Ashwagandha na raiz, em pó e em cápsula em cima da mesa

Ashwagandha: o que é? Entenda porque vale a pena apostar no suplemento

A Ashwagandha pode auxiliar no desempenho físico e mental - conheça os benefícios!

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você costuma tomar fitoterápicos, já deve ter ouvido falar na Ashwagandha, não é mesmo? Essa planta medicinal é rica em propriedades calmantes, anti-inflamatórias e anti-estresse, auxilia no desempenho físico e mental, e ainda ajuda a reduzir a ansiedade. Agora, caso a sua busca seja para entender mais sobre os benefícios do ativo em suplementos, possíveis efeitos colaterais e como ingerir, você chegou ao lugar certo.

Preparamos um guia explicativo sobre a Ashwagandha que vai tirar todas essas dúvidas. Ah, e de quebra, também te indicamos algumas das melhores opções desse suplemento no mercado. Confira a seguir!

Não sabe por onde começar na hora de comprar um suplemento? Confira as dicas da nutricionista e o guia para a melhor compra

O que é e para que serve a Ashwagandha?

Como antecipamos, a Ashwagandha é uma planta com inúmeros benefícios medicinais. Também conhecida como ginseng indiano, ela é rica em alcaloides, lactonas e saponinas, elementos que possuem propriedades anti-estresse, anti-inflamatórias e calmantes. Além disso, a Ashwagandha contribui para o desempenho físico e mental, e ainda ajuda a reduzir a ansiedade. Mas não para por aí, a planta possui outros benefícios para o corpo humano.

Raiz e folhas da Ashwagandha ao lado de um pote com cápsulas do suplemento
A Ashwagandha apresenta diversas propriedades medicinais em sua composição (Imagem: Shutterstock)

Quais são os benefícios da Ashwagandha?

O suplemento de Ashwagandha é capaz de proporcionar outros diversos benefícios. Dentre os principais estudos estão: melhora da memória, melhora do rendimento muscular, aumento da fertilidade em homens, aumento do desejo sexual através da regulagem dos hormônios, diminuição do estresse e ansiedade, e até combate à insônia.

Além disso, alguns estudos indicam que a Ashwagandha também auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, além de controlar a glicemia e prevenir doenças cardiovasculares. Existem, ainda, algumas pesquisas preliminares que mostram os efeitos positivos no tratamento de câncer de mama, pulmão, colo de útero e pele.

Quem não pode tomar Ashwagandha?

Apesar de ter inúmeros benefícios, a Ashwagandha possui algumas restrições. Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas com doenças autoimunes como artrite reumatoide ou lúpus, ou que tenham úlcera no estômago, não devem tomar nenhum componente com a planta.

Além disso, não é recomendável para pessoas que façam uso de remédios para ansiedade ou depressão, e quem possui hipertensão ou diabetes.

Ashwagandha em formato de extrato fluido
A Ashwagandha pode ser ingerida de diferentes formas (Imagem: Shutterstock)

Precisando de energia? Confira sete opções de suplementos para dar energia

Como a Ashawagandha deve ser ingerida?

A parte utilizada da planta é a raiz, que pode ser feita na forma de chá, cápsulas ou extrato fluido. É importante lembrar que a Ashwagandha deve ser consumida apenas com orientação de um médico ou profissional de saúde com experiência em plantas medicinais.

As formas mais comuns de ingestão são:

  • Chá: misture uma colher de chá de raiz seca de Ashwagandha em 120ml de água fervente. Deixe completar a infusão por cerca de 15 minutos, coe e tome ainda morno.
  • Cápsulas: tome uma cápsula de 500mg, de uma a duas vezes ao dia, junto com as refeições.
  • Extrato fluido: Misture de 40 a 80 gotas de extrato de Ashwagandha com um pouco de água uma vez ao dia.

Quais são os efeitos colaterais da Ashwagandha?

Apesar de não serem frequentes, a ingestão da Ashwagandha pode causar alguns efeitos colaterais. Dentro os mais comuns estão dor de estômago, diarreia ou vômitos. Vale lembrar que não é indicado consumir a Ashwagandha por mais de 6 meses.

4 opções de Ashwagandha para comprar

Agora que você já sabe melhor sobre os benefícios da Ashwagandha, chegou a hora de conferir as melhores opções disponíveis no mercado. A lista abaixo foi feita criteriosamente pelos nossos especialistas, mesclando a escolha com base no custo-benefício, na qualidade reconhecida por nós e pelos usuários.

1. Ashwagandha Nutririse 1300mg

Disponível em frascos com 120 cápsulas de 1300 mg, a Ashwagandha da Nutririse é feita com a raiz da planta. O produto é livre de aglutinantes, alérgenos, glúten, corantes artificiais ou conservantes. Dentre os principais benefícios desse suplemento estão: redução dos níveis de cortisol em até 30%, aumento da energia natural do corpo, aumento do foco e da função cognitiva, além das defesas naturais do corpo e o equilíbrio hormonal.

Características da Ashwagandha Nutririse 1300mg:

  • Disponível em cápsulas
  • Livre de glúten, corantes artificiais ou conservantes
  • Reduz os níveis de cortisol em até 30%
  • Promove energia e eleva o humor

Você sabe para que serve a Chlorella? Entenda quais são os benefícios do suplemento e opções para compra

2. Ashwagandha Now Foods

O segundo item da nossa lista também é uma opção de Ashwagandha em cápsulas. O produto da Now Foods vem com 90 cápsulas de 450mg. Dentre os principais benefícios estão: melhora do sistema imunológico, redução da ansiedade, combate ao estresse, melhora do sono e a fonte de energia.

Características Ashwagandha Now Foods:

  • Disponível em cápsulas
  • Combate ao estresse
  • Melhora o sono e o sistema imunológico
  • Reduz a ansiedade

3. Ashwagandha Ginseng Indiano

A Ashwagandha da marca Piping Rock é outra opção do produto em cápsulas. Disponível em embalagens com 120 comprimidos de 460mg, o item não tem sabor e é livre de glúten. Assim como os demais apresentados na lista, ele ajuda no combate ao estresse e ansiedade, e auxilia no nível de energia no corpo.

Características da Ashwagandha Ginseng Indiano:

  • Combate ao estresse
  • Disponível em cápsulas
  • Sem sabor
  • Livre de glúten

4. Ashwagandha Life Extension Extrato Otimizado

Por fim, temos a Ashwagandha da Life Extension. Esse extrato otimizado não possui sabor e auxilia no fortalecimento da memória e da cognição, além de reduzir o estresse e melhorar o bem-estar geral. O produto possui 60 cápsulas vegetarianas.

Características da Ashwagandha Life Extension:

  • Não possui sabor
  • Disponível em cápsulas
  • Fortalece a memória e a cognição
  • Reduz o estresse

Já pensou em tomar vitaminas? Veja as melhores opções de multivitamínicos femininos e escolha o ideal para você