Zoom indica em Tablet

iPad Mini ou Galaxy Tab 7: qual o melhor tablet?

Uma disputa dos tablets compactos.

por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Os tablets de 7 polegadas têm surgido no mercado como versões "minis" de seus irmãos maiores. Indicados para leitura de eBooks e revistas, tentam rivalizar com os e-Readers tradicionais. Dois dos modelos que se destacam nesse cenário são o iPad Mini e o Galaxy Tab 7. Comparamos seus principais atributos para ajudar você a escolher o mais indicado para as suas necessidades.

  Samsung Galaxy Tab 7 Apple iPad Mini
Processador
Tela
Sistema
Câmeras
Conectividade
Dimensões
Armazenamento

Processador

Ambos têm processadores dual-core que dão conta do recado das tarefas diárias, mas podem "negar fogo" em games mais pesados. Contudo, o Galaxy Tab 7 leva um pontinho de vantagem em função do aspecto mais multitarefa do sistema Android, característica dos tablets Samsung, e que possui alguns aplicativos um pouco mais leves. Vale lembrar também, que são dois tablets com telas menores, ou seja, eles claramente tem um foco mais para leitura e navegação na internet do que para jogos ou aplicativos mais pesados. Praticamente um empate técnico nesse quesito.

Outros tablets de 7 polegadas

A tela

O iPad Mini leva a melhor no tamanho, por apresentar-se com tela de 7.9 polegadas, contra 7.7 do Tab. Contudo, a resolução de 1024 x 768 pixels do iPad, perde para a ótima tecnologia Super Amoled da Samsung, que garante 1280 x 800 ao Galaxy Tab. No entanto, vale um alerta: a proporção do tablet da Samsung é mais indicada para vídeos 16:9, que sofrem um pouquinho da tela em formato 4:3 do iPad Mini.

O sistema

É momento em que a velha rixa entre iOS, dos tablets Apple, e Android vem à tona. Para tentar manter a isenção, vamos lembrar que o sistema de Apple não foi muito bem com seu aplicativo de Mapas, além de ter um número de aplicativos pagos maior do que o seu rival nessa comparação. O Android do Galaxy Tab 7 segue firme em sua disseminação enquanto sistema das grandes massas e, nas versões 4.0 (o Tab vem com atualização disponível) e mais novas apresenta melhorias significativas. Apesar disso, é inegável que a variedade de aplicativos do iOS também é maior, assim como a navegabilidade do sistema é reconhecidamente excepcional. Uma disputa que na maioria das vezes é decidida mais pelo gosto pessoal.

Câmeras

Aqui, a Apple leva. O Galaxy Tab 7 tem um conjunto de câmeras com a traseira de 3.2MP e a frontal de 2MP. Enquanto isso, o iPad mini da Apple, oferece gravação em 1080p em sua câmera traseira iSight de 5.0MP e videoconferências em 720p, com a câmera FaceTime HD frontal, com 1.2MP.

Conectividade

Tema controverso, sobretudo no Brasil. Isso porque, apesar de estar habilitado tecnicamente para a rede LTE 4G, o iPad Mini não funciona sob esse protocolo no país. Enquanto isso, o Galaxy Tab de 7 entrega tudo o que promete em sua ficha técnica. Então, apesar de hardware superior na teoria, a prática faz com que a Samsung entregue um produto mais redondo ao público nacional. Além disso, o Tab 7 aceita cartão Micro SD, ou seja, você pode expandir a memória Contudo, os dois modelos garantem acesso à internet via Wi-Fi

Dimensões

O iPad Mini é um pouco maior em altura e largura e, no entanto, mais fino. Essas características não atrapalham na ergonomia geral do produto que tem, como um de seus diferenciais, a portabilidade em uma mão só, bastante indicada para leitura de eBooks e revistas. O Galaxy Tab de 7 polegas resulta em um produto mais estreito do que precisava ser, nesse sentido é mais pesado, com 340g contra 308g do iPad Mini.

Armazenamento

O iPad Mini oferece três opções (16GB, 32GB e 64 GB) enquanto o Galaxy Tab 7 apenas duas: 8 GB e 16 GB. Contudo, como já falado aqui no artigo, o Tab aceita cartão de memória Micro SD, ou seja, você consegue expandir a memória até 32GB.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet