Zoom indica em Cafeteira Elétrica

Os tipos de grãos de café

Vai comprar uma cafeteira? Então entenda os tipos de grãos de café e tenha mais aroma e sabor na sua bebida.

Grão de café

Sempre presente no nosso dia a dia – e nas nossas cafeteiras –, o café tem muita história e já foi marco de mudanças sociais, econômicas e políticas no Brasil e no mundo. Considerado sagrado para alguns e usado em celebrações, é, sem dúvidas, uma das bebidas mais populares do mundo.

Cafeteira elétrica ou expresso?

E se chegou a hora de você comprar uma nova cafeteira, seja ela uma cafeteira elétrica ou mesmo uma cafeteira expresso, é natural que você queira saber mais sobre as variações do grão de café. Assim você sabe as diferenças e pode saborear um café de qualidade, de acordo com o seu gosto.

Mas você entende tudo sobre café? Porque sempre quando se fala sobre a origem dessa bebida, sobre o que dá o sabor e o aroma, ouvimos falar em tipos de grão de café: Arábica e Robusta. A maior parte dos países produtores se encontra em zonas tropicais, com o clima quente e úmido.

Os países que produzem o tipo Arábica ficam nas zonas de altitude e a Robusta, nas regiões mais baixas. O Brasil está entre os países que mais produzem o grão, e aqui é possível encontrar diferentes tipos de grão de café, tanto o Robusta quanto o Arábica.

Grão de café: a importância dele no cafezinho do dia a dia

O Arábica é o grão de café mais nobre, com diversos subtipos. Foi classificado apenas em 1753 e é originário da Etiópia. A planta é muito delicada e necessita de dedicação no cultivo. Antes de torrado, o grão tem um tom esverdeado e forma oval.

O melhor lugar para seu cultivo é entre 600 e 2000 metros e, quanto maior a altitude, maior a chance da qualidade do grão de café ser melhor. Seus maiores cultivadores são os países da América do Sul e Central, como também alguns países da África e da Ásia.

No Brasil, onde esse grão de café é cultivado a uma altitude de 1200 metros, a qualidade é melhor. Embora exista o risco de geada, a diferença de temperatura entre o dia e a noite proporciona um melhor café. O Arábica tem taxa de cafeína de 1,4% e as melhores torrefações de café usam somente combinações dos seus grãos.

Entre as variedades do café Arábica, está o café Kona, considerado um dos mais saborosos. Seu cultivo é muito restritivo a condições do solo e temperatura, e esse café encontrou nas encostas mais baixas de Mauna Loa, um vulcão na região ocidental do Havaí, o lugar perfeito para se desenvolver com qualidade. Sol, umidade, sombra, brisa suave e frescor da chuva alimentam o plantio desse ótimo grão de café.

O Robusta Africana é também conhecido como Conilon. Originário da África, tem características mais rudes e é um grão muito resistente. Cultivado em terrenos baixos, é um grão de café menos perfumado e tem sabor típico e único, sem possuir as variantes do Arábica. Seu teor de cafeína é maior, entre 2 e 4,5%.

O termo "robusta" é o nome de uma variedade de uma árvore com frutas arredondadas, que demoram até 11 meses para amadurecer. Suas sementes são também ovais, porém menores que as sementes Arábica e sua acidez é mais baixa, por isso é muito usado em cafés solúveis. É um grão de café encontrado na África Ocidental e Central, no Sudeste Asiático e em algumas regiões do Brasil.

Um blend de cafés (mistura de grãos) é criado a partir da mistura de sementes para uma criação harmônica de sabores. A maior parte dos cafés usa os dois tipos, Arábico e Robusta, nessa mistura. Porém, quem procura um café mais sofisticado, muitas vezes faz um blend apenas com grãos Arábica.

O melhor tipo de grão de café é aquele que mais tem a ver com o seu paladar. Com tantas opções de sabores, fica difícil resistir ao famoso cafezinho, não é mesmo? Encontre aqui no Zoom sua cafeteira elétrica e aproveite!

Top 5 em cafeteira elétrica