Lançado no final de setembro, o Galaxy Tab S11 é o modelo principal dos tablets Samsung em 2025. Com design ultrafino e performance premium, ele vem para ser a solução definitiva para quem precisa de um tablet para ser mais produtivo, mas que também possa ser usado para o entretenimento.

Mas será que o novo tablet Samsung realmente vale a pena em seu lançamento? A fabricante nos cedeu por empréstimo o Galaxy Tab S11 versão Wi-Fi para que possamos tirar a prova!

O que achamos do novo Galaxy Tab S11? Veja todos os detalhes logo a seguir!

Ficha técnica do Galaxy Tab S11

  • Tela: 11 polegadas, 2560 × 1600, 120Hz, AMOLED Dinâmico 2X, 1600/1000nits (Peak/HBM)
  • Câmera traseira: 13MP
  • Câmera frontal: 12MP
  • Processador: Dimensity 9400+ (3nm)
  • Bateria: 8.400mAh, carregamento super-rápido 2.0 de 45W
  • Memória e armazenamento: 12GB + 256GB
  • Conectividade: 5G (Sub-6), Wi-Fi 6E
  • Tamanho e Peso: 165,3 x 253,8 x 5,5mm; 469/471g (Wi-Fi/5G)
  • Cores: Cinza
  • Tablet Galaxy Tab S11
  • Tomada + carregador
  • S Pen
  • Capa com teclado

Design e Construção

Galaxy Tab S11 apoiado em capa com teclado em cima de mesa branca
O Galaxy Tab S11 já vem com capa e teclado pronto para se tornar um mini escritório (Foto: Filipe Salles)

Uma das características que impressionam no Galaxy Tab S11 é a sua finura e seu design arredondado. Além da borda mínima, ao ponto de que toques acidentais no canto da tela são frequentes, especialmente para os mais desatentos.

A parte traseira do tablet é bem minimalista, com apenas um tracejado prata perto da borda, a lente da câmera traseira na parte superior direita e o logo da Samsung na parte superior esquerda.

Parte traseira do Galaxy Tab S11, na cor cinza
A parte traseira do Galaxy Tab S11 é simples e minimalista, perfeito para o ambiente corporativo (Foto: Filipe Salles)

Construído em alumínio e com certificado de proteção IP68, o Samsung Galaxy Tab S11 traz uma boa combinação de design e construção, mas ainda o achei pesado para leitura, trocando de mãos com frequência para continuar a ler.

O peso se agrava caso esteja usando a capa, embora ela traga melhor apoio quando está usando o tablet nas mãos. Ainda assim, achei mais confortável usá-lo sem a capa quando o Tab S11 não estava apoiado em uma mesa.

Apesar disso, o Galaxy Tab S11 é um tablet ultrafino e cabe perfeitamente em uma mochila sem ocupar muito espaço. Ele também é fácil de carregar nas mãos.

Galaxy Tab S11 sendo segurado de lado para demonstrar sua finura
A finura do Galaxy Tab S11 surpreende bastante (Foto: Filipe Salles)

Os botões de ligar, ajuste de volume e gaveta do chip ficam na parte superior do tablet, com a entrada USB-C para carregamento fica no canto direito.

Não há mais outros botões além destes, e até mesmo eles ficam posicionados de modo bem discreto. Por diversas vezes, tive de procurá-los ao redor do tablet por não conseguir visualizar onde eles estavam de primeira.

Tela

Tablet Samsung Galaxy Tab S11 sendo segurado com a tela ligada
A tela do Galaxy Tab S11 é o elemento mais impressionante do tablet (Foto: Filipe Salles)

Embora a própria Samsung dê bastante destaque aos recursos de IA, devo confessar que o mais apaixonante no Galaxy Tab S11 é sua tela.

Com painel de AMOLED Dinâmico 2x, resolução de 2560x1600, 120Hz de frequência e brilho máximo de 1600 nits, fiquei positivamente surpreso com o quanto a imagem do Galaxy Tab S11 é bonita.

Assistir filmes, séries, vídeos ou até jogar nele se torna uma excelente experiência, com a qualidade gráfica, fluidez de movimento e cores nítidas e vivas que o tablet proporciona.

Sistema operacional e recursos de IA

O Samsung Galaxy Tab S11 chega ao mercado com o OneUI 8 da Samsung, baseado no Android 16, lançado em 2025.

Isso faz com que o Tab S11 tenha uma vida longeva de atualizações. De acordo com a Samsung, o tablet irá receber atualizações de performance e segurança por sete anos, um padrão recente adotado para a maioria dos produtos da fabricante.

Este fato também significa que o tablet vem com os recursos mais atuais do Galaxy AI.

Entre eles, o Círcule para Pesquisar do Google e o Gemini Live, que permite compartilhamento de tela para que o Gemini possa ajudar a tirar dúvidas do que está na tela do seu tablet.

Além disso, também conta com ferramentas de IA generativa que permitem transformar esboços em imagens, ideal para quem gosta de desenhar suas ideias na tela com o S Pen incluso na caixa.

Galaxy Tab S11 de frente e verso, com S Pen também aparecendo na imagem
Usando a S Pen do Galaxy Tab S11 e ferramentas de IA, você pode extrair mais conteúdo dos seus esboços (Foto: Divulgação/Samsung)

Outros recursos de IA disponíveis no Galaxy Tab S11 incluem o Assistente de Notas, assim como ferramentas rápidas de ajuste de documentos com IA e o Notas Adesivas, que permitem criar post-its virtuais que ficarão flutuando na tela do tablet.

Agora que ilustramos nossas impressões iniciais e alguns dos recursos disponíveis no Galaxy Tab S11, confira a seguir os diversos testes que fizemos com o tablet em mãos!

Teste de produtividade

Para testar se o Galaxy Tab S11 é um bom companheiro de trabalho, realizei algumas tarefas que costumo fazer em um notebook nele, usando como suporte a capa teclado inclusa.

Colocar a capa e deixá-la em uma posição confortável para usá-la em conjunto com um teclado foi simples e fácil e, após poucas tentativas, já havia conseguido posicioná-la para começar a escrever nela.

Vale aqui também um detalhe: como é de se imaginar, boa parte do meu dia é lidando com altos volumes de escrita de texto. Então, tenha isso em mente durante a leitura desse trecho.

Digo isso porque a experiência tenha sido satisfatória e seja perfeitamente possível trabalhar usando o Galaxy Tab S11, mas com alguns detalhes específicos da minha rotina.

Um destes detalhes é escrever bastante e rápido, de modo que o teclado que vem na capa do Tab S11 não foi tão capaz de acompanhar.

Isso fez com que eu tivesse de ajustar minha velocidade de escrita, já que frequentemente parecia que eu havia "comido" uma tecla. Quando na verdade é que o teclado não conseguiu me acompanhar.

Mas tirando esse detalhe de lado, tudo o que faço em um notebook eu consegui fazer perfeitamente no Galaxy Tab S11, tornando ele perfeito para trabalhar de maneira mais cômoda ou em espaços menores, onde usar um notebook é inviável.

Também não experimentei qualquer tipo de travamento no aparelho enquanto trabalhava. Tudo correu de maneira fluída e responsiva, mesmo com muitas abas e apps abertos simultaneamente.

Testes de benchmark

Ilustração de teste de benchmark do programa 3DMark, com temática espacial
Os testes de benchmark avaliam a performance de um aparelho (Foto: Divulgação/3DMark)

Para avaliar a performance do Galaxy Tab S11, rodamos testes de benchmark por meio de dois aplicativos especializados, o 3DMark e o Geekbench. Ambos avaliam o conjunto de processador e placa gráfica do tablet.

No teste 3DMark Solar Bay, o primeiro teste, com duração de um minuto, revelou pontuação de 9768, com FPS médio de 37,14. Neste teste, a pontuação do Tab S11 foi comparável a do Xiaomi Pad 7 Ultra.

Já no teste de estresse, no qual a performance é testada por 20 minutos, a pontuação oscilou entre 6683 - 8967, com estabilidade de 74,5%.

Jogando no Galaxy Tab S11

Como jogador de console e que se familiarizou com o celular, jogar no tablet não é tão confortável. Ainda assim, o Galaxy Tab S11 é leve o suficiente para possibilitar um jogo relativamente tranquilo, embora a troca de braço de apoio continue uma constante.

Para testar os limites do Galaxy Tab S11, joguei quatro jogos de exigências gráficas e gêneros distintos. Foram três jogos: o jogo de estratégia Rise of Kingdoms, o game de aventura em mundo aberto Genshin Impact e o FPS Call of Duty Mobile.

Todos nas melhores configurações gráficas possíveis. Independente do jogo, no entanto, todos rodaram muito bem, sem quaisquer tipos de engasgos ou travamentos nos minutos de partida.

Então, se procura um tablet para produtividade, mas que também possa ser usado como um tablet para jogos, você encontra ambos no Samsung Galaxy Tab S11.

Tela promocional do jogo Rise of Kingdoms mostrando exércitos medievais guerreando
Jogar jogos de estratégia no Galaxy Tab S11 é bem mais interessante do que em um celular (Foto: Rise of Kingdoms/Lilith Games)

Testando a bateria: o Galaxy Tab S11 dura o dia inteiro?

Aqui, fizemos um teste mais simples com o único propósito de entender se você pode usar o Tab S11 por um dia inteiro.

Para isso, carregamos ele até os 100% de bateria, para então começar a usá-lo de diversas formas até que o tablet desligasse por falta de carga.

Ou seja, parte do tempo foi trabalhando nele, depois assistindo vídeos e navegando por redes sociais, jogando, lendo e até mesmo horas de inatividade, quando ele esteve ligado, mas não estávamos usando.

Isso inclui também o período de sono, com cerca de seis a oito horas com ele ligado, mas sem usar.

Desta forma, o Galaxy Tab S11 durou cerca de 24 horas e 54 minutos. Então sim, o tablet tem a capacidade de durar o dia inteiro, mas claro que isso vai depender muito do seu próprio uso do tablet.

Mas, via de regra, você conseguirá usá-lo por um dia sem se preocupar em recarregá-lo. Mas com o tablet zerado de bateria, o segundo teste: quanto tempo ele leva de 0% aos 100% de bateria?

A resposta é: bem rápido, considerando que tablets tem capacidade de bateria maior que celulares. Até chegar ao nível máximo, o Tab S11 levou cerca de uma hora e 35 minutos para a carga completa.

Como dificilmente você usará e carregará seu tablet por ciclos completos como fiz no teste, é seguro assumir que uma hora de carga já deixar o Galaxy Tab S11 pronto para muitas horas de uso.

Como foi usar a câmera do Galaxy Tab S11?

Apesar de não ser um foco de tablets, as fotos que tirei na câmera traseira durante o dia ficaram boas, refletindo bem a paisagem que estava lá fora. Em modo retrato, a câmera também capturou bem as cores e a foto ficou bem nítida.

Foto de paisagem urbana de dia, tirado com a câmera traseira do Galaxy Tab S11
Captura de paisagem com a câmera traseira do Galaxy Tab S11 (Foto: Filipe Salles)

Já de noite as fotos ficam mais prejudicadas, menos nítidas e com as cores mais reduzidas e a imagem mais pixelada. Sem modo noturno, é impossível tirar boas fotos com pouca luz, sendo necessário ter luz artificial.

Foto de paisagem urbana de noite, tirado com a câmera traseira do Galaxy Tab S11
A paisagem noturna já ficou bem inferior, já que o Tab S11 não tem modo noturno (Foto: Filipe Salles)

Já as vídeochamadas saem em boa resolução. Apesar de não serem espetaculares, elas entregam boa qualidade de imagem e som claro durante reuniões, adicionando mais uma vantagem no uso do tablet para trabalho.

A gravação de vídeo com a lente traseira também é competente, possibilitando gravar em resolução UHD e 30 FPS. O vídeo sai em qualidade razoável, mas também não é nada especial.

Provavelmente, o melhor é continuar a gravar com o celular, que costuma ter lentes melhores para isso. Mas em uma situação onde o celular não está disponível, é ok usar a câmera do Galaxy Tab S11.

E então: o Galaxy Tab S11 vale a pena?

Fechando nosso review, vale mencionar que o tablet recém-lançado da Samsung chega ao mercado brasileiro com preço sugerido de R$ 6.999 para a versão Wi-Fi, a que testamos, e R$ 7.499 para a versão 5G.

Considerando que este é o tablet da linha principal e premium da Samsung, podemos afirmar com certeza que sim, o Galaxy Tab S11 vale a pena.

Entregando excelente performance seja para trabalhar ou se divertir, bons recursos de IA e o conjunto completo de S Pen com capa e teclado, você não precisará investir em acessórios para já começar a aproveitá-lo na sua rotina.

O Galaxy Tab S11 tá muito acima do orçamento?

Apesar de ser um modelo premium, entendemos que ele pode estar acima do orçamento. Nesse sentido, vale mencionar que as versões anteriores do tablet Samsung continuam disponíveis e com seis anos de atualizações por vir.

Em faixas de preço menos robustas, você pode encontrar modelos da linha Galaxy Tab S10 na faixa dos R$ 2.500 aos R$ 5.000, dependendo de qual modelo seja.

Os mais comuns atualmente são os Galaxy Tab S10 FE, mais em conta, e os Galaxy Tab S10+, modelos premiums da marca, lançados no ano passado. Saiba mais sobre eles a seguir.

Carregando comparador...
Leia mais sobre
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade