Banheira de bebê: como usar a banheira de bebê?

Veja algumas dicas sobre a melhor forma de usar a banheira de bebê

Redação - Zoom

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

O banho do bebê é um momento de higiene que requer alguns cuidados, desde a escolha da melhor banheira de bebê, passando pela atmosfera correta da água, até o jeito de segurar o pequeno. Se o bebê for um recém-nascido, a atenção deve ser redobrada. Na hora do banho, um dos aspectos mais importantes é o bem-estar da criança e dos pais em relação à banheira de bebê. É possível que você já tenha se perguntado: "Como usar a banheira de bebê?".

Isso porque não adianta que a banheira de bebê seja esteticamente agradável se não há adaptação da criança ou conforto por parte dos pais. Além disso, a segurança é um tópico de extrema importância e, por isso, é necessário estar atento à idade e ao peso do pequeno ao comprar uma banheira de bebê. No entanto, após adquiri-la, como usá-la? Onde colocá-la? Dê um Zoom e veja as dicas que preparamos sobre a melhor forma de usar a banheira de bebê!

Leia também: Melhor banheira de bebê de 2021: 10 modelos para comprar

Entenda como usar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda como usar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Qual a melhor banheira de bebê?

A melhor banheira de bebê deve atender às necessidades da criança e dos pais

Antes de qualquer coisa, é fundamental que você saiba que não existe o modelo certo de banheira de bebê, mas, sim, a opção que se adequa às suas necessidades. O mais importante é certificar se o material da banheira é, de fato, seguro e resistente, e se atende à idade e ao peso da criança. Veja quais os tipos de banheira de bebê disponíveis no mercado:

  • Banheira de bebê de plástico: É uma das mais comuns no mercado. Pode ser apoiada no chão ou até mesmo ser acomodada na cama ou no lavabo.
  • Banheira de bebê com suporte: Essa banheira de bebê acompanha um suporte que a deixa em uma altura mais compatível com os pais. Alguns modelos também podem ser usados como trocador.
  • Banheira de bebê inflável: É muito recomendada para viajar ou até mesmo para quem não dispõe de muito espaço em casa. Ela possui um tamanho bastante compacto e também é confortável para os pequenos.

Veja mais: Como escolher a melhor banheira de bebê?

Burigotto Millenia: banheira de bebê grande e com redutor de profundidade

Com capacidade máxima de 30kg, a banheira de bebê Burigotto Millenia é uma banheira de bebê com suporte e bem segura, que conta com travas em arco e assento antiderrapante para deixar os pais mais tranquilos. Outro detalhe é que essa é uma banheira de bebê grande, que acompanha redutor de profundidade, ou seja, ela pode ser usada perfeitamente com recém-nascidos. Ela também conta com saboneteira com porta-toalhas, fácil escoamento de água pela mangueira acoplada e a possibilidade de virar um trocador macio e confortável.

Galzerano Acqua: banheira de bebê 2 em 1, que pode ser usada com ou sem o suporte

A hora do banho é sempre mais divertida e prazerosa quando envolve segurança e praticidade, e é justamente isso que permite essa banheira para bebê com suporte. A banheira de bebê Galzerano Acqua é prática porque é desmontável. Além disso, ela é um modelo de plástico com estrutura em aço. Sua capacidade é de até 20kg, somando o peso do bebê e o peso da água, e é uma banheira de bebê com assento redutor. Outro diferencial é que ela é um modelo 2 em 1, uma vez que pode ser usada no suporte ou fora dele.

Safety 1st Comfy Safe: é dobrável e fácil de transportar ou guardar

Para quem quer algo ainda mais compacto e versátil, a banheira de bebê dobrável é a melhor opção. A banheira de bebê Safety 1st Comfy Safe acompanha redutor para recém-nascido, agregando mais comodidade e, principalmente, segurança. Além disso, o modelo é bastante compacto, o que facilita na hora de guardar. Ela ainda acompanha pés para apoio, com um tamanho de apenas 9cm. Essa banheira de bebê pode ser usada desde os primeiros dias de vida até que o pequeno atinja o peso de 30kg.

Onde colocar a banheira de bebê?

A banheira de bebê deve ser posicionada onde for mais seguro

Confira onde colocar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Confira onde colocar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para saber onde colocar a banheira de bebê, o primeiro passo é analisar a realidade da sua família. É essencial pensar sobre o espaço que há disponível para a acomodação da banheira de bebê, seja ela uma banheira de bebê com suporte ou uma banheira de bebê simples. Se você optar por deixá-la no box do banheiro, é importante se atentar às medidas.

Nesse sentido, a boa notícia é que existem diferentes tamanhos de banheiras disponíveis no mercado, inclusive para ambientes reduzidos. Há alternativas de banheira de bebê dobrável ou até mesmo de banheira de bebê inflável. Caso o box do banheiro seja apertado, você pode posicionar a banheira de bebê próxima à pia, sempre observando se ela estará nivelada e, é claro, segura.

Agora, se você achar que o seu banheiro não é o local adequado para dar banho no bebê, a outra opção é o quarto da criança. Talvez essa seja uma operação mais complicada, já que as chances de molhar o ambiente são altas. Nesse caso, dê preferência a modelos de banheira de bebê com mangueira de escoamento, o que facilita bastante o processo.

Como usar a banheira de bebê?

A banheira de bebê deve ser usada de forma prática e confortável

Veja como usar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Veja como usar a banheira de bebê (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A banheira de bebê pode vir com acessórios que facilitam o banho da criança e a posição dos pais. No entanto, o ideal é que os pais entendam exatamente como usar a banheira de bebê para que o banho seja dado da forma mais agradável possível. Para isso, o primeiro passo é verificar se a água está entre 34 e 37°C, ou seja, em uma temperatura próxima à do corpo. Se você tiver dúvidas e não confiar apenas no seu tato, o melhor a se fazer é comprar um termômetro especial para medir a temperatura da água.

Antes mesmo de checar o conforto do bebê, esteja certo de quem vai dar o banho também ficará em uma posição confortável. Nesse caso, ajuste a altura da banheira para que ninguém fique curvado ou agachado por muito tempo – daí a importância de uma banheira de bebê com suporte. Depois disso, o adulto deve se assegurar de que o bebê esteja seguro para não escorregar na banheira. Para tal, apoie as nádegas e a as coxas da criança na mão e coloque-a devagar na água. Solte-a apenas quando ela demonstrar tranquilidade na banheira.

Além disso, é de extrema importância que os pais tenham tudo o que precisam para o banho ao alcance das mãos. Dessa forma, você não se afasta da banheira para pegar itens como sabonete líquido, shampoo e toalha, o que é fundamental para evitar acidentes. Por isso, opte por modelos de banheira de bebê que venham com saboneteira, porta-toalhas, porta-objetos e outros compartimentos para ajudá-lo a não esquecer de nada.

Por fim, tenha em mente que o ofurô para bebê é indicado para até 6 meses de idade ou até quando o bebê couber dentro do ofurô e não conseguir ficar em pé. A vantagem é que seu formato permite que o bebê fique na água em posição fetal, sentindo-se como estivesse no útero da mãe, além de ajudar a relaxar a criança. Para bebês que não gostam da hora do banho, existem acessórios para distrai-los, como bichinhos de borracha e livros para banho, por exemplo.

Leia também: