Entenda antes de comprar em Adega Climatizada

Entenda os sistemas de refrigeração das adegas

Quer saber o que é adega termoelétrica e o que é adega com compressor? Aqui tiramos suas dúvidas!

Refrigeração da adega
por Catarina Monteiro - Especialista em Casa.

Para quem adora degustar um bom vinho, não é nenhuma novidade explicar o que é adega climatizada. E se você está pensando em investir nesse eletrodoméstico, é bom você ficar de olho em algumas informações, como a capacidade que sua adega deve ter e também o sistema de refrigeração usado. Isso mesmo... mas você sabe o que é adega termoelétrica ou o que é adega com compressor?

A gente aqui vai tirar todas as suas dúvidas sobre a refrigeração das adegas. Afinal, seja o sistema termoelétrico ou com compressor, cada um deles tem suas indicações e vantagens. Sendo assim, veja qual o melhor tipo de adega para o seu caso.

Se você mora em um lugar fresco, a adega termoelétrica é uma boa opção

As adegas termoelétricas têm um sistema de troca de calor com o ambiente externo, mantendo seu interior com temperaturas cerca de 10°C mais baixas que o exterior, de acordo com o modelo.

Adegas termoelétricas

Por isso que esse modelo de adega é mais indicado para lugares onde não faça muito calor com frequência, já que nesse caso ela pode não alcançar a programação ideal para conservar os vinhos.

Como pontos positivos, essas adegas de vinhos não emitem nenhum ruído e não têm vibração, além de serem um pouco mais econômicas na conta de luz.

Adega com compressor para ajuste exato da temperatura

Já as adegas com compressor têm um motor parecido com os de geladeiras, mas menores e com menos potência.

Adegas com compressor

Nesse caso, a temperatura escolhida se mantém estável no interior da adega, independente do calor que faça do lado de fora. Logo, são mais indicadas para quem vai usar a adega em lugares com temperaturas mais altas.

Como usa um motor para funcionar, é possível que a adega tenha um pouco de vibração e faça algum barulho, mas normalmente não é nada que prejudique a qualidade das bebidas.

Agora, esse tipo de adega climatizada pode fazer uma diferença um pouco maior no gasto de energia elétrica, mas não chega a ser como se fosse outra geladeira em casa.

Entendeu que, além de saber o que é adega climatizada, também é fundamental entender seu sistema refrigeração, certo? Afinal, é o tipo de funcionamento que vai proporcionar o melhor ambiente para suas garrafas.

 

Quer ver outros produtos para você ou para sua casa? Pesquise preços no Zoom o ano inteiro e aproveite as promoções da Black Friday.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em adega climatizada