Entenda antes de comprar em Tablet

Por que ter um Tablet?

Pensando em comprar um tablet? Então descubra o que você pode fazer com essa tecnologia portátil.

Comprar tablet
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Cada vez mais os tablets parecem estar em todos os lugares: na televisão, na mão dos jornalistas e apresentadores, nas mãos de diversos amigos e colegas de trabalho, entre outros. Mas, afinal, o que tem um tablet que você não pode fazer com seu notebook ou smartphone?

Bom, se você está pensando em comprar um tablet, então é interessante, antes da compra, tirar todas as suas dúvidas. Confira as vantagens que essa tecnologia portátil oferece.

Entenda tudo sobre os tablets

Bom, o primeiro diferencial, e que vai fazer uma boa diferença para quem vai comprar um tablet, é a portabilidade. Perto de computadores comuns e até mesmo laptops, os tablets são leves e fáceis de transportar. Um tablet é bem agradável à navegação casual, até pela inicialização quase espontânea destes aparelhos. Além disso, eles não esquentam quando muito utilizados, o que muitas vezes é um desconforto no caso dos notebooks.

Quanto a usar um smartphone que também tem estas qualidades, vale lembrar que ele perde para o tablet por sua incapacidade de visualizar uma página completa da internet. Sendo assim, se você precisa de um produto para ler alguns e-mails ou notícias, por exemplo, comprar um tablet será a melhor opção, se você for comparar com o celular.

Outra importante qualidade a respeito dos tablets é sua capacidade de aprimorar algumas atividades do dia a dia de seu trabalho. Ao comprar um tablet, ele pode ser bastante útil para lidar com tarefas básicas, como checar e-mail ou gerenciamento de agendas. Você pode levá-lo para reuniões e tomar notas ou baixar todos os documentos relevantes que você pode precisar. Dessa forma, você não terá de lidar com uma pilha de papéis à procura de um gráfico específico ou planilha.

Os estudantes também podem encontrar muita utilidade em um tablet, especialmente se você tiver que carregar vários livros no dia a dia. Você não somente poupa dinheiro (tendo em vista que as cópias digitais dos livros são mais baratas), como soluciona o problema do peso em sua mochila, além de que, o tablet também pode substituir o caderno de anotações.

No campo do entretenimento, o tablet tem muito a oferecer como uma plataforma multimídia. Ele roda filmes, músicas e fotos, proporcionando um meio de transmissão rápido e leve para este tipo de diversão. Além disso, eles também rodam diversos jogos simples, que tem capturado o gosto e o tempo do público, e funcionam muito bem gerenciando contas de redes sociais.

Veja preços de tablets com 3G

Para você ter todos esses diferenciais, é interessante comprar um tablet Wi-Fi, para navegar pela internet por meio de redes sem fio. Mas, é claro, vale lembrar que será preciso de disponibilidade de uma rede. Há, ainda, o tablet 3G e também o tablet 4G. Ao comprar um tablet com conexão 3G ou 4G, você paga um pacote de dados e tem como vantagem a possibilidade de acessar vários sites e aplicativos de onde estiver.

Por fim, vale lembrar que a vida útil da bateria de um tablet é muito boa. Um laptop pode passar apenas cerca de três horas antes de precisar ser ligado na tomada, já um tablet pode passar quase um dia inteiro. Até um smartphone precisa ser plugado pelo menos duas vezes por dia, se você usá-lo para ficar navegando na Web com frequência. Ter que levar um carregador bem como um computador portátil (para não mencionar a busca para encontrar uma tomada elétrica disponível) começa a ser um inconveniente.

Vai comprar um tablet? Então lembre-se destes detalhes:

Sobre as desvantagens de comprar um tablet, primeiramente, muitos smartphones avançados já conseguem fazer coisas semelhantes e conseguem ser ainda mais portáteis. Ou seja, se a portabilidade é o fator principal que motiva a compra, talvez esta não seja a melhor ideia.

Outro problema é: em muitos quesitos, ele não consegue competir com um computador (mesmo um portátil). Então, se você gosta de jogos, por exemplo, ficará limitado a jogar games de menor tamanho e gráficos menos desenvolvidos. O mesmo pode ser dito quanto aos programas: um tablet não é o aparelho ideal para rodar programas de edição de imagens e vídeos, ele não foi desenvolvido pensando nisso. Agora, se esses quesitos não chegam a ser um problema para você, o tablet pode ser bem útil no seu dia a dia.

Se você está pensando em comprar um tablet, escolha o modelo que melhor se adequa às suas tarefas e tenha em mãos a praticidade dessa tecnologia portátil.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tablet