Logo Zoom
Logo Zoom

Apesar de terem preços um tanto quanto destoantes, Moto G 3ª geração (2015) e Galaxy A5 2016 são considerados smartphones intermediários.

Mas será que o celular mais caro, nesse caso, é realmente o melhor? Ou será que o Moto G 2015 consegue um custo/benefício mais vantajoso? Para saber, confira o nosso comparativo entre o Moto G 3ª geração e o Galaxy A5 2016!

Leia também: Top 10 melhores smartphones intermediários

Galaxy A5 2016 sai na frente nos quesitos tela e design

Se a primeira impressão é a que fica, o Samsung Galaxy A5 2016 já começa levando vantagem. Além da sua aparência premium, com acabamento metálico e traseira de vidro, o Galaxy A5 2016 ainda tem uma ótima tela.

Com 5,2 polegadas, tecnologia Super AMOLED e resolução Full HD, o smartphone Samsung apresenta mais nitidez por contar com uma densidade de 424 pixels por polegada (ppi).

Do outro lado, temos o Moto G 2015, que é sim mais elegante que os modelos da linha Moto G lançados anteriormente, mas não abandonou o material plástico. E não é que a tela dele seja ruim também, afinal, são 5 polegadas com alta resolução e 294 ppi. Mas colocando ao lado do Galaxy A5 2016, não há como não dar a vantagem para o concorrente.

No processamento, mais uma vitória para o Galaxy A5 2016

Antes de começar a falar sobre o desempenho do Moto G e do Galaxy A5, é bom deixar claro que estamos comparando apenas o smartphone Motorola com 1GB de RAM, uma vez que o Moto G 2015 com 2GB de RAM não é facilmente encontrado fora da loja da Motorola.

Então, vamos ao que interessa! No Galaxy A5 2016 encontramos o processador Exynos 7580, da própria Samsung, e unidade de processamento gráfico (GPU) Mali-T720. Nele, oito núcleos rodam a 1,6GHz, e são 2GB de RAM.

Já o Moto G 3ª geração é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 410 (quad core de 1,4GHz), com a GPU Adreno 306 e, como já dissemos, com 1GB de RAM.

Na prática, os dois smartphones se saem bem rodando até aplicativos e jogos mais pesados, mas o Galaxy A5 2016 se mostra um pouco superior, principalmente quando o assunto é multitarefa.

Uma vantagem do Moto G 3ª geração é o sistema operacional Android 5.1 sem modificações na interface, o que deixa o smartphone mais fluido. Mas o Galaxy A5 2016 não fica tão atrás também, já que a Samsung deixou a interface TouchWiz mais leve que em modelos anteriores da linha Samsung Galaxy e, assim, o Android 5.1 roda bem também no Galaxy A5.

Moto G alcança Galaxy A5 2016 quando o assunto é câmera

Em termos de câmera, Galaxy A5 2016 e Moto G 2015 praticamente empatam. Ambos fotografam com até 13MP na câmera traseira e 5MP na frontal, além de serem smartphones que filmam em Full HD.

Mas, claro, há algumas diferenças entre eles. O Moto G 3ª geração, por exemplo, tem flash duplo na câmera traseira, o que ajuda a deixar as cores mais naturais. Quanto à abertura do obturador, é f/2.0 e, na frente, é f/2.2.

Enquanto isso, o Galaxy A5 2016 oferece uma maior abertura, de f/1.9 (em ambas as câmeras), o que significa que, pelo menos teoricamente, o celular da Samsung captura imagens mais claras.

Outra vantagem do Galaxy A5 2016 é a estabilização óptica das imagens, ou seja, nele as fotos e vídeos em movimento ficam menos tremidos que no Moto G 2015.

No geral, os dois entregam um resultado semelhante, sendo o Moto G 3ª geração um pouco superior em fotos noturnas.

E, claro, ambos também contam com funções para abrir a câmera rapidamente, e não perder aquele momento especial. No Moto G 2015, você precisa dar aquela chacoalhada clássica no aparelho, e no Galaxy A5 2016, basta apertar o botão Home duas vezes seguidas.

Leitor de digitais no Galaxy e resistência à água no Moto G

Dos "extras" do Galaxy A5 2016 e do Moto G 3ª geração, destaque para o sensor biométrico do primeiro, e para a resistência à água do segundo.

Usando o leitor de digital do Galaxy A5 2016, você vai poder configurar o aparelho para só você conseguir desbloquear, ou ainda autorizar pagamentos online a partir da sua impressão digital.

Quanto ao Moto G, tudo bem que a Motorola não recomenda que você mergulhe com o aparelho, ou faça fotos debaixo d'água, mas só de saber que você vai poder pegar uma chuva despreocupado com o celular, ou que se derramar um pouco de água ele não vai parar de funcionar, já dá um alívio, não é mesmo?

Dos dois lados, suporte para dois chips, armazenamento expansível e 4G

Temos aqui dois celulares dual chip e, se você é daqueles que adora guardar vários vídeos e fotos no aparelho, a boa notícia é que eles têm suporte para cartão de memória.

Agora, é bom ficar de olho, porque o Galaxy A5 2016 traz aquela entrada híbrida, em que você precisa escolher se usa o segundo chip ou o cartão microSD; problema que não encontramos no Moto G 3ª geração.

E para acessar à internet, 4G, 3G e Wi-Fi tanto no Moto G quanto no Samsung Galaxy. Ah, e é bom lembrar que só o Galaxy A5 2016 é equipado com NFC, e está habilitado para a tecnologia Samsung Pay, que permite que você faça pagamentos usando o celular como cartão de crédito.

Moto G 3ª geração x Galaxy A5 2016: qual é melhor para você?

Na hora de escolher entre comprar o Galaxy A5 2016 ou o Moto G 3ª geração, você vai precisar levar em consideração alguns pontos importantes.

E o preço é um deles. Como o Moto G 3ª geração custa menos, tem bom desempenho e câmeras bem parecidas com as do Galaxy A5 2016, ele pode ser uma escolha acertada para quem não está podendo gastar muito com um celular, e prefere mirar o custo/benefício.

Agora, o Galaxy A5 2016 é realmente bem bonito, com um acabamento mais sofisticado e parecido com o do Galaxy S6, por exemplo. Se isso for muito importante para você, ou ainda se você quiser um smartphone que ofereça a facilidade de fazer pagamentos através do NFC, ou que tenha leitor de digitais, o Galaxy A5 2016 pode sim ser uma boa escolha.

Veja os preços do Moto G 3ª geração e do Galaxy A5 2016:

Ficou mais fácil decidir se o melhor para você é o Moto G 2015 ou o Galaxy A5 2016? Então, continue no Zoom e encontre mais produtos, compare preços e economize em todas as compras!

Leia também: Top 5 melhores celulares custo/benefício