Entenda antes de comprar em TV

Como escolher sua TV com Internet

Dicas para você comprar sua Smart TV e aproveitar.

Comprar Smart TV
por Ricardo Bergher - Especialista em Tecnologia.

Se você está pensando em comprar uma nova televisão, já deve ter percebido que, entre os diversos modelos disponíveis, boa parte são Smart TVs. Mas, como funcionam as TVs com internet?

Para quem ainda não está familiarizado com a tecnologia, é preciso alguns cuidados e algumas considerações na hora de comprar a Smart TV ideal, evitando problemas e futuras surpresas.

Lembre-se: Smart TV não é computador

Para quem for comprar uma Smart TV, vale destacar que ela não vai substituir o PC que temos em casa. O controle remoto do televisor não é igual a um teclado, e as funções de uma TV com internet também são mais limitadas.

Mas, é claro que você pode se divertir com uma Smart TV. Muitos modelos já vêm com aplicativos de redes sociais instalados, como uma Smart TV com Facebook: com esses televisores, você pode falar com seus amigos, curtir várias fotos e muito mais. E não são apenas as redes sociais que você encontra de aplicativos. É possível, por exemplo, ter acesso a várias notícias, em portais como UOL e Terra, que disponibilizam aplicativos para as TVs com internet.

Smart TVs com navegador de internet

Outro ponto que você precisa ficar de olho ao comprar sua Smart TV é sobre o Browser (o navegador). O navegador Web faz uma TV com internet realmente se parecer com um computador ou notebook.

Acontece que não são todas as televisões que vêm com ele. Nesse caso, para você poder acessar vários sites, escolha uma Smart TV com navegador.

Os modelos que não oferecem navegador vão contar apenas com os aplicativos parceiros dos fabricantes, então você precisa levar isso em consideração no momento da compra.

Velocidade de conexão da Smart TV

Para aproveitar a Smart TV ao máximo, é preciso ter uma conexão de internet de banda eficiente. Se você quiser filmes online, uma conexão de banda larga de velocidade a partir de 10 Mpbs é ideal para assistir tudo em alta definição, e sem travamentos. Caso sua conexão seja de 1Mpbs, por exemplo, você muito provavelmente terá problemas com lentidão na abertura dos aplicativos.

Smart TVs e seus tipos de conexões

Os modelos mais antigos de TVs com internet contam com acesso por LAN. Essas Smart TVs acessam a rede usando um cabo, que vai se conectar diretamente ao modem.

Há modelos que vêm com suporte para Wi-Fi. Uma TV com internet que tem esse suporte vai necessitar de um adaptador, para captar o sinal. O adaptador se conecta à TV via USB: ele pode ser um acessório que já vem com a TV, mas em alguns casos é preciso comprá-lo separadamente.

Mas, para quem quer uma TV mais moderna e também mais prática, vale a pena investir em uma Smart TV com Wi-Fi integrado. Nessa opção, o adaptador capta o sinal Wi-Fi da sua casa para a TV se conectar à internet.

Avalie se os acessórios acompanham a Smart TV

Alguns fabricantes incluem itens interessantes, como controles remotos adaptados que facilitam a navegação ou teclados sem fio. Outro acessório bacana para uma TV com internet é uma câmera compatível, que permite videochamadas pelo Skype. Confira nas especificações se o seu modelo vem com algum deles.

Agora que você já sabe muito mais sobre as TVs com internet, que tal pesquisar preços e produtos para, finalmente, comprar sua Smart TV? Aproveite que aqui no Zoom tem muitos modelos e faça a melhor escolha!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em tv