas oferecem sistema de vaporização que evitam a formação de rugas nos tecidos, o que facilita na hora de usar o ferro de passar.

Você pode encontrar uma boa variedade de marcas e ainda optar por dois tipos: secadora de roupas de piso ou secadora de roupas de parede – esta, aliás, é uma boa opção caso você tenha pouco espaço na área de serviço.

Na capacidade, há também várias opções de escolha: enquanto há secadoras de roupas com capacidade menor de 5kg, outras oferecem capacidade superior a 10kg! Ou seja, não vai ser difícil você escolher, de acordo com a quantidade de peças de roupas de toda a família.

E a centrífuga de roupas, como é seu funcionamento?

Agora passamos para a centrífuga de roupas. Esse eletrodoméstico é ideal se você não tem máquina de lavar em casa (que centrifugue) e faz a lavagem das roupas em um tanquinho, por exemplo.

Mas, diferente da secadoras de roupas, a centrífuga não seca completamente, tá? Ela entrega os produtos quase secos. Aí será preciso terminar de secar totalmente no varal. Porém, dependendo da roupa, a própria umidade do tecido pode facilitar na hora de passar. Por exemplo: a blusa social (geralmente complicada de passar) sai úmida da centrífuga, e você não vai ter aquele trabalhão com o ferro para deixar a camisa lisa e sem rugas ou vincos.

Enquanto a secadora de roupas precisa de um tempo considerável para entregar as roupas secas, o processo da centrífuga promete serbem  mais rápido. Em média, de 2 a 5 minutos a centrífuga trabalha, e entrega as roupas quase secas para você.

Além de você não perder tempo com a centrífuga de roupas, isso também pode ser um bom sinal para economia de energia. Por funcionar em poucos minutos, a centrífuga ainda vai ajudar na conta de luz – se você comparar com a secadora.

Quando o assunto é capacidade, a centrífuga de roupas fica em uma média de 5kg a 10kg. Essa variedade é uma vantagem, assim não importa se você mora sozinho ou se tem uma família maior: é possível encontrar um modelo na medida certa para suas roupas.

Então, escolher secadora ou centrífuga de roupas?

A resposta, basicamente, é até simples: se você tem máquina de lavar em casa, no entanto não tem espaço na área de serviço para varais ou não quer perder horas de espera, escolha a secadora de roupas.

Agora, para quem não tem máquina de lavar em casa, mas também não quer as roupas encharcadas no varal, a opção é a centrífuga.

Lembre-se ainda de alguns pontos: é possível encontrar secadoras de roupas com recursos bem úteis. Algumas, por exemplo, vêm com Ciclo Desodorizador, que tiram cheiros desagradáveis das roupas (como aquelas guardadas há tempos no armário) – e sem precisar lavar. Já a centrífuga também pode vir com alguns diferenciais, Existem modelos que reaproveitam água: assim você economiza energia e água também. Observe essas informações na hora da compra e faça a escolha certa para suas roupas!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em secadora de roupas