Aspirador de Pó Electrolux Acqua Power AQP20 vs Aspirador de Pó Wap GTW10: qual é o melhor

Vai comprar um aspirador de pó e água? Confira o comparativo entre os dois modelos

Ariel Cristina BorgesRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Se você tem grandes áreas internas e externas para manter sempre limpas, o aspirador de pó e água pode ser exatamente o que você precisa para tornar o processo muito mais prático e fácil. Eles têm mais espaço no reservatório de resíduos, maior poder de sucção e podem ou não funcionar com saco coletor. Os modelos que mais fazem sucesso aqui no Zoom são o aspirador de pó e água Electrolux Acqua Power AQP20 e o aspirador de pó e água Wap GTW 10. Os dois são recomendados para uso doméstico.

Como os dois são bem parecidos, a dúvida no momento da compra é bem normal. Para te ajudar a tomar a decisão correta, aqui embaixo nós comparamos um com o outro: vem descobrir qual vai atender melhor às suas necessidades!

Produto indisponível

Produto indisponível

Potência
1250W
1400W
Capacidade Útil
10L
5L
Tamanho do Cabo
3,5m
2m
Alcance
6,2m
4m
Tensão Elétrica
127V ou 220V
127V ou 220V
Dimensões
52 x 33 x 33 cm
28 x 28 x 38,5 cm
Tubos Prolongadores
2
3
Bocais
  • Para Pisos;
  • Para Cantos
  • Múltiplo;
  • Para Cantos
Bocal de Sopro
Sim
Sim
Porta-Fios
Sim
Não
Porta-Acessórios
Não
Sim
Saco Coletor
Sim
Não
Selo Ruído
4 (91dB)
4 (92dB)
Ofertas
Produto indisponível
Produto indisponível

Precisa de ajuda na hora de escolher seu aspirador de pó? Confira mais dicas no nosso guia de compras!

Tamanho

Os dois modelos de aspirador de pó e água têm tamanhos diferentes

Uma das principais diferenças entre esses dois aparelhos é o tamanho. Enquanto o aspirador de pó Electrolux é maior, o modelo da Wap é mais compacto. Enquanto o Acqua Power AQP20 tem 10 litros de capacidade no reservatório, o aspirador de pó Wap GTW 10 tem 10 litros de volume e 5 litros de capacidade útil. Isso e o tamanho do aparelho cooperam com a proposta de mobilidade simplificada do GTW 10. Mesmo sendo menor, ele segue sendo bem espaçoso: enquanto esse modelo é indicado para a limpeza de ambientes pequenos e médios, o Electrolux dá conta de casas maiores sem que seja necessário esvaziar.

Mesmo que pareçam equivalentes na foto, o aspirador de pó Wap é bem menor que o aspirador de pó Electrolux (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap)
Mesmo que pareçam equivalentes na foto, o aspirador de pó Wap é bem menor que o aspirador de pó Electrolux (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap)

Inclusive, outra diferença entre os dois modelos aparece na usabilidade do reservatório. O aspirador de pó e água Electrolux é usado com um saco coletor de pó com 3,7l de capacidade. O da Wap, por sua vez, não usa saco.

Acessórios

Tanto o aspirador de pó Electrolux quanto o Wap têm uma boa quantidade de acessórios

Na hora de comprar um aspirador de pó (principalmente um que vai ser usado na limpeza mais pesada de casa), a quantidade de acessórios que facilitam o uso deve ser um ponto de atenção e mesmo que os dois modelos da nossa análise tenham uma boa quantidade de acessórios, o Wap sai um pouquinho na frente nesse quesito. Ele vai com três tubos extensores, bico múltiplo e bico para cantos enquanto o Electrolux tem dois tubos prolongadores, um bico para pisos e um para cantos. Os dois modelos têm bocal de sopro, que pode ser usado tanto para a limpeza de áreas abertas quanto para encher infláveis e acender churrasqueiras, por exemplo. Ah, o modelo da Wap também é compatível com o bico Pet Care, solução da marca que facilita a limpeza de ambientes com animais que soltam pelos com frequência.

Os dois modelos de aspirador de pó e água têm uma quantidade satisfatória de acessórios (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap)
Os dois modelos de aspirador de pó e água têm uma quantidade satisfatória de acessórios (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap)

O Wap GTW 10 tem um porta acessórios para que você encaixe todos os adicionais na hora de guardar, mas não tem o porta fios do Electrolux Acqua Power AQP20. Falando no cabo elétrico e no alcance dos aparelhos, como era de se esperar, o Electrolux sai na frente: ele tem 3,5m de fio e totaliza 6,2m de alcance sem a necessidade de trocar de tomada enquanto o Wap tem 2m de cabo e alcance de 4m a partir do ponto de ligação com a eletricidade.

Potência

O aspirador de pó Wap GTW 10 sai na frente quando o quesito é a potência

Mesmo sendo menor, o aspirador de pó e água Wap GTW 10 tem mais potência do que o modelo da Electrolux: a comparação é entre 1400W e 1250W. A diferença pode não parecer tão grande, mas como o Acqua Power AQP20 é maior, na prática esse impacto pode ser um pouco mais significativo. Ainda assim, os dois modelos têm níveis de potência comuns a aparelhos indicados para uso doméstico, em que mesmo a sujeira de áreas externas (seja ela seca, úmida ou molhada) não é tão grande quanto a de locais com grande circulação de pessoas.

O Selo Ruído determina a quantidade de barulho que um aspirador de pó faz durante o uso (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap) 
O Selo Ruído determina a quantidade de barulho que um aspirador de pó faz durante o uso (Fotos: Divulgação Electrolux/Wap) 

Mesmo com essa diferença, a produção de ruído dos dois aparelhos é bem alta e equivalente e os dois têm classificação 4 no Selo Ruído. Isso não é necessariamente uma surpresa - é o normal para esse tipo de aspirador de pó. Na hora de usar qualquer um dos dois, você só vai precisar ter atenção ao horário e evitar o fim da noite, a madrugada e o início da manhã (dependendo de onde você more).

Não sabe o que é o Selo Ruído? Dá uma olhada na nossa matéria e descubra!

Custo-benefício

Os dois modelos de aspirador de pó e água têm a mesma faixa de preço

No que se trata do investimento, a faixa de preço desses dois modelos de aspirador de pó e água não deixa a desejar: por serem indicados para uso doméstico, eles acabam sendo mais baratos que outros da mesma categoria (em que os modelos profissionais são mais comuns). Analisando a ficha técnica, tanto o aspirador de pó Electrolux Acqua Power AQP20 quanto o aspirador de pó Wap GTW 10 são funcionais, práticos de usar e cheios de vantagens - mesmo tendo capacidades e indicações de uso diferentes.

Por isso, na hora de escolher entre um e outro analisando o investimento necessário, você deve levar em consideração as suas necessidades e o espaço disponível para guardar o aspirador. O modelo da Electrolux tem mais capacidade, mas também ocupa mais espaço e tem menos potência. Outro diferencial dele é o controle de sucção, que garante um funcionamento mais suave para a limpeza de superfícies mais delicadas, como estofados e tecidos. O da Wap é compacto, mas pode não ser suficiente se você tiver que limpar áreas muito grandes com frequência (e, nesse caso, vale a pena dar uma olhada nos modelos profissionais de aspirador de pó e água). No fim das contas, os dois são boas compras se forem adequados para o que você precisa.

Leia Mais: