Um bom cafezinho é sempre bem-vindo, e para preparar essa bebida que faz parte do dia a dia de muitos brasileiros, há diversos tipos de cafeteiras, em que cada um se adequa ao gosto e ao estilo de vida do consumidor.

Para ter um café de qualidade e também para ter praticidade na hora do preparo, veja qual modelo de cafeteira é perfeito para você:

Cafeteira elétrica: boa escolha para lugares com mais pessoas

Para quem consome grande quantidade de café diariamente e precisa de mais dinâmica na hora de fazer o cafezinho, a cafeteira elétrica pode ser a máquina ideal. Enquanto há modelos dessas cafeteiras que fazem 2 xícaras, outras chegam a preparar uma quantidade superior a 30 xícaras. O preparo dura em média 5 minutos para reservatórios com 1 litro de água e, enquanto estão ligadas, mantêm o café quente.

É muito fácil encontrar as cafeteiras elétricas no comércio. Esse tipo de cafeteira costuma ter um preço mais acessível e pode ser uma boa opção tanto para casas quanto para escritórios e até consultórios, que recebem um número maior de pessoas, já que, dependendo da capacidade, a cafeteira elétrica é capaz de preparar café em maior quantidade.

Vários sabores e bebida encorpada? Escolha a cafeteira expresso

Já os apreciadores de um café especial, mais requintado, que esperam da bebida muito aroma e sabor, podem ter como a escolha certa a cafeteira expresso, que prepara a bebida com rapidez e praticidade.

A máquina expresso é o tipo de cafeteira que permite usar a maior variedade de "formas" do café: em sachê ou cápsulas, em pó ou em grãos. E as cafeteiras expresso que utilizam café em cápsula ou sachê ainda oferecem outras opções de bebidas, além do café expresso, como, por exemplo, os modelos de cafeteiras para capuccino.

Aliás, há modelos de cafeteiras que usam cápsulas que vão além do capuccino: preparam café descafeinado, chocolate quente, macchiato, entre outros. Sendo assim, é uma escolha interessante para quem está pensando em comprar uma cafeteira e ter, com ela, diferentes sabores.

Cafeteiras expresso são mais rápidas no preparo, fáceis de manusear e não fazem sujeira. Geralmente fazem apenas uma xícara por vez, mas há modelos dessas cafeteiras que preparam até duas xícaras de uma só vez.

Com sua tecnologia mais sofisticada e a pressão certa para cada sabor da bebida, esse tipo de cafeteira oferece sabores intensos para os amantes de um café mais encorpado, especial. Caso seja um modelo que usa cápsulas, as cápsulas têm a medida exata para uma ou duas xícaras (dependendo da cafeteira), sendo assim, faz menor quantidade e é indicada para uso individual, para quem mora sozinho ou lugares com poucas pessoas.

O tradicional café feito em uma cafeteira italiana

Há aqueles que gostam de um café com gosto artesanal, mais saboroso, caseiro, e não precisam de grande quantidade e rapidez no preparo. Para esse perfil, as tradicionais cafeteiras italianas, mais conhecidas dentre as cafeteiras manuais, dão mais trabalho que as elétricas e produzem menos café por vez.

Para essa cafeteira, a qualidade do café é muito importante. Se for possível, use café moído na hora. Além disso, ela retém melhor o sabor do café porque vai ao fogo e a bebida sofre ebulição.

Mas como essa cafeteira funciona? A cafeteira italiana é composta por duas partes: na parte de baixo, fica a água; na de cima, o café. Com a ebulição, há o gotejamento da água sobre o pó do café, que coado, se transforma no cafezinho fresco.

Agora que já conheceu os principais tipos de cafeteiras e seus vários modos de preparo, você pode escolher aqui no Zoom o melhor modelo para seu cafezinho.