TV Samsung montada em uma parede cinza

Nano Cell vs QLED: o que são e qual a melhor tecnologia de tela?

Saiba as diferenças entre as telas QLED e Nano Cell

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 4 min. de leitura.

Compartilhe:

Muitas pessoas ficam confusas quando, ao procurar por uma nova TV, encontram os termos Nano Cell e QLED. Essas tecnologias são encontradas em TVs intermediárias e premium, de marcas como LG, Samsung e TCL. Como são tecnologias novas, é muito comum ficar em dúvida sobre o que são e qual a melhor. Mas pode relaxar! Aqui, nós vamos explicar tudo sobre TV QLED e TV Nano Cell. Por fim, vamos fazer um comparativo de QLED vs Nano Cell, para você descobrir qual melhor se encaixa em suas necessidades. Então veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre essas novas tecnologias!

Se você está buscando uma TV 55 polegadas, confira as melhores opções!

TV Samsung montada na parede de uma sala de estar azul
Confira as principais diferenças entre as telas de TV QLED e NanoCell (Imagem: Divulgação/Samsung)

Como funcionam QLED e NanoCell?

Antes de mais nada, é preciso entender o surgimento dessas tecnologias no mercado. Tanto a Nano Cell quanto a QLED utilizam de nanocristais na tela que, embora necessitem de iluminação traseira, podem ser ativados ou desativados individualmente. Na prática, isso quer dizer que a tela pode controlar cada pixel isoladamente, criando uma profundidade maior de cores, sombras e luzes. Isso aumenta o brilho e o contraste das imagens.

Um problema de outras tecnologias - como o LED comum - é a dificuldade para mostrar a cor negra de maneira fiel. Muitas vezes a tela ilumina demais a área, transformando o negro profundo em um cinza escuro. Para corrigir, é necessário escurecer toda a tela. Com os nanocristais, o problema é reduzido drasticamente, evitando que a luz “vaze” para as áreas escuras.

Nós testamos a TV TCL QLED C725. Venha ver o que achamos!

O que é QLED?

Falando especificamente dos modelos de TV QLED, algumas marcas já chegam com essa tecnologia aqui no Brasil, como a TCL e a Samsung. O nome, QLED, é uma referência aos quantum dots, ou pontos quânticos, que são justamente os cristais que podem ser iluminados individualmente.

É verdade que, em comparação com as telas OLED, as QLED não costumam ter o mesmo preto perfeito e 100% fiel. Em compensação, elas são bem mais baratas. Além disso, ao contrário das OLED, as QLED têm muito menos propensão a sofrer com o temido efeito burn-in. Esse efeito cria manchas em algumas partes da tela quando uma imagem estática fica muito tempo sendo reproduzida.

A Samsung Q60A é um exemplo de Samsung QLED em ação. Com modelos de 50, 55 e 65 polegadas, ela é um lançamento de 2021 e um dos aparelhos com melhor custo-benefício da Samsung, especialmente considerando que se trata de uma tela 4K com tecnologia de pontos quânticos. O modelo ainda conta com o Modo Ambiente, que busca tornar a tela uma espécie de mural de fotos enquanto está em stand by.

Conheça opções de modelos e descubra a melhor TV QLED!

O que é Nano Cell?

A resposta da LG às TVs QLED das outras marcas é a tecnologia Nano Cell, que utiliza a mesma ideia da sua rival, mas com algumas diferenças. A primeira delas é o tamanho de cada nanocristal, levemente menor que os pontos quânticos do QLED. A empresa também se dedicou a implementar o Full Array, que trabalha a luz na tela através de zonas em vez de faixas. Isso evita que a luz vaze para os pontos escuros, garantindo tons escuros mais fiéis.

Um dos modelos de LG Nano Cell é a NANO75. Embora essa tecnologia tenha fama de ser mais cara, a marca conseguiu trazer um produto mais barato nesse modelo de entrada da LG. É um modelo intermediário, ficando entre as TVs LED e as OLED, mas tem excelente qualidade de imagem.

Na dúvida se prefere uma TV LG ou Samsung? A gente ajuda a decidir!

Nano Cell vs QLED: qual a melhor tecnologia?

A verdade é que o QLED e o Nano Cell são tecnologias muito parecidas, com resultados similares. As pequenas diferenças são discretas e, embora as smart TVs Nano Cell tenham uma tecnologia mais recente, o preço dos modelos Nano Cell e QLED acabam sendo muito semelhantes.

Por isso, a escolha da melhor tecnologia vai depender do seu objetivo. Se você busca a tecnologia de tela mais moderna e com tons escuros mais puros, uma TV LG Nano Cell é a escolha certa. Já para quem busca um aparelho com ótima qualidade de imagem e mais variedade de modelos, as TVs QLED são a melhor opção. Vale levar em conta, também, os recursos disponíveis nos modelos e a afinidade com os sistemas operacionais de cada marca na hora de escolher.

Aproveite e compare também as linhas de TVs LG QNED e Samsung Neo QLED! E, se você é gamer, veja as melhores opções de TV com 120Hz nativos.

OLED é melhor que QLED e NanoCell?

Agora que você já entendeu o que é QLED e o que é Nano Cell, é hora de comparar com a tecnologia OLED. Como já falado nessa matéria, o OLED é a tecnologia mais avançada de tela de TV. A principal diferença entre ele e o QLED e NanoCell é que no OLED os pontos são orgânicos e emitem luz própria. Ou seja, não é necessário ter uma fonte de luz atrás da camada de cristais.

Com isso, a qualidade de imagem é ainda maior, já que é possível conseguir um maior contraste entre as imagens e tons escuros ainda mais puros. É claro que, para isso, o custo das TVs OLED é mais alto. Ainda assim, alguns modelos conseguem manter um custo-benefício interessante, como é o caso da LG C1. Se você está disposto a investir um pouco mais, essa smart TV não vai decepcionar!

Se você se interessou, confira nossa lista com as melhores opções de TV OLED LG.