Logo Zoom
Logo Zoom

O segmento "intermediário premium" de smartphones vem ganhando cada vez mais espaço, com modelos com design refinado e recursos avançados, mas sem toda a potência de smartphones top de linha.

Bons representantes dessa categoria são o Zenfone 5, um smartphone Asus, e o Galaxy A8, um smartphone Samsung, que oferecem algumas vantagens em qualidade de tela, câmera e até processamento.

Se você ficou na dúvida em qual smartphone premium investir, fizemos um comparativo detalhado entre o Zenfone 5 e o Galaxy A8. Confira!

Leia também: Os Melhores Smartphones Intermediários

Tela sem bordas e cores excelentes nos dois modelos

Começando pelas telas, temos no Zenfone 5 um forte concorrente para quem curte smartphones com tela grande. Com um painel IPS de 6,2" com definição Full HD+ (2246 x 1080 pixels), a tela do smartphone Asus ocupa 90% da parte frontal do aparelho e tem proporção 19:9, ideal para quem jogar ou assistir a filmes e séries, que ganham ainda mais imersão com o sistema de som estéreo.

A tela do Samsung Galaxy A8 também tem definição Full HD+ (2220 x 1080 pixels), com uma tela Super AMOLED de 5.6" em proporção 18.5,9, com bordas bem finas e ótimo aproveitamento da parte frontal do aparelho.

Apesar de não contar com os pretos profundos da tecnologia Super AMOLED, o Zenfone 5 tem uma ótima reprodução de cores, com bons níveis de brilho e contraste. Por isso, temos aqui um empate entre os dois modelos.

Desempenho intermediário dos dois modelos leva o desempate para os recursos

Bem, agora as diferenças não são tão óbvias. Tanto o Zenfone 5, quanto o Galaxy A8 escolheram um processador octa-core intermediário para cuidar do processamento, o Snapdragon 636 (1,8GHz) e o Exynos 7885 (2,2GHz), respectivamente. E os dois têm memória RAM de 4GB.

Ou seja, os dois modelos mandam bem ao trabalhar com tarefas, aplicativos ou jogos um pouco mais pesados.

Isso quer dizer que o empate pode ser declarado, certo? Ainda não, vale dar uma olhada nos recursos extras de cada um dos modelos.

Inteligência artificial devolve a vantagem para o Zenfone 5

Os recursos do Galaxy A8 ficam em um patamar mais simples, como informações básicas disponíveis na tela bloqueada com o Always on Display, como horário, calendário, notificações e carga da bateria, a Pasta Segura, que guarda seus arquivos importante com proteção extra e o Dual Messenger, que permite o uso de duas contas de mensagens de texto no mesmo aparelho.

Já o Zenfone 5 apostou alto na inteligência artificial, que pode até otimizar o poder de processamento do smartphone com o recurso ASUS AI Boost, além de ajustar automaticamente o volume de chamadas e notificações de acordo com o ambiente em que você está e reconhecer os padrões de gasto e carga de bateria, te ajudando a chegar ao fim do dia com o celular ligado.

Ele também tem a função Twin Apps, que permite usar duas contas do Whatsapp e Facebook no mesmo aparelho.

Além disso, o modelo da Asus vem de fábrica com uma versão mais atualizada do sistema operacional, o Android 8 Oreo (contra o Android 7.1 Nougat do Galaxy A8) e versões com diferentes capacidades de armazenamento: 64GB e 128GB.

E qual o melhor celular para fotos: Zenfone 5 ou Galaxy A8?

O forte da câmera dupla do Zenfone 5 é o uso da inteligência artificial nas fotos feitas pelas lentes de 12MP e abertura f/1.8 e 8MP com ângulo aberto de 120º, que aprendem de acordo com a utilização e reconhece até 16 tipos de cenas para realizar ajustes automáticos. Sua câmera frontal é mais simples, com 8MP e f/2.0.

O Samsung Galaxy A8 também apostou na lente dupla, mas com um diferencial: ela ficou na câmera de selfie. O aparelho tem uma câmera frontal dupla, com 16MP + 8MP, abertura focal f/1.9, lente grande angular (que permite enquadramento amplo) e selfies em Modo Retrato.

Já sua câmera traseira, mesmo sem a lente dupla, também oferece resultados bem legais com 16MP, abertura focal f/1.7 e sensor de 1/2.8", que permitem boa captura de fotos noturnas e em ambientes pouco iluminados.

Duração de bateria é bem parecida nos dois modelos

Ambos os smartphones ficam dentro do esperado de intermediários premium: 3.300mAh no Zenfone 5 e 3.000mAh no Galaxy A8. Como a tela maior do celular da Asus consome mais energia, essa diferença não chega a representar uma vantagem.

No fim das contas, os dois celulares podem chegar ao fim do dia, desde que com uso moderado, ou seja, sem longas horas de reprodução de vídeos por streaming ou jogos pesados.

Zenfone 5 ou Galaxy A8, qual dos dois é melhor?

O Zenfone 5 merece o primeiro lugar nessa disputa de smartphones intermediários premium, especialmente para quem curte a tela maior e os recursos de inteligência artificial.

Apesar de não contar com todos os recursos do Zenfone 5, o Galaxy A8 pode ser uma boa opção, especialmente se você quer um celular intermediário que manda bem nas fotos.

Confira as ofertas do Zenfone 5 e Galaxy A8:



Confira os nossos vídeos:

Leia também: Os Melhores Celulares e Smartphones