Yoga em dupla: 5 posturas de yoga para praticar em dupla

A yoga em dupla trabalha a confiança, o equilíbrio e a força; veja 5 posições para praticar

Letícia LamarcaRedatora

Publicado e atualizado 5 min. de leitura.

Compartilhe:

Praticar yoga sozinho é prazeroso, mas, em dupla, pode ser ainda melhor! A yoga em dupla pode ser divertida e, ao mesmo tempo, saudável. Isso porque, além de ajudar a executar corretamente os movimentos da yoga, a troca de energias fortalece a conexão entre ambas as partes. Para quem está querendo absorver os benefícios da yoga em companhia do amigo, parceiro ou familiar, nós selecionamos 5 posições de yoga para fazer em dupla – é claro, com a colaboração da professora de yoga Maria Clara (@varandayoga).

Existem algumas técnicas da yoga que utilizam elementos de acrobacia enquanto trabalham o equilíbrio, a flexibilidade e a força. Assim como a prática da yoga sozinho, a yoga em dupla exige dedicação e, também, cuidados. Afinal, é o momento em que se estimula a consciência corporal de um modo diferente do que se costuma fazer quando você está por si só. É preciso troca, confiança e atenção na hora de sustentar o peso do parceiro em posturas que exigem força muscular, por exemplo. Quer saber como fazer yoga em dupla? Veja a seguir!

Aproveite também para conhecer os principais tipos de yoga e escolher a ideal para você!

Entenda os benefícios e como fazer yoga em dupla! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Entenda os benefícios e como fazer yoga em dupla! (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quais os benefícios da yoga em dupla?

Os benefícios da yoga em dupla vão além das vantagens obtidas pela prática sozinho. A yoga em dupla traz benefícios para a saúde física, mental e emocional. Ela pode diminuir a ansiedade, reduzir as dores, fortalecer os músculos, melhorar a disposição, aumentar a autoconfiança e fortalecer a conexão entre as duas pessoas. Maria Clara também destaca uma série de vantagens da atividade:

"Troca de energia com quem você gosta; prática mais intensa, tanto no alongamento quanto na força; trabalho em relação ao equilíbrio e à confiança, fortalecendo, assim, o relacionamento; um momento prazeroso".

Como fazer yoga em dupla?

A prática a dois, além de ser mais descontraída, acaba sendo estimulante, já que um incentiva o outro. A yoga em dupla também é uma pedida para quem deseja se reconectar com alguém, pois, além de ser "um momento prazeroso", como disse a professora de yoga, é um compromisso de troca de confiança. Um precisa do outro para realizar as posições, e um ajuda o outro a ir adiante. Está se perguntando como fazer yoga em dupla? A professora de yoga separou 5 posturas para que você possa praticar por aí!

1. Balasana (Postura da criança)

Balasana é a postura da criança (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Balasana é a postura da criança (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para iniciar o seu momento de yoga em dupla, uma opção interessante é a postura da criança, conhecida como Balasana. A ideia é que a pessoa de baixo curve o tronco à frente para que a dupla venha por cima, intensificando o alongamento. Mesmo sendo mais simples, sua vantagem é oferecer um relaxamento por completo.

2. Navasana (Postura do barco)

Navasana é a postura do barco (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Navasana é a postura do barco (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

A postura do barco, chamada de Navasana, já é um pouco mais difícil, ideal para quem quer avançar na yoga em dupla. Na posição, a dupla deve unir os pés lá em cima e dar as mãos. Essa pose intensifica o alongamento dos músculos da parte posterior das coxas, mas também trabalha as costas e o abdômen.

3. Vriksasana (Postura da árvore)

Vriksasana é a postura da árvore (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Vriksasana é a postura da árvore (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Outra posição de yoga em dupla indicada por Maria Clara é a postura da árvore, ou Vriksasana. Basta unir as mãos e manter a concentração para treinar o equilíbrio. O movimento ajuda a fortalecer as pernas, tornozelos e pés, além de desenvolver a consciência corporal. Para realizá-la, é preciso buscar o alinhamento das pernas, tronco e braços.

4. Uttanasana

Uttanasana proporciona alongamento profundo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Uttanasana proporciona alongamento profundo (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Quem deseja um alongamento profundo pode optar pela Uttanasana. Ela é uma postura para yogis iniciantes, e ótima para ser realizada em dupla, já que é possível usar um ao outro como apoio, seja por meio das pernas ou dos braços. Essa é uma posição que alivia dores nas costas, alonga a coluna e neutraliza as tensões.

5. Torção sentado

Torção sentado é uma posição para alongar a coluna (Imagem: Reprodução/Shutterstock)
Torção sentado é uma posição para alongar a coluna (Imagem: Reprodução/Shutterstock)

Para finalizar, a torção das costas sentado consiste em sentar-se de costas para o parceiro e torcer o tronco lentamente para lados opostos. Dá para apoiar uma das mãos nas pernas do outro para um alongamento ainda mais intenso. A posição é uma boa pedida para quem precisa esticar a coluna!

Acessórios para praticar yoga em dupla

Ficou interessado em praticar yoga em dupla, mas não sabe por onde começar? Veja aqui a nossa seleção de produtos!

Tapete de yoga

O tapete de yoga minimiza o impacto do corpo com o chão, o que auxilia na estabilidade dos movimentos. E a boa notícia é que não faltam opções no mercado! Eles variam em cor, material e, principalmente, preço.

Está procurando o tapete de yoga ideal? Nós selecionamos os melhores modelos neste artigo!

Faixa, cinto ou toalha

Além do tapete de yoga, vale manter por perto uma faixa, um cinto ou uma toalhinha. Ter esses acessórios pode te ajudar nos primeiros momentos, para que você consiga adaptar as posturas que ainda são desafiadoras para você e a sua dupla.

Roupas de yoga

Pode parecer apenas um detalhe, mas a roupa de yoga precisa, sim, ser escolhida com atenção. As posturas em dupla trabalham o condicionamento físico e a flexibilidade. Por isso, é importante invesir em tops, blusas, calças ou shorts confortáveis, confeccionados em tecidos leves.

Neste artigo, nós listamos diversos modelos de peças de roupa de yoga!

Veja mais sobre o universo da yoga: