Entenda antes de comprar em Câmera Digital

DSLR ou Compacta: que tipo de câmera comprar?

Câmera profissional ou câmera compacta? Saiba escolher sua próxima máquina fotográfica.

Câmera profissional ou compacta
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Há uma variedade tão grande de câmeras digitais no mercado que, por várias vezes, podemos ficar sem saber qual caminho seguir. Que tal, então, um rápido guia para ajudar nessa tarefa?

Câmera compacta ou profissional?

Entre os modelos de máquinas fotográficas disponíveis, existem dois modelos que se destacam, cada um apropriado para um uso específico: a câmera compacta e a câmera DSLR.

A câmera compacta é a mais simples. Indicada para diversos tipos de foto, possui configurações prontas, que extraem a melhor imagem em situações como dias de sol, ambientes fechados, retratos individuais e muitos outros.

Tecnicamente, as câmeras compactas possuem apenas uma lente fixa ou ainda uma lente zoom, além de se apresentarem quase totalmente automática. Na prática, a imagem é captada por esta lente e enviada diretamente para o sensor de imagem.

Embora apresente também alguns itens pré-configurados, a câmera profissional oferece controle maior sobre os detalhes da foto. Se por um lado isso gera imagens melhor acabadas, por outro exige do fotógrafo maior intimidade com controle de foco, abertura do obturador e sua velocidade.

As câmeras profissionais funcionam capturando a foto quando o espelho se recolhe e o sensor entra em ação. Muitos desses modelos permitem a troca de lente, ou seja, são câmeras com lentes intercambiáveis. A máquina DSLR é utilizada por profissionais ou por pessoas mais exigentes com o equipamento, que decidem investir um pouco mais na aquisição destes modelos.

Como escolher entre câmera compacta e DSLR?

As câmeras compactas são bem mais simples de serem utilizadas. Quase tudo nelas é automático: flash, foco, modo cena etc. São ótimas para "condições normais de temperatura e pressão", luz ambiente, dias de praia, viagens à região serrana. Enfim, um equipamento simples de operar, fácil de carregar e que requer apenas um entendimento de sua operação básica. Se você quer registrar as situações comuns em seu dia a dia, a melhor escolha é uma compacta.

Mas, caso você exija um pouco mais do seu trabalho fotográfico, pode considerar a compra de uma DSLR (Digital Single Lens Reflex). Tudo nela é mais apurado. A câmera profissional apresenta visor óptico, que é aquele buraquinho que fica atrás da câmera. Esse visor mostra exatamente a condição de luz que a lente capturou, fidelizando ao máximo o assunto, além de apresentar ótima velocidade de disparo.

Mais uma das vantagens da câmera DSLR é que ela é ideal para fotografia em movimento, porque a velocidade de disparo é bem maior que a de uma câmera digital compacta.

No entanto, fica o alerta: uma DSLR, devido aos jogos de espelhos presentes em seus interiores, é geralmente bem mais pesada que as câmeras compactas e, consequentemente, mais difícil de ser levada no bolso do casaco ou da calça.

Então, qual a melhor câmera digital para você? 

Para responder isso, é importante lembrar como você irá usar a câmera. Se você precisa capturar rapidamente diversos momentos do seu dia a dia e quer fazer isso sem grande complicação, uma câmera compacta é a melhor escolha.

Porém, se você, além de registrar, quer eternizar estes momentos com estilo, maior qualidade de imagem e, além disso, tem algum domínio da regulagem manual de uma câmera fotográfica, uma câmera profissional é uma ferramenta e tanto!

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital