Zoom indica em Tablet

Quais as diferenças entre o iPad 4 e o iPad Mini?

Entenda as diferenças entre os dois modelos de tablets da Apple.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

A Apple fez um lançamento simultâneo de dois modelos de iPad: o iPad 4 e o iPad Mini. Com propostas levemente diferentes, os dois tablets podem ser comparados ainda em modo mais geral, como prova de escolha para quem quer apenas ler jornais e revistas (Mini) ou uma completa solução multimídia em suas mãos (versão 4).

  iPad 4 iPad Mini
Processador
Tela
Sistema
Câmeras
Conectividade
Dimensões

Processador

O iPad 4 sai na frente nesse primeiro item em função de seu processador A6X, dual-core e quad-core para gráficos. No iPad Mini, apenas, o processador A5 da época do iPad 2. Quando o assunto são os games, é uma diferença notável.

Compare preços de iPad

A tela

Chega a ser uma comparação injusta, uma vez que o iPad 4 tem o Retina Display e 9.7 polegadas e o iPad Mini tem a mesma tela do iPad 2, com apenas 1024 x 768 pixels de resolução e uma densidade de pixels de apenas 163 ppi (contra 264 do Retina Display). A comparação é nítida quando você utiliza o super zoom em um texto, menos nítido do iPad Mini.

O sistema

Como foram lançados juntos, tanto iPad Mini quanto iPad 4 vêm de fábrica com o iOS 6 e seus aplicativos nativos Safari, Mail, Messages, FaceTime, iTunes, Photo Booth e a App Store. O sistema operacional da Apple é reconhecidamente referência em navegação e usabilidade.

Câmeras

Nesse item, os dois empatam. Ambos tem o mesmo conjunto: iSight de 5MP para a traseira (gravando vídeos a 1080p) e uma 1.2MP para as videoconferências, chamada de FaceTime HD (gravando em 720p).

Conectividade

Ambos oferecem preparação para a rede 4G LTE que, no Brasil, ainda não tem data para chegar. Então, você terá acesso à rede 3G normal e a velocidade do Wi-Fi ao qual estiver plugado. Como diferencial, o iPad Mini e o iPad 4 trazem o novo conectores Lightning, mais leve, durável e com oito pinos. Apesar disso, vale lembrar que você não consegue mais usar os carregadores antigos

Dimensões

A diferença mais evidente é também um ponto de vantagem para o iPad Mini. Ele é 25% menor e 50% mais leve do que o iPad 4. Com isso, ele consegue alcançar um diferencial poderoso quando o assunto é consumo de mídia, sobre tudo eBooks: cabe na mão do seu dono. Focando neste tipo de experiência, o iPad Mini faz bom uso de suas reduzidas proporções.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet