Zoom indica em Tablet

iPad Air 2 ou iPad Mini 3: qual comprar?

Confira as características do iPad Air 2 e do iPad Mini 3 para saber qual é o tablet ideal para você.

iPad Air 2 ou iPad Mini 3
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Beleza e eficiência são adjetivos que servem tanto para o iPad Air 2 quanto para o iPad Mini 3. Mas os dois aparelhos têm lá suas diferenças...

E se você ainda não sabe qual é o melhor tablet para você, confira o nosso comparativo entre esses dois modelos e tire todas as suas dúvidas.

  iPad Air 2 iPad Mini 3
 

iPad Air 2

iPad Mini 3

Tela 9,7'' 7,9''
Processador A8X A7
Conectividade

Wi-Fi ou

Wi-Fi, 3G e 4G

Wi-Fi ou

Wi-Fi, 3G e 4G

Armazenamento

16GB ou

64GB ou

128GB

16GB ou

64GB ou

128GB
Sistema operacional     iOS 8 iOS 8
Leitor de digital Sim Sim
Câmera traseira 8MP 5MP
Câmera frontal 1,2MP 1,2MP
Vídeos Full HD Full HD
Duração da bateria Até 10h Até 10h

iPad Air 2 é maior e mais fino, mas iPad Mini 3 ganha na resolução da tela

O design dos dois aparelhos é bem parecido e não muda muito com relação a outros modelos de iPad. A principal diferença entre eles, certamente, é o tamanho, já que o iPad Air 2 tem 9,7 polegadas e o iPad Mini 3 tem 7,9 polegadas.

Agora, o que impressiona mesmo é a finura do iPad Air 2. Com espessura de 6,1mm, ele bate até o iPad Mini 3, que apesar de ser menor, tem 7,5mm. Mesmo assim, o iPad Mini 3 ainda consegue ser um pouco mais leve: são 341g contra 444g do iPad Air 2.

Veja preços de iPad

E quando o assunto é resolução da tela, o iPad Mini 3 sai na frente. Na verdade, os dois têm 2048x1536 pixels, mas, como o iPad Air 2 é maior, a densidade é de 264 pixels por polegada (ppp). Já no iPad Mini 3 são 326ppp, que mesmo sendo uma diferença quase imperceptível, merece destaque.

Uma vantagem da tela do iPad Air 2 é o revestimento antirreflexo, ideal para usar o tablet mesmo em ambientes muito iluminados. Sem falar que os tablets Apple em questão têm display Retina e tecnologia IPS, o que quer dizer que as imagens ficam bastante claras, nítidas, com cores vivas e amplo ângulo de visão.

Precisa de um tablet potente? iPad Air 2 pode ser a melhor opção

Tamanho e definição da tela são bem importantes, mas vamos ao que realmente interessa: a potência! E aqui não há dúvidas de que o iPad Air 2 leva vantagem.

Isso porque o iPad Mini 3 manteve o mesmo processador da versão anterior, que é um A7 com coprocessador M7. Já para o iPad Air 2, a Apple deu uma caprichada e incluiu o A8X, com coprocessador M8, o que resulta na melhor reprodução dos gráficos e, claro, mais velocidade para trabalhar com praticamente qualquer aplicativo.

Escolha a melhor versão para você

Como de costume, a Apple lança diferentes versões de seus aparelhos. No caso do iPad Air 2 e do iPad Mini 3, você vai poder escolher a melhor opção de armazenamento e conectividade para você.

Os tablets mais caros vêm com 128GB de armazenamento. Já os mais em conta têm 16GB. Há também as versões com 64GB, que fazem o meio de campo.

Depois de decidir de quanto espaço interno você precisa, basta escolher entre um aparelho só com Wi-Fi ou com Wi-Fi, 3G e 4G.

Vídeos em Full HD em ambos, fotos melhores com o iPad Air 2

Um tablet não é o aparelho mais indicado para fotografar e filmar, principalmente por causa da sua pegada. Mas é sempre bom saber que o seu gadget vai estar pronto para fazer boas fotos e vídeos sempre que você precisar.

No caso do iPad Mini 3 e do iPad Air 2, os vídeos são feitos com a altíssima resolução Full HD.

Quanto às fotos, têm definição de até 5MP no aparelho menor, e 8MP no maior. Na câmera da frente: empate, já que os dois contam com 1,2MP e filmam em HD.

Entre os recursos extras, encontramos nos dois a opção de fazer foto panorâmica, além de terem detecção de rostos e HDR, para fotos boas em qualquer condição de luminosidade.

A vantagem do iPad Air 2 quando o assunto é câmera é que ele faz vídeo em câmera lenta, e ainda pode fotografar no modo contínuo.

Para escolher o melhor modelo, saiba do que você precisa e quanto pode gastar

Você já deve ter percebido que estamos falando de dois ótimos tablets. Para um usuário médio, qualquer um deles se sai bem, por exemplo. Mas para fazer a melhor compra, comece avaliando de quanto espaço de armazenamento você precisa e se é realmente necessário para você ter 3G e 4G.

Feito isso, é hora de avaliar de quanta potência você precisa. O iPad Air 2 é mais indicado para quem faz uso pesado do tablet ou até mesmo usa para trabalhar, por exemplo.

O iPad Mini 3 também tem bom desempenho, mas fica abaixo do aparelho maior e, portanto, deve se sair melhor para quem pretende realizar tarefas que não exijam tanto poder de processamento.

Por último, é importante pensar bem no seu orçamento, já que tanto o iPad Air 2 quanto o iPad Mini 3 têm preços um tanto quanto salgados, sendo o menor deles o mais em conta.

Porém, vale ressaltar que se você tem a versão anterior de um dos modelos citados, certamente será mais vantajoso investir no iPad Air 2, uma vez que o iPad Mini 3 não traz muitas mudanças em relação ao seu antecessor, sendo a principal delas a inclusão do leitor biométrico. Já o iPad Air 2 ganhou um bom upgrade se comparado ao primeiro iPad Air, além, claro, de agora também vir com leitor de digitais.

 

Que tal aproveitar e dar olhada em outros produtos aqui no Zoom? Encontre o que você quer e compare os preços só em lojas confiáveis.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet