Entenda antes de comprar em Câmera Digital

O que é zoom digital?

Entenda como o zoom digital da câmera digital pode ser um recurso bem útil para suas fotos.

Zoom digital
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Tem uma coisa nas câmeras digitais que é quase certo: basta falar de zoom digital para que muita gente comece a torcer o nariz. A aversão não vem à toa. Na verdade, entre o zoom óptico e o zoom digital, o ideal é apostar na primeira opção. Porém, isso não significa que o zoom digital seja totalmente dispensável, pelo contrário. Ele pode ser uma grande ajuda em alguns casos.

Preços | Câmeras compactas

Para capturar com nitidez as cenas mais distantes, você pode encontrar nas câmeras compactas o zoom óptico.

Porém, a maioria das compactas conta com um zoom óptico mais modesto, apesar de já existirem câmeras digitais comuns que contam com zoom óptico mais eficientes, acima de 20x.

Se você deseja investir em uma máquina com superzoom, pode encontrar com maior facilidade vários modelos de câmeras semiprofissionais com um zoom óptico potente.

Como funcionam as câmeras com zoom digital? 

Se no zoom óptico a aproximação se dá pelo efeito real, obtido por meio do jogo de lentes instalado na câmera digital, no zoom digital o funcionamento é bem diferente. Todo o processo é realizado pelo próprio software da câmera que controla o equipamento. Na verdade, ele tem a função de ampliar digitalmente a imagem – e daí vem o seu nome – e excluir tudo o que está à sua volta.

Na prática, é como abrir a imagem em um software de edição, ampliar – ou seja, dar zoom – e aproveitar somente um espaço desejado por você, mantendo a proporção da foto e dando a impressão de que a imagem registrada pela máquina fotográfica está realmente mais próxima.

O uso exagerado das câmeras digitais com zoom digital, principalmente em seus níveis mais altos, pode acabar prejudicando a resolução final da fotografia. Isso quer dizer que existe uma perda de qualidade, algumas vezes nítida, outras não. Tudo, na realidade, depende de como a foto será utilizada.

No caso das fotografias usadas na Internet, o zoom digital não chega a ser um vilão, pelo contrário. É bem comum que, aproveitando a alta resolução das câmeras digitais disponíveis hoje, você possa realizar uma edição posterior, cortando partes da imagem e aproveitando somente aquilo que é desejado.

Neste caso, o zoom digital se mostra um aliado, se a perda de resolução não for um grande problema. Se o seu objetivo é imprimir as fotos, é preciso tomar um cuidado maior. Conforme este tipo de zoom da câmera digital é utilizado, a tendência é que a imagem perca um pouco da sua resolução original, e como consequência, apresente-se "pixelada", ou seja, com aqueles quadradinhos e sem uma definição ideal.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital