Samsung QLED Q60 vale a pena em 2020? Veja a análise da Smart TV
Vale muito a pena adquirir, ainda, a Samsung QLED Q60 , já que ela chegou com ultra resolução 4K, tela grande, recursos de inteligência artificial e muita qualidade nas telas. E, ainda, vale dizer que a linha chegou ao mercado em abril de 2019 , ou seja, uma smart TV bem nova, não é mesmo? Como se isso não bastasse para chamar a atenção dos consumidores, os preços tamb

Vale muito a pena adquirir, ainda, a Samsung QLED Q60, já que ela chegou com ultra resolução 4K, tela grande, recursos de inteligência artificial e muita qualidade nas telas. E, ainda, vale dizer que a linha chegou ao mercado em abril de 2019, ou seja, uma smart TV bem nova, não é mesmo?
Como se isso não bastasse para chamar a atenção dos consumidores, os preços também são mais interessantes dentre o segmento top de linha, em especial se comparados com as smart TVs OLED, que embora tenham uma qualidade um pouco superior, têm o custo mais alto.
Bom, vamos ao que interessa? Afinal, vale a pena (ou não) comprar uma Samsung Q60? Veja a nossa análise e tire as suas conclusões!
- Ano de lançamento: 2019
- Tamanhos: 49” | 55” | 65” | 75” | 82”
- Tela: QLED com resolução 4K (3840 x 2160 pixels)
- Frequência: 120Hz (nativo) *a versão de 49” tem 60Hz nativo
- Processador: Quantum Processor 4K
- HDR: HDR 500 (brilho de 500 nits)
- Modos: Modo Filme, Modo Natural, Modo Game Automático e Modo Ambiente 2.0
- Áudio: 2 canais 20W com Dolby Digital Plus
- Conectividade: 4x HDMI | 2x USB | 1x Ethernet (LAN) | 1x RF para TV aberta | 1x RF para TV a cabo | 1x Áudio Digital (óptico) | 1x Áudio e Vídeo Composto | 1x Vídeo Componente
- Recursos extras: Controle Remoto Único, Única Conexão, Modo Game Automático, Bixby e SmartThings
- Recursos integrados: Wi-Fi | Conversor Digital integrado | Bluetooth | Upscaling com IA
- Sistema operacional: Tizen
- Dimensões e peso: 1237,2 x 790,9 x 263,9 mm | 18,9kg
Tamanhos da QLED Q60: opções para todos os gostos
Além da Q60, a Samsung também lançou em 2019 também as smart TVs Q70 e Q80. A principal diferença entre essas “famílias” é o brilho.
A Q60 leva desvantagem nesta comparação, com uma taxa de brilho de 500 nits, que já é um valor bem interessante, porém abaixo das “irmãs” Q70 e Q80, que tem 1.000 nits e 1.500 nits, respectivamente.
Claro, mais brilho representa uma experiência mais completa, no entanto também representa um custo mais alto. Mesmo assim não é preciso se assustar com os números. Na verdade, o brilho da Q60 é suficiente e não deve causar incômodo ao usuário.
A linha Q60 conta com cinco tamanhos de tela:
Atenção! Há uma diferença importante nos modelos da Q60: a versão com 49 polegadas é o único da linha com frequência de 60Hz.
Isso significa que em cenas mais agitadas de games e filmes de ação ela pode perder um pouco da fluidez em relação aos demais aparelhos da linha, que têm a taxa de atualização de 120 Hz.
Outro ponto importante é que todos os modelos contam com garantia de dez anos contra o efeito burn-in, aquela mancha causada pela exibição de imagens estáticas por longos períodos.
Tela QLED da Samsung oferece bom custo-benefício
O display da Q60 tem resolução 4K de 3840 x 2160 pixels, entregando uma imagem com maior nível de detalhes que os displays Full HD.

Mesmo não sendo top de linha, as imagens da Q60 impressionam (Divulgação: Samsung)
Contudo, uma vantagem importante em relação a outros modelos com mesma resolução, como a série RU7100 da própria Samsung, é que a tela da Q60 é do tipo QLED, uma tecnologia baseada em pontos quânticos que deixa as cores mais brilhantes e vívidas, considerada evolução dos antigos displays LED LCD.
Além disso, a Q60 utiliza recursos que ajudam a melhorar ainda mais a imagem e a experiência de assistir televisão. Entre eles está o HDR 500, que realça os detalhes e o contraste de qualquer imagem
Em tempo: o mercado já oferece TVs 8K, mas que ainda são muito caras e os produtores de conteúdo, em geral, ainda não migraram para essa nova tecnologia. O custo-benefício de uma TV 4K QLED como a Q60 é muito maior neste momento.
QLED Q60 tem modo Ambiente e visual livre de cabos fazem diferença
No quesito design, as smart TVs Q60 seguem a tendência de bordas superfinas, o que melhora a sensação de imersão nos conteúdos, e têm dois grandes destaques.
O primeiro é o Visual Livre de Cabos, que consiste em uma série de canaletas instaladas por dentro da base que “leva” os cabos para a parte de baixo da TV, de forma que eles não apareçam.
O outro destaque é o Modo Ambiente. Funciona assim: quando em stand by, em vez de ficar com a tela preta, o aparelho exibe fotos de pontos turísticos ou obras de arte como quadros mundialmente famosos, facilitando a integração da TV com o ambiente.

Em Modo Ambiente, a Q60 reproduz fotos e sensação de invisibilidade (Divulgação: Samsung)
Há ainda a possibilidade de tirar uma foto da parede que fica atrás da TV. A exibição dessa foto na tela dá uma aparência de invisibilidade para o aparelho. Bem legal!
Sistema Operacional: Tizen é bem amigável!
A Q60, assim como todas as Smart TVs Samsung, conta com o sistema operacional Tizen, que já vem com aplicativos como Youtube, Netflix, Amazon Prime e Globo Play pré-instalados.
Outras vantagens do Tizen é o Espelhamento de Tela, que permite, por exemplo, jogar e assistir um vídeo simultaneamente.
Por falar nisso, se você tem um iPhone ou iPad, pode ficar despreocupado(a), pois a Q60 tem compatibilidade com o AirPlay 2, que permite assistir a vídeos, sejam eles do iTunes ou gravado com seu aparelho, na tela da TV e em resolução UHD.
Recursos Extras: QLED Q60 é capaz de se tornar um centro da casa inteligente
Com o Controle Remoto Único, a Q60 se torna um centro de controle da casa inteligente. Você pode, por exemplo, criar uma rotina que liga as luzes, a cafeteira e faz com que um aspirador de pó robô comece a funcionar, desde que eles sejam aparelhos smart, é claro.
Os controles podem ser feitos por voz, uma vez que a linha Q60 tem suporte para o assistente virtual Bixby.
Outro destaque é o Modo Game, que reduz o tempo de resposta da tela para 6.8ms assim que o vídeo game é ligado. Dessa forma, as imagens dos jogos ficam bem fluídas e sem erros, mesmo em momentos de maior ação.

A Q60 pode controlar aparelhos que integram a casa inteligente (Divulgação: Samsung)
Conclusão: a Samsung QLED Q60 vale a pena?
Definitivamente a Samsung Q60 tem muitos recursos interessantes para agradar desde quem procura um televisor mais básico, ao público gamer ou que gosta de assistir cenas de ação. Tudo isso, é claro, a um preço muito competitivo no mercado e toda qualidade da Samsung.
A imagem, que no fim das contas é a principal característica de uma TV, tem muita qualidade proporcionada pelo display QLED de pontos quânticos e não deve praticamente nada aos modelos OLED.
Claro, até por ter um preço mais baixo, a linha conta com algumas desvantagens, como um brilho mais baixo se comparado a modelos mais avançados da própria série Q da Samsung. Isso sem falar que a versão de 49 polegadas infelizmente não conta com 120Hz nativo como os maiores.
A conclusão final é de que sim, vale a pena comprar a Samsung Q60! Essa TV tem tudo para ficar na sua sala por 10 anos ou mais, porém se você tiver fôlego para fazer um investimento um pouco maior, a Q70 e Q80 da Samsung ou ainda a família OLED da LG podem ser mais interessantes.
Compare os preços da Samsung Q60 aqui no Zoom:
Veja também as versões de: