Entenda antes de comprar em Câmera Digital

Saiba qual o tamanho de tela ideal para sua câmera

O display da câmera digital no tamanho certo faz toda a diferença para fotografar e visualizar os registros.

Tela da câmera digital
por Felipe Brito - Especialista em Tecnologia.

Até mesmo para os fotógrafos mais avançados, existe uma característica que pode redefinir uma compra: o tamanho da tela de LCD presente na câmera digital. Geralmente a tela possui um uso mais específico nas câmeras profissionais, já que ela permite a visualização não só das fotos, mas também das informações referentes às capturas feitas.

Preços de câmeras com tela de 3"

Nas câmeras compactas, sua função é também bem importante, já que é por meio dele que as imagens são enquadradas antes do click. Mas o que você deve procurar exatamente?

Em primeiro lugar, o tamanho. Hoje em dia, é possível notar uma diferença no tamanho da tela presente nas câmeras digitais.

Enquanto há visores menores, presentes em câmeras com tela até 2", outros modelos de máquinas oferecem um display bem maior, sendo possível encontrar, por exemplo, uma câmera com tela 3,5" ou até maior. É por meio do visor que o fotógrafo pode identificar detalhes importantes nas capturas, antes mesmo que as imagens cheguem ao computador.

Então, qual o tamanho do visor deve ter sua câmera digital?

Quer dizer que quanto maior, melhor, certo? Sim e não. Tamanho pode sim ser documento, desde que a resolução da imagem da câmera digital seja alta o suficiente. Isso porque, apesar de possuírem o mesmo tamanho, a resolução da tela de LCD de cada modelo é diferente.

Vale lembrar também que quanto maior o display, maior o consumo de bateria, ou seja, trate de carregar pilhas ou o seu carregador sempre, caso você tenha uma câmera digital com tela grande.

Em câmeras digitais em que essa resolução é baixa, o fotógrafo terá dificuldades em identificar se o foco está ou não perfeito, além de prejudicar a visualização de determinados detalhes nas imagens, o que não ocorre com LCDs de alta resolução, em que é possível identificar ruídos na imagem logo após o registro das suas fotos.

Existe ainda outro fator que deve ser levado em conta na hora de escolher sua máquina fotográfica: se o monitor é ou não articulado, um recurso presente em câmeras com tela retrátil e também nas câmeras com tela giratória. Apesar de parecer apenas mais um diferencial, diante de tantos recursos, possuir ou não esta mobilidade permite um melhor controle do equipamento no momento da captura. É possível levantar a câmera acima da cabeça, inclinar o monitor e, ainda assim, executar um bom enquadramento, algo que não é possível nas câmeras com monitor fixo.

E por falar em visor, há ainda câmeras com tela frontal, ideais para fazer autorretrato. Com esse recurso da máquina fotográfica, você mesmo pode se fotografar, conferindo no display a sua pose na hora do click.

Algumas máquinas fotográficas ainda oferecem um recurso interessante: a tela touch. Sendo assim, você pode usar várias funções de uma câmera com tela touchscreen apenas usando o toque dos dedos no visor.

Na hora de comprar uma câmera digital, leve também em consideração o tamanho da tela. Assim você pode conferir vários detalhes e, com isso, garante fotos com muito mais qualidade.

O artigo foi útil?
Sim
Não
Obrigado!

Top 5 em câmera digital